Leite Ninho é nostalgia e sutileza! Não à toa, essa receita foi muito pedida por todos! Sobremesas bem cremudas também são as mais pedidas e posso dizer que essa é uma das MAIS cremudas de todas! Quer…

Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 35 minutos
Tempo de espera: 20 minutos
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Leite Ninho é nostalgia e sutileza! Não à toa, essa receita foi muito pedida por todos! Sobremesas bem cremudas também são as mais pedidas e posso dizer que essa é uma das MAIS cremudas de todas! Quer um bolinho para todas as ocasiões? O Bolo Mousse de Leite Ninho sem dúvida é perfeito! ;D

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

INGREDIENTES: BOLO MOUSSE DE LEITE NINHO

  • 3 xícaras de FARINHA DE TRIGO
  • 2 colheres de sopa de FERMENTO EM PÓ
  • 1 pitada de SAL
  • 8 OVOS
  • 2 xícaras de AÇÚCAR CRISTAL
  • 2 colheres de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA*
  • 300 ml de LEITE INTEGRAL
  • 255 ml de ÓLEO

*Clique aqui para ver a receita caseira

INGREDIENTES: MOUSSE DE LEITE NINHO

  • 2 xícaras de CREME DE LEITE FRESCO OU NATA
  • 1 lata de LEITE CONDENSADO
  • 1+½ xícara de LEITE NINHO
  • 2 folhas de GELATINA

INGREDIENTES: COBERTURA

  • 400 gramas de CREME DE LEITE FRESCO OU NATA
  • 1 lata de LEITE CONDENSADO
  • 450 gramas de LEITE NINHO OU LEITE EM PÓ
  • 500 gramas de MANTEIGA SEM SAL

MODO DE PREPARO: BOLO MOUSSE DE LEITE NINHO

  1. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal e deixe reservado enquanto bate em uma tigela grande os ovos com o açúcar cristal e o extrato de baunilha. Bata muito bem até que fique fofinho e esbranquiçado (com uma batedeira ou a mão).
  2. Com esse creme esbranquiçado acrescente o leite integral, o óleo e em seguida a farinha por cima. E misture delicadamente do centro da tigela para fora (de baixo para cima).
  3. DICA: Caso esteja com pelotinhas ainda, bata com uma batedeira bem leve e rapidamente para que não crie glúten e deixe a massa pesada.
  4. Transfira a massa para 3 formas de tamanho igual (21cm) já untadas e farinhadas. E em seguida leve para o forno a 180ºC por aproximadamente 30 a 35 minutos.

MODO DE PREPARO: MOUSSE DE LEITE NINHO

  1. Depois deixe que o bolo esfrie e enquanto isso faça a mousse. Bata o creme de leite fresco ou nata, o leite condensado e o leite Ninho em uma tigela grande até que fique no ponto de chantilly.
  2. Coloque as folhas de gelatina na água para que fiquem hidratadas.
  3. DICA: Caso não tenha as folhas de gelatina e você pode substituí-las pela gelatina pela em pó ou o Agar-Agar .
  4. Depois, com as folhas de gelatina hidratadas retire o excesso de água, coloque-as em uma panelinha, pegue um pouco da mousse com uma colher e misture em fogo baixo ou banho-maria. Então, com a gelatina dissolvida na mousse, devolva para a tigela com o restante e bata novamente.

MONTAGEM

  1. Pegue uma forma (de 21cm de diâmetro) e uma folha de acetato. Posicione o acetato em volta da forma, corte o topo do primeiro bolo e arrume esse bolo no fundo da forma com o topo cortado do lado de cima. Em seguida, despeje metade da mousse em cima e espalhe com uma espátula.
  2. No segundo bolo repita o processo de corte do topo e posicione-o em cima com a parte cortada voltada para baixo e aperte para fixar com os dedos.
  3. Acrescente o restante por cima, corte o topo do último bolo, coloque-o com a parte cortada voltada para cima para que fique reto e aperte. Leve para a geladeira por 4 horas.

MODO DE PREPARO: COBERTURA

  1. Bata em uma tigela o creme de leite fresco ou nata, o leite condensado e o leite Ninho até que fique com uma textura grossa.
  2. Em outra tigela, bata a manteiga sem sal até que fique levinha e fofa. Com a manteiga bem fofa acrescente uma parte dela na outra tigela, bata novamente tudo com uma batedeira, adicione o restante da manteiga e bata até que fique uma mistura lisinha.
  3. Retire o bolo da geladeira, remova o acetato, posicione-o no prato de servir e com uma espátula passe a cobertura em volta do bolo todo em uma camada fina.
  4. Pegue um saco de confeitar bem grande com bico pitanga (o utilizado foi o da Wilton de 1m) transfira uma parte da cobertura para esse saco e comece a fazer as rosas de decoração em volta.
  5. DICA Faça as rosas com o saco de confeitar partindo do meio para fora, desenhe com o bico cada uma das rosas em direções diferentes para que fique mais equilibrado e bonito.
  6. Com o bolo completo de rosas, tente criar rosas menores com o saco de confeitar por cima dessas maiores.
  7. Por último, decore com as borboletas de papel de arroz (ou o confeito que preferir).