Seja para preparar uma refeição, petiscar ou tomar um gole d’água, a gente está sempre na cozinha. E por menor que seja, todos nós temos boas memórias relacionadas a esse cantinho da casa. Só de pensar já sinto cheirinho de bolo, de comida de mãe… 

Apesar dos sentimentos tão gostosos ligados à cozinha, são poucas as pessoas que se importam com a decoração do espaço. Mas posso falar uma coisa? Alguns pequenos detalhes fazem toda a diferença para o ambiente ficar ainda mais aconchegante e charmoso. 

Letreiros divertidos

Se você pretende investir em uma única peça de decoração, aposte nos letreiros! Além de deixarem o ambiente mais despojado, eles também podem ser usados como um ponto de luz colorida. 

No caso da cozinha lá da produtora, por exemplo, criamos nosso neon/letreiro junto com o pessoal da Firma 21. O “Lá vai a Dani” faz toda a diferença para a composição da parede. E como hoje em dia várias lojas vendem esse tipo de produto, basta procurar por aquele que combine mais com o ambiente da sua casa.

Plantas

Quer uma decoração simples, bonita e barata? Então capriche nas plantas. Antes de comprar, dê uma estudada na Internet para entender quais os tipos ideais conforme o seu espaço. É preciso levar em consideração luz, janelas, circulação de vento… 

Na nossa cozinha optamos pela samambaia, jiboia e hera. Além de serem fáceis de cuidar, acabam sendo plantas que costumam se adaptar bem aos ambientes nos quais elas são colocadas. Só não esquece de cuidar bem delas, em?

Organizadores

Foto: Jane At Home

Outra ideia simples e fácil de ser colocada em prática são cestos, sejam eles de palha ou alumínio. Aproveite o item como um “módulo”, colocando-o sob a bancada, pia ou prateleiras. Dentro dele, vale a pena colocar livros, tábuas de madeira ou o que a sua imaginação mandar. 

Não deixe de aproveitar também potes organizadores que tenham algum desenho ou detalhe. Caso não tenha essa opção, é interessante usar potes ou garrafinhas de vidro de produtos do mercado mesmo. Rola fazer um DIY e transformar a carinha da vasilha com a ajuda de tintas e pincéis 😉

Revestimentos

Foto: @apartamento_203

Uma das maneiras mais radicais de mudar os ambiente é brincando com cores e texturas. Dá para colocar algum tom um pouco mais escuro em uma das paredes, pintar os armários ou acrescentar revestimentos sobre paredes lisas. 

Como eu acho o desenho de colmeias uma graça, escolhi um revestimento hexagonal para a cozinha do escritório e o resultado ficou incrível. Os tijolinhos brancos também são uma alternativa super fofa e é relativamente fácil encontrar versões mais acessíveis desse revestimento. Se estiver com as contas apertadas, é válido até mesmo usar um papel de parede de tijolinhos que crie essa sensação de profundidade! 

Prateleiras

Foto: Best Pin

Toda casa tem pelo menos um cantinho que comporta uma ou duas prateleiras. Transforme os espaços em brancos com a ajuda das prateleiras e de vários objetos de decoração. É válido colocar plantas, livros, potes com temperos, jarrinhas, tábuas de madeira, canecas… Basicamente, tudo que você quiser.

A única ressalva quanto a isso é que se a prateleira for instalada próxima ao fogão, por exemplo, as chances dos objetos e livros ficarem engordurados é alta. Se possível, evite esse canto. Mas, caso não dê, é só passar um bom pano com desengordurante em tudo uma vez ou outra. 

Luminárias

Foto: Skona Hem

Mesmo sendo um detalhe que costuma ser pouco lembrado, as luminárias também tem o poder de transformar o ambiente. Na minha cozinha, decidi dar uma pegada mais industrial ao espaço e pedi para que instalassem as luzes em canos aparentes. A tubulação elétrica a mostra traz um ar de rusticidade que combina perfeitamente com espaços mais modernos!

Agora, se você prefere um clima mais acolhedor, não pense duas vezes antes de instalar as luminárias suspensas. Elas são lindas e tornam o ambiente super acolhedor. Ah, e em todos os casos, aposte sempre nas luzes amareladas, também colaborando com a atmosfera mais aconchegante.

Bancadas móveis 

A dica das bancadas móveis é mais voltada para quem está disposto a gastar uma grana. Embora seja um investimento um pouco caro, a liberdade de ter uma bancada com rodinhas é preciosa. 

Por serem multifuncionais, elas podem servir não só como apoio na hora de preparar as refeições, como também como mesas. É quase como uma mini cozinha americana, com a vantagem de que você pode escolher onde posicionar a bancada e, consequentemente, mudar o décor do ambiente conforme a disposição do móvel.

***

Gostou das dicas? Se quiser conhecer a minha cozinha completa e ter outras ideias de decoração, é só assistir esse vídeo 👇😊