Não sei vocês, mas eu sou o tipo de pessoa que adora usos inusitados para peças seja na moda ou, claro, no décor. É por isso que vivo pesquisando referências pela internet, nas viagens e até nos restaurantes e lojas que costumo passar em São Paulo mesmo: cada lugar tem algo único para oferecer.

Ultimamente tenho prestado cada vez mais atenção nos destalhes, afinal, ainda estamos com a reforma da parte de cima da produtora. Acabei encontrado pelo Pinterest mesmo (já me segue por lá?) algumas ideias de uso de tecidos – algo que nunca tinha pensado como alternativa para completar o décor de uma forma inusitada.

Foto: Pinterest

E não é por acaso que decidi fazer um post sobre isso, afinal, os tecidos vão muito além do esperado. Cortinas, tapetes e estofados já são itens conhecidos que realmente fazem a diferença, mas você já pensou em usar 1 metro de um tecido fininho, praticamente translúcido, como divisória de ambientes?

Essa é uma ideia simples que deixa qualquer espaço mais cool! Os tecidos coloridos ou recortados de uma forma diferente podem ser usados tanto em ambientes corporativos como em casa!

Fotos: Blog Esprit Design, Etsy e Blog Esprit Design

Essas faixas também podem fazer as vezes de painéis nas paredes. Se você mora de aluguel ou não quer investir tanto em papéis de parede, por que não usar tecidos sobrepostos para dar uma nova cara para aquela parede sem muita graça?

Outra ideia legal é criar o seu próprio painel! As placas de MDF podem ser revestidas com o tecido que você preferir e o melhor é que você consegue trazer muito mais personalidade para o ambiente 😉

Fotos: Kalyn Pavlinic via Pinterest, Archzine, Pinterest e Home Bunch

Agora, se você encontrou um tecido maravilhoso ou com uma estampa incrível, por que não transformá-lo em quadro? Essa é uma ótima ideia para quem, assim como eu, acha tecidos deslumbrantes em viagens, mas não tem como trazer a quantidade necessária para fazer uma cortina ou revestir um sofá/poltrona.

Isso também vale para aqueles tecidos super caros, sabe? Às vezes é realmente inviável revestir um sofá com ele, mas um quadro pode resolver essa questão!

Fotos: Designer Trapped e Studio Mcgee

É só usar um pouco a criatividade para incorporar materiais comuns de um jeito muito mais interessante no seu décor! E aí, você já tinha pensado nesses usos inusitados de tecidos?