Essa sobremesa foi inspirada em um dos meus livros favoritos: Baked. Sim, eu sei. Ela tem muitos componentes (biscoito, caramelo, creme, merengue e picar a banana!), mas… É a melhor sobremesa sem glúten…

Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 60 minutos
Tempo de espera: 3 horas
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Essa sobremesa foi inspirada em um dos meus livros favoritos: Baked. Sim, eu sei. Ela tem muitos componentes (biscoito, caramelo, creme, merengue e picar a banana!), mas… É a melhor sobremesa sem glúten e sem leite que eu já fiz. Se planeje para fazer num fim de semana e eu garanto: será um sucesso!

Por Mariana Muniz

INGREDIENTES: RECHEIO

  • 20 biscoitos SNICKERDOODLES* (ou biscoito tipo Maria sem glúten/leite pronto)
  • 3-4 bananas picadas

*Clique aqui para aprender a fazer Snickerdoodles

INGREDIENTES: CREME BASE

  • 3/4 xícaras de CREME DE CARAMELO SEM GLÚTEN/LEITE**
  • 2 xic de LEITE DE COCO
  • 1 OVOS
  • 1 GEMA
  • 2 ½ col sopa AMIDO DE MILHO
  • 25g CREME VEGETAL sem leite
  • 1 FAVA DE BAUNILHA (sementes)

**Clique aqui para ver a receita

INGREDIENTES: MERENGUE

  • 2 CLARAS
  • ¼ xic AÇÚCAR REFINADO
  • 1 pitada CREMOR DE TÁRTARO

MODO DE PREPARO: CREME BASE

  1. Bata a gema e o ovo com um fouet até que a mistura engrosse e fique esbranquiçada.
  2. Numa outra tigela dissolva o amido de milho em ½ xícara de leite de coco. Junte o creme de caramelo e em seguida o restante do leite de coco.
  3. Leve essa mistura ao fogo médio-alto e vá mexendo com fouet até que o creme comece a ferver. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e mexa por mais 20 segundos- o creme deverá ter engrossado um pouco.
  4. Retire do fogo e mexa por mais 20 segundos, para liberar parte do calor.
  5. Jogue 1/3 desse creme sobre o ovo batido, mexendo sempre com o fouet e volte tudo para a panela. Leve ao fogo médio e mexa até que o creme comece a ferver.
  6. Continue mexendo por mais 2 minutos aproximadamente, até que fique como um mingau grosso. Retire do fogo e junte o creme vegetal e a baunilha. Deixe esfriar, descoberto, até que chegue a temperatura ambiente. Mexa o creme, cubra com filme plástico e leve a geladeira por 24h (você pode usar antes, após 2-3h, mas após 24h o sabor se intensifica e fica bem melhor).

MODO DE PREPARO: MERENGUE

  1. Junte as claras e o cremor de tártaro e bata em velocidade média-alta até o ponto de picos moles. Adicione o açúcar aos poucos e continue batendo até que o merengue fique firme e brilhante.

MONTAGEM

  1. Pré aqueça o forno a 175 graus.
  2. Num refratário vá alternado camadas: creme, biscoito, banana picada. Cubra com o merengue e leve ao forno por cerca de 15 minutos, até que o topo esteja corado. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 2-3h antes de servir.

DICAS:

  1. Você pode fazer essa receita num refratário único ou em forminhas individuais- o importante é que possam ir ao forno!
  2. Se seu refratário for de vidro decore as laterais com rodelas de banana, dá um efeito visual bem legal.
  3. Você pode substituir por outro biscoito sem glúten/leite. Mas a canela do Snickerdoodle casa super bem com essa receita. Vale o esforço extra!