Eu aposto que todo mundo por aí já viu pelo menos um bolo decorado com glaçagem, né? Os doces com esse estilo de cobertura são chamados de várias formas, mas as mais conhecidas são bolo vidro ou glaçagem espelhada. Além de deixar a finalização da sobremesa linda, é uma forma de decoração bem mais saborosa do que uma pasta americana, por exemplo.

Curioso para saber como fazer? Então vamos para as dicas! O preparo da glaçagem é, na verdade, bem simples. É só ter cuidado na hora de misturar todos os ingredientes e cobrir o bolo quando a calda estiver na temperatura certa.

Para a cobertura ficar mais firme eu costumo usar folhas de gelatina, juntando elas com uma mistura de glucose, açúcar refinado, água, leite condensado e chocolate branco. O modo de preparo completo dessa receita está disponível no post do bolo galáxia, se quiser ver é só clicar aqui.

Caso você queira fazer uma calda bem colorida, é muito importante usar o chocolate branco. Dessa forma, o corante irá se misturar com o branco da base e a cor não terá muitas alterações. O chocolate mais escuro é interessante caso você queira que a finalização tenha o tom marrom, assim como eu fiz no bolo mousse de chocolate.

Foto: Love & Olive Oil

Na hora de juntar os ingredientes, tente fazer isso de forma bem leve, evitando ao máximo a criação de bolhas na calda. Por fim, para ela ficar bem lisinha e sem qualquer bolinha, peneire a calda. Essa dica é infalível e faz toda a diferença no resultado final.

Se sua glaçagem esfriar e engrossar antes de colocá-la por cima da sobremesa, é só esquentá-la em banho-maria até que ela fique morna (com a temperatura entre 32ºC e 35ºC)!

Foto: @konfect
Foto: @musseconfectionery

Em bolos com a superfície mais desigual, passe uma camadinha de mousse ou creme de manteiga para deixar ele mais liso. Dessa forma, a glaçagem ficará sem muitas falhas e com poucas imperfeições.

Outro fator essencial para que tudo dê certo é quanto as temperaturas do doce e da glaçagem. A sobremesa precisa estar bem gelada e a calda morna, a pelo menos 30ºC. Só assim a glaçagem irá aderir bem ao doce para que fique com o efeito espelhado.

Foto: @goonnie

Aprenderam a fazer? Agora, é só abusar da criatividade e usar a glaçagem para a decoração da sobremesa que você quiser! Coloquei no post algumas fotos para vocês terem inspirações e irem muito além dos bolos. Donuts, eclairs, mousses e entremets são deliciosos e também ficam lindos com a cobertura de vidro 😉 

Eu também já fiz várias receitas usando glaçagem lá no canal, então vou deixar todos os vídeos aqui para vocês terem ainda mais referências!