ovos-completelydelicious-ickfd

É difícil imaginar um bolo ou outro doce que não contenha ovo nos ingredientes e, por isso, os alérgicos ficam só na vontade. Mas nem tudo está perdido! Existem muitas substituições possíveis (e elas são mais fáceis do que você pensa) para que todos tenham seu momento de felicidade na hora da sobremesa.

As alergias a ovo representam cerca de 3,6% das alergias alimentares. Em geral, elas aparecem nos primeiros anos de vida, mas podem surgir também em adultos. As reações alérgicas são desencadeadas principalmente pelas proteínas da clara, que contém cerca de 24 glicoproteínas diferentes.

Mesmo assim, os alérgicos não são recomendados a consumir a gema. Como ela está envolta pela clara, pode conter algumas proteínas associadas, então o tratamento mais correto é ficar longe dos ovos.

ovos-petitebakehouse-ickfd-alergia-ovoFoto: Petite Bake House/Completely Delicious (topo)

Umedecer, fermentar, dar liga, emulsificar e adicionar cor ao alimento. Essas são algumas das funções que os ovos exercem nas receitas. Mas será que a alergia limita a sua gulodice? Pode ter certeza que não! Você pode – e deve – se entregar ao prazer de experimentar um bolo fofinho.

Confira como substituir o ovo nas preparações de acordo com cada função que ele ocupa nas receitas, para que você possa aproveitar o que a vida tem de doce.

Quando os ovos são usados para umidificar:

  • 1 ovo = 1⁄4 de xícara de purê de banana. Fica um gostinho residual de banana;
  • 1 ovo = 1/3 de xícara de purê de maçã. Se você quiser algo mais algo mais leve, use 1⁄4 de xícara de purê de maçã com 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 ovo = 1/3 de xícara de purê de abóbora.

pure-de-maca-thepossiblecanine-ickfdFoto: The Possible Canine

Quando os ovos ajudam no crescimento de alguma receita:

  • Substitua um ovo por uma colher de sopa de vinagre misturado a uma colher de sopa de fermento em pó;
  • Substitua um ovo por duas colheres de sopa de água com uma colher de sopa de óleo vegetal e uma colher de sopa de fermento em pó.

Quando os ovos são utilizados para dar liga às receitas: 

  • Misture uma colher de sopa de sementes de linhaça com três colheres de sopa de água para substituir um ovo. Deixe a mistura repousar durante 30 minutos, até que esteja espessa. A linhaça tem gosto semelhante ao de nozes e pode alterar levemente o gosto da receita final;
  • Misture uma colher de sopa de sementes de chia com três colheres de sopa de água para substituir um ovo. Deixe a mistura repousar durante 30 minutos e ela apresentará uma consistência espessa, similar à de um gel.

chia-substituto-alergicos-ovo-fazendadanatureza-ickfdFoto: Fazenda da Natureza

Quando os ovos são usados para levedar e dar liga:

  •  Acrescente 1⁄4 de colher de sopa de fermento em pó à receita;
  • Uma colher de sopa de gelatina misturada a três colheres de sopa de água morna servem para substituir um ovo;
  • Bata uma colher de sopa de pó de ágar-ágar em uma colher de sopa de água e deixe a mistura resfriar na geladeira. Bata-a novamente e ela estará espessa e pronta para ser usada.

Bom, agora… mãos à obra! Não dá para ficar só na vontade não é? Clique aqui para conferir inúmeras receitas de sobremesas veganas, que por não levarem ovos são totalmente adequadas aos alérgicos!

Sobre a autora

Meu nome é Rita de Cassia Paz, sou nutricionista, natural de Salvador, formada pela UNEB há 18 anos. Há 13 anos atendo crianças alérgicas a alimentos aqui em Feira de Santana, na Bahia. Montei site, fanpage e canal no YouTube para, gratuitamente, ajudar mães de crianças alérgicas a alimentos de todos os lugares que a página possa alcançar. A sociedade ainda acha que alergia alimentar é frescura de mãe neurótica, mas não é.

O Feliz com FA  é um sonho antigo que somente em abril do ano passado pude iniciar e pôr em prática. O nome foi colocado mesmo para chamar a atenção e significa ser Feliz com Food Allergy. A inclusão alimentar dessas crianças é, para mim, o caminho certo para quem tem a vida limitada pelo sistema imunológico.