Alguns doces nos deixam com água na boca só pela aparência, né? Quando vemos uma sobremesa bonita e cheia de cor, é praticamente impossível não ficar com vontade de pegar pelo menos um pedacinho dela. Para causar esse impacto nas pessoas, nada do melhor do que uma apresentação impecável e criativa!

Um jeito bem diferente e interessante de montar o doce é apostando na decoração degradê. Embora esse estilo ombré seja mais visto em bolos, nada te impede de usá-lo em cheesecakes ou até mesmo em verrines.

Quem me acompanha há algum tempinho já conhece a minha receita de bolo ombré de morango. Se você nunca viu essa sobremesa maravilhosa, é só clicar aqui. O efeito produzido pelo corante torna o bolo super especial e autêntico, fazendo com que a aparência dele seja tão incrível quanto o sabor.

Cheesecake

Fotos: Knusperstuebchen, Charley’s Health, Choosing Chia, Contemplanting Sweets, Butik Sofie e You And Your Wedding

Diferentemente dos bolos, nos quais o uso de corante é mais comum, as variações de cores do creme da cheesecake podem ser alcançadas de forma mais natural. Pelo fato das frutas vermelhas e berries terem colorações mais fortes, elas são uma das saídas mais tradicionais para criar o efeito ombré.

A geleia da fruta, por exemplo, já é o suficiente para trazer um tom diferenciado ao creme, como vocês podem ver na minha receita de cheesecake de matcha, baunilha e morango. Utilizar o pó das frutinhas secas ou até mesmo as berries congeladas é outra alternativa que funciona muito bem. É só dosar medidas diferentes para cada camada, de forma que você obtenha várias tonalidades ao final do preparo. 

Bolo

Fotos: The Cook Book Life e Also The Crumbles Please

Bolos super chocolatudos também podem ganhar uma carinha nova! Tomando cuidado na hora de medir o cacau em pó, você conseguirá criar, por exemplo, três cores em cada camada de bolo. Uma delas bem escura e com bastante chocolate, outra mais clara e uma última sem o cacau. Ah, e essa mesma brincadeira também pode ser feita com o recheio. Que tal?

Fotos: Duabu e Law Of Baking

Caso a sua proposta seja de um bolo bem colorido e divertido, abuse das cores! Os corantes costumam ser bem concentrados, por isso fique atento à quantidade correta para cada parte do bolo. Afinal, nem sempre queremos aquela cor super vibrante e chamativa. Explorar as nuances de uma única cor pode ser divertido até mesmo para a criançada que queira ajudar na hora do preparo da sobremesa 😉

Verrine

Fotos: Peanut Butter Plus Chocolate, Sugar Et Al e Food And Home

Perfeitas tanto para festas como uma pequena reunião em família, as verrines costumam ser um dos doces mais práticos de serem feitos. No entanto, nem todo mundo se preocupa com a forma como cada camada será construída. Para que você não cometa esse erro e faça uma sobremesa linda e saborosa, utilize a decoração ombré para um efeito diferenciado.

Assim como nas cheesecakes, use frutas em pó ou congeladas para elaborar as tonalidades de sua preferência. Caso você queira uma cor mais artificial, como o azul ou verde, é só recorrer ao corante!

***

É impossível não ficar encantado com esse tipo de montagem de sobremesa! Então, pode ter certeza que seus doces serão um sucesso ainda maior se você incorporar esse estilo de décor 🙂