Se você tem acompanhado nossa trajetória construindo a casa na fazenda, sabe que esse é um sonho antigo meu e do Paulo. E para começar a realizar essa vontade, foi preciso muito planejamento e investimento. 

A gente sabe bem que não é fácil ter disciplina para guardar dinheiro, ainda mais quando queremos muito uma coisa o mais rápido possível. Mas, não podemos desistir das nossas metas e ter muita paciência para alcançar esse objetivo. Pode demorar o tempo que for, mas o sentimento que temos após a realização de um sonho é definitivamente um dos melhores.

Então, para quem também deseja concretizar um desejo e precisa de uma ajudinha para entender as finanças, reunimos 3 dicas para começar a investir dinheiro e fazer essa quantia render! 

Mapear seus gastos

Dicas para investir

Para organizar sua vida financeira, o primeiro passo é descobrir com o que você gasta. Nessa hora é muito importante ser sincero, porque só assim você vai realmente descobrir para onde está indo seu dinheiro. 

Uma dica super importante é usar uma planilha para organizar esses dados. Mas Dani, e se eu não sei mexer com Excel? Não tem problema nenhum! Você sempre vai ter a opção de fazer a mão. 

Para simplificar sua vida, a Easynvest fez alguns modelos de planilhas prontos para serem baixados gratuitamente e preenchidos com seus dados. Tenho certeza que com essa organização tudo vai ficar mais claro. Só não esquece de manter o arquivo atualizado, combinado?

Começar a economizar

Dicas para investir

Depois de descobrir o destino do seu dinheiro, chegou a hora de ver onde você poderia estar economizando. Para começar investir, por exemplo, é preciso juntar um dinheirinho primeiro. E sempre tem aqueles gastos que você fica se perguntando no final do mês: Por que eu fui gastar dinheiro com isso?

Aproveite a planilha que você já preencheu e encontre esses gastos que poderiam ser reduzidos. Às vezes aqueles cafés e lanchinhos rápidos, que não parecem ter grande impacto no nosso orçamento, fazem toda a diferença. 

Outro passo importante é entender seu objetivo e refletir no porquê você quer investir nele. Quando temos determinação e muita vontade de fazer acontecer, economizar fica mais fácil! 

No nosso caso, um dos principais objetivos sempre foi ter nossa própria fazenda. No entanto, dentro disso existem várias etapas e metas, como por exemplo: comprar a terra, começar as obras, construir a casa e, agora, iniciar a agrofloresta. 

Isso tudo faz parte de um processo demorado, afinal, começamos a dedicar tempo e dinheiro nesse sonho há 5 anos. Investir é mais do que fazer seu dinheiro crescer, é também fazer seu sonho se realizar.

Colocar a mão na massa

Dicas para investir

Para muitos, falar sobre dinheiro e investimentos é um pesadelo. Entretanto, existe muita informação disponível na Internet que facilita todo esse processo. Se você não sabe nem mesmo como começar a investir, vale a pena procurar por uma corretora de investimentos

Esse tipo de empresa vai te auxiliar em todos os processos e tirar suas dúvidas relacionadas ao assunto. A Easynvest, por exemplo, é uma dessas corretoras e é super parceira. Quem acompanha o canal já até sabe que trabalhamos com eles há um tempo! 

Enfim, para colocar a mão na massa, abra uma conta na corretora de investimentos que você preferir e preencha a ficha completa. Novamente, é preciso ser muito sincero em todas as etapas. Quando seu cadastro for aprovado, você vai precisar fazer uma análise sobre seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado). 

Descobrindo essa informação, finalmente chegou a hora de investir! É só decidir a quantia que quer começar. E é importante lembrar que não precisa ser uma quantia absurda não, ok? Na Easynvest, com 30 reais você já consegue começar a fazer essa grana render 😉

***
Espero que você tenha se sentido inspirado e com vontade de fazer não só seu dinheiro aumentar, como também realizar um de seus sonhos! Depois conta aqui pra gente quais desejos você quer tirar do papel ❤️