Não é por acaso que eu e o Paulo compramos uma fazenda, viu? Para mim, estar no meio da natureza é como encontrar um cantinho de paz, sabe? Acho que um pouquinho de verde dentro de casa não faz mal a ninguém e, além de proporcionar mais bem-estar, esse toque com plantas e flores ainda dá uma incrementada na decoração.

Foto: Casa e Jardim

Uma ótima ideia para quem quer uma decoração mais natural é apostar nas chamadas paredes vivas. Elas podem ser feitas das mais variadas formas – as mais simples precisam de um painel como suporte e vasinhos com diversas espécies. Apesar de fácil de fazer, o efeito fica incrível!

Agora, se a sua intenção é realmente montar um jardim vertical com terra e tudo mais, eu sugiro que contrate um paisagista que saberá fazer a impermeabilização da maneira correta e também sabe quais as plantas que melhor se adaptam no espaço disponível 😉 Curtiu a ideia? É hora de se inspirar nesses espaços incríveis com muito verde!

COZINHA

Foto: Fernanda Stella via Pinterest

Mini hortas são boas opções em qualquer circunstância. Apostar em hortas verticais permite que você tenha ainda mais espaço para plantar e também traz um toque todo especial para o ambiente! Apesar do efeito não ser o de uma parede viva clássica, a horta não deixa de ser um jardim vertical, né?

Foto: Almoço de Sexta via Pinterest
Foto: Zillow

Opções com nichos embutidos e vasinhos em painéis também são simples e lindas.

SALA

Foto: Sertão

Tenho certeza que com uma parede viva a sua sala vai sair completamente do tradicional! Os painéis com formas mais gráficas são ótimas alternativas <3

Foto: Almoço de Sexta
Foto: Casa Vogue

Aah, também vale a pena pensar em um “quadro vivo”. Para quem tem pouco espaço, essa é uma dica ótima 😉 Ao invés de revestir uma parede toda, aposte em um painel menor como suporte e monte o seu quadro.

ÁREA EXTERNA

Foto: Garden Pics and Tips via Pinterest

Churrasqueiras, varandas amplas, sacadas pequenininhas… Não importa o tamanho do espaço disponível, uma parede viva sempre vai deixar o ambiente mais acolhedor.

Foto: Habitissimo

PAREDE DA ESCADA

Foto: Decoist

A parede do lado da escada normalmente fica meio sem graça, né? Melhor do que investir em uma papel parede bonito é apostar em uma grande variedade de plantas. Essa também é uma ótima opção para escritórios e ambientes corporativos 😉

DIVISÓRIAS

Foto: Evasabbado

E se você investir em uma divisória dessas? Essa “estante” toda em metal é perfeita para acomodar vários vasinhos e criar um lindo efeito na decoração!

***

Vasinhos, painéis, paredes impermeabilizadas… Existem muitas opções para quem quer trazer mais natureza para o décor. Aliás, não tem nada melhor do que materiais naturais para deixar o ambiente mais acolhedor, né?