As sobremesas também devem entrar no clima natalino, certo? Além de enfeitarmos nossa casa, temos que pensar também em como decorar os doces que farão parte da ceia do Natal. Para a nossa sorte, transformar bolos e tortas em sobremesas natalinas é algo bem simples e que qualquer um pode fazer. E o melhor, sem gastar muito!

Foto: Derek Resources

Sendo assim, selecionei algumas ideias incríveis para vocês colocarem em prática ainda esse ano. Prometo que essas dicas farão uma grande diferença no resultado final de todos os seus doces 😉

Guirlandas

Fotos: Oh Happy Day e Little Blue Deer Design

Um dos acessórios mais tradicionais do Natal são as guirlandas. Pensando nisso, que tal colocá-la no topo dos doces em um formato menor? Para fazê-las, você irá precisar apenas de arame e papel crepom ou pequenas folhinhas. Fica a seu critério como montar o arranjo e também se ele contará com outros elementos, como pequenas bolinhas de papel colorido.

Árvores de natal

Fotos: Oh Happy DayThe House That Lars Built, Wedding Chicks via Pinterest, These Four Walls, Sprinkles For Breakfast, e The Little Epicurean

Tem elemento mais típico dessa época do ano do que as árvores de Natal? No final do ano, elas estão presentes na decoração de praticamente todas as casas do mundo. Então, nada melhor do que usá-las para decorar os bolos.

Árvores de Natal de chocolate são a melhor solução, já que agregam sabor ao doce e ficam uma graça. Caso você não se importe de não poder saborear o enfeite, aposte nas árvores de papel ou de ramos de alecrim. Quanto aos enfeites de papel, use sua criatividade para montá-los!

Alces

Foto: theSprinkleSisters

O processo para fazer esse enfeite é bem simples e parecido com o das árvores de Natal de papel. Para o arranjo ficar bem bonito, use folhas douradas ou coloque glitter nelas. O EVA com brilho também é uma boa escolha de material. Para ter uma noção melhor do desenho do chifre, procure por “antler drawing” no Google. Na minha opinião, os desenhos são mais bonitos quando pesquisamos em inglês!

Tortas

Fotos: Also The Crumbs Please e @maki_zuhause

Já dei a dica dos gingerbread para as tortas, mas há várias outras decorações que podem ser feitas com essa sobremesa. Para massas podres, por exemplo, use-as também como enfeites, moldando a massa com cortadores de biscoito.

Outra ideia incrível é fazer mini tortinhas, deixando o meio do topo delas com um formato diferente, além de anunciar o recheio. Aqui no site você encontra uma receita de pop tart que pode ser adaptada, sem necessariamente colocá-la no palito.

Gingerbread

Fotos: Call Me Cupcake, Stefan Wettainen e The Kate Tin

Assim como as árvores de Natal de chocolate, os biscoitos de gengibre são lindos e deliciosos. O interessante dos gingerbreads é que a posição deles muda completamente a decoração do bolo. No topo, por exemplo, eles dão altura a sobremesa. Caso você pretenda usá-los em uma torta, seria legal colocar os biscoitos ao redor dela, formando uma guirlanda.

Outra forma de colocar os gingerbreads no bolo é cercando toda a sobremesa com eles. Nesse caso, eles acabam tornando-se protagonistas do prato. Se você gostou da ideia, dê uma olhadinha na receita de gingerbread e também mais inspirações utilizando o biscoito.

Bolo-torta

Fotos: The Cake Blog e Emma’s Lieblingsstuecke

O que acha da ideia de adaptar minha receita de bolo número para um formato mais natalino? Sei que parece ser uma sobremesa difícil de ser executada, mas na verdade ela é bem simples. Para conseguir o formato de uma árvore ou estrela, por exemplo, é só imprimir um modelo da Internet e usá-lo para recortar a massa do seu biscoito.

Confeitos

Fotos: Inspired  By Charm, Cook Craft Love e Haute Off The Press

M’Ms e outros confeitos menores também ganham espaço na decoração natalina. Eles podem imitar luzes de natal ou se transformarem em botões para bonecos de neve doces. Dependendo da sua sobremesa, a cor dos confeitos pode fazer toda a diferença. Por esse motivo, dê preferência para os vermelhos, verdes e brancos.

Caso queira enfeitar um copinho de cookie, é só fazer a receita que está disponível aqui no site e acrescentar as bolinhas coloridas. Para que elas fiquem bem grudadas, cole-as com chocolate derretido!

Açúcar de confeiteiro

Fotos: Call Me Cupcake, The Buzz Blog, A Beautiful Plate e Baking Ginger

Para dar um toque invernal aos doces, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima dos bolos e tortas. O resultado fica ainda mais incrível quando a chuvinha branca cai por cima de frutas vermelhas, sejam elas morangos, cerejas ou outras berries. Além de serem ingredientes clássicos, o resultado fica encantador.

***

Preparados para deixar as sobremesas de vocês com a cara do Natal?