Quem aí também sente uma paz no coração vendo a casa organizada, com tudo no seu devido lugar? Como boa virginiana que sou, fico até mais calma quando olho ao redor e observo tudo ajeitadinho. 

Uma das partes que costumavam ficar mais bagunçadas lá em casa era a lavanderia, cheia de roupas, produtos e outros objetos espalhados pelo ambiente. Só de imaginar já dá um nervoso! A boa notícia é que até as lavanderias mais pequenas têm jeito. Então, pra ter a lavanderia organizada dos sonhos, tente colocar uma das dicas que vou dar em prática 😉

Cestos organizadores 

organizar a lavanderia
Foto: Pop Sugar

Quem tem armários ou prateleiras na lavanderia não pode deixar de usar cestos organizadores. Além da arrumação ficar visualmente mais bonita, é bem mais prático para encontrar os produtos e outros objetos sem ter que passar alguns minutos procurando. 

Ao invés de deixar tudo espalhado, separe aquilo que você precisa por categoria. Por exemplo: produtos de limpeza da cozinha, limpeza de chão e banheiro, produtos dos pets e por aí vai. Como cada casa tem sua necessidade, é só adaptar as divisões para algo que funcione para você.

Sacos para roupas sujas 

Foto: Homy Feed

Tanto quem mora sozinho como também quem divide a casa com outras pessoas sempre junta uma quantia generosa de roupas para lavar. Para facilitar na hora de colocar toda essa roupa na máquina, procure separar as roupas também por categoria e com a ajuda de um grande saco de pano. 

Minha dica é: já ir separando as roupas por cores e também pelo tipo de peça, como por exemplo as roupas íntimas ou peças mais delicadas. Além do espaço ficar mais organizado, é um tempo a menos na hora de lavar a roupa.

Potes para colocar refil de produtos 

Foto: Burkatron

Quer economizar uma grana? Compre alguns potes de vidro para colocar produtos de limpeza refil! Vai ficar muito mais bonito e você ainda consegue gastar dinheiro a menos, já que as versões refil das mercadorias costumam ser mais em conta. Para deixar bem organizado, não esqueça de etiquetar tudo, ok?

Varal de teto

Foto: Verity Jayne

O varal de teto não é  bem um item de organização, mas só de não ocupar espaço no chão já faz uma baita diferença! Essa ideia funciona para qualquer tamanho de lavanderia, desde as menores até aquelas mais espaçosas. 

Outra opção de varal que costuma dar certo são os retráteis, que ficam encostados na parede. A posição dele precisa ser um pouco mais estratégica, então estude bem o local antes da instalação.

Otimizar os cantinhos

Foto: Tidbits

A gente sabe que lavanderias no geral não costumam ser muito grandes. Por esse motivo, aproveitar todos os cantinhos é extremamente importante. Se você tiver a oportunidade, vale a pena contratar uma empresa de móveis planejados que aproveitem todo o espaço do ambiente. 

Mas, caso esse não seja o seu caso, é só procurar por cestos, ganchos ou estantes pequenas que ajudem na hora de organizar. Vassouras, tábuas de passar roupa e outros itens como esses podem ser guardados nesses espaços mais escondidinhos.

***

E aí, vai conseguir organizar a lavanderia da forma como sempre quis? Para conhecer um pouco desse meu canto lá de casa, é só assistir o vídeo abaixo: