Quando comecei a dar meus primeiros passos na cozinha, ainda menino, era ajudando minha mãe nas preparações de festas de aniversário. Existe festa de aniversário sem brigadeiro? Não demorou muito para que eu começasse a inventar novas receitas, umas dando certo outras errado, mas com o tempo fui pegando o jeito. Embora muita coisa tenha mudado com o passar dos anos, em relação ao brigadeiro eu não mudei muito, continuo testando e fazendo para festas e dias comuns.

Uma das histórias que li sobre o brigadeiro afirma que ele recebeu esse nome porque era um doce feito para um Militar Brigadeiro, sendo posteriormente chamado de doce do brigadeiro, depois apenas de brigadeiro.

Ele consiste na redução do leite condensado em fogo baixo, lenta e gradativamente, tendo adição de manteiga e de chocolate. A manteiga tem função de dar brilho, textura sedosa e dar um plus no sabor, uma vez que trata-se de uma gordura. O chocolate é o sabor original, porém pode ser substituído por achocolatados, por outros ingredientes para dar sabor, ou mesmo não ter nenhum sabor adicional ficando intencionalmente “neutro”.

brigadeiro-ickfd1foto: Half baked harvest

Ao adicionar um ingrediente, procure saber sua composição, alguns chocolates e achocolatados têm muito açúcar, o que resulta no ressecamento e cristalização do seu brigadeiro, se a intenção for essa, tudo bem, senão, para deter esse efeito é importante adicionar o xarope de glucose.

É preciso mexer constantemente (toda a área da panela) durante o cozimento para garantir um cozimento por igual sem caramelizar excessivamente nem correr o risco de queimar. Antes de começar a fazer seu brigadeiro já tenha um prato largo e raso untado com manteiga, quando seu doce estiver pronto coloque-o imediatamente no prato e cubra com papel filme. O papel filme vai permitir que o brigadeiro esfrie sem perder sua umidade e consequentemente a textura macia. Dependendo da sua receita o uso do papel filme pode ser desnecessário.

Receitas são muitas (clique aqui para conferir os brigadeiros ICKFD), gosto de fazer ele branco e jogar as bolinhas em açúcar baunilhado, ou fazer ele branco e colocar em cestinhas de parmesão e cobrir com calda de goiabada (Romeu e Julieta). Uso também chocolate amargo e sempre que posso, experimento coisas novas, como um que usei redução de suco de uva…

Brigadeiro é muito amor, merece cada palma de felicidade. Qual é seu docinho de aniversário favorito? Conta pra gente!