Desde que vi estas rosquinhas feitas pela Fran, fiquei encantada e morrendo de curiosidade para experimentar! Por isso resolvi fazê-las para esta minha seção de receitas vegetarianas/veganas. Acabei assando elas ao invés de…

Preparo: 25 minutos
Tempo de Cozimento: 30 minutos
Tempo de espera: 5 minutos
Rendimento: 5 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Desde que vi estas rosquinhas feitas pela Fran, fiquei encantada e morrendo de curiosidade para experimentar! Por isso resolvi fazê-las para esta minha seção de receitas vegetarianas/veganas.

Acabei assando elas ao invés de fritar, porque meu apartamento é muito pequenininho e fritura infelizmente está proibida por aqui, mas acho que também dá certo! Estas rosquinhas têm sabor leve e ficam firmes como um pãozinho.

Esta é uma versão vegana, onde substituí o leite condensado normal pelo condensado de soja, os ovos por linhaça e mudei algumas coisinhas para que a receita funcionasse desta forma.

Para substituir cada ovo em alguns bolos e massas, uso 1 colher de sopa de linhaça triturada de molho por quinze minutos em 3 colheres de sopa de água.
Cobri com chocolate meio amargo, que não tinha leite em sua composição, apenas traços. Dá para cobrir com chocolate amargo e chocolate de soja também. Os granulados são veganos (:

Por Paula Lumi, do Presunto Vegetariano

INGREDIENTES ROSQUINHAS

  • 1 lata de CONDENSADO DE SOJA
  • 3 colheres (sopa) de LINHAÇA
  • 9 colheres (sopa) de ÁGUA
  • 2 colheres (sopa) de MARGARINA VEGETAL
  • 2 colheres (sopa) de SUCO DE LIMÃO
  • 2 colher (sopa) de FERMENTO EM PÓ
  • 1 pitada de SAL
  • 4 xícaras (chá) de FARINHA DE TRIGO peneirada (aproximadamente)

INGREDIENTES: DECORAÇÃO

  • CHOCOLATE meio-amargo
  • GRANULADOS

MODO DE PREPARO

  1. Primeiramente bata a linhaça no liquidificador até virar um pó. Caso queira usar a farinha de linhaça na mesma quantidade das sementes não tem problema. Deixe de molho na água por 15 minutos.
  2. Em uma tigela grande, misture o condensado de soja, a margarina vegetal, a mistura de linhaça com água, o suco de limão, a pitada de sal e o fermento em pó.
  3. Adicione a farinha de trigo aos poucos, mexendo com uma colher. Quando a massa começar a ficar mais firme amasse com as mãos até ela ficar macia, e grudando levemente nos dedos.
  4. DICA: Se você usar muita farinha corre o risco da sua rosquinha ficar seca e dura.
  5. Polvilhe farinha na mesa e abra a massa com aproximadamente 1,5 cm de espessura.
  6. Faça rosquinhas com cortador redondo, ou faça um cordão e junte as pontas, ou faça como eu: cortei as rosquinhas com uma xícara, e o meio com uma tampinha de refrigerante.
  7. Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de meia hora, ou até elas ficarem coradinhas.
  8. Cubra com o chocolate derretido de sua preferência e jogue confeitos em cima.