Economizar é aquele tipo de coisa que sempre temos que pensar e tentar colocar em prática, certo? Quando viajamos para outros países, por exemplo, uma das maiores dificuldades para todos nós é o preço da moeda. No caso de Portugal, o euro acaba pesando bastante no bolso de nós, brasileiros, apesar de ser um dos lugares mais “em conta” da Europa. 

Pensando nisso, uma das melhores formas de não gastar tanto dinheiro é incluindo alternativas de passeios gratuitos no roteiro. No Porto, apesar de boa parte dos pontos turísticos serem pagos, ainda existem algumas opções bem interessantes e que merecem uma visita. Separei os mais bem recomendados por lá para compartilhar com vocês 😉

Parque da Cidade do Porto

Foto: @eduardasousantos

Passeios por parques são sempre bem vindos, principalmente quando estamos conhecendo algum centro urbano. No Porto, uma das áreas verdes mais conhecidas pelos turistas é o Parque da Cidade. Ele tem vários lagos que deixam a paisagem ainda mais linda.

É o cenário perfeito tanto para tirar fotos incríveis como também para fazer um passeio tranquilo e super agradável. Ah, parte dele fica bem próxima do mar, então ele também é um ótimo ponto para observar o pôr-do-sol e o oceano.

Estação de São Bento

Foto: @claudiacoimbraa

Depois de conhecermos os metrôs da Rússia, ficou difícil encontrar outras estações tão lindas quanto as que vimos por lá. No entanto, a Estação de São Bento, no Porto, também é maravilhosa. O painel de azulejos azuis deixam qualquer pessoa encantada. Além disso, esse tipo de decoração arquitetônica é uma das mais características do país.

A pintura dos azulejos representa diferentes momentos de Portugal, desde momentos históricos até cenas do cotidiano e outras voltadas para a religião. Vale a pena dar uma passada por lá e aproveitar para pegar o trem para algum lugar que você também queira visitar!

Serralves

Foto: @anarita_torres

Já falei para vocês sobre o Serralves no post de museus no Porto, mas não custa nada reforçar a ideia, né? A entrada no local é gratuita no primeiro domingo de todo mês, das 10h até as 13h. É um pouco restrito para quem não tem a possibilidade de se planejar para ir no final de algum mês, mas vale a pena caso você tenha a oportunidade. Ele é voltado principalmente para arte contemporânea, sendo que tanto o acervo como as exposições temporárias são ótimos.  

Foz do Douro

Foto: @mariacurras

Outro lugar que também já mencionei para vocês, mas merecia estar nessa lista é o Foz do Douro. Como eu contei no post de pontos para ver o pôr-do-sol, o local funciona como um grande calçadão e tem uma vista incrível para o mar, especialmente ao entardecer.

Passear por toda essa margem da cidade e dar uma parada pelo jardim do Passeio Alegre é um ótimo programa para terminar o dia com uma atividade bem tranquila e inesquecível. Depois, é só explorar a região e encontrar um restaurante novo para provar comidas e temperos diferentes!

Parque de São Roque

Foto: @mariana.luisa

Embora eu tenha visto algumas pessoas dizendo que o Parque de São Roque está um pouco descuidado, ele ainda é um cantinho muito lindo e especial no Porto. O local também é conhecido como Quinta da Lameira e um dos seus destaques é um grande labirinto verde.

Por ficar fora do circuito turístico da cidade, poucos visitantes acabam conhecendo o local. Não deixem de anotar essa dica, afinal, vocês conhecerão um lugar diferente e seu único gasto será com o transporte 🙂

Rua Santa Catarina

Foto: @andrecouto14

Para quem ama uma boa caminhada pelos centros comerciais de cada cidade, a Rua Santa Catarina não pode ficar de fora do planejamento. Parte dela é fechada para carros, o que torna a experiência de conhecê-la ainda mais incrível. Essa região da cidade conta com várias lojinhas, cafés e restaurantes maravilhosos.

Um deles, por exemplo, é o Café Majestic. Fundado em 1921, ele tem atraído clientes diariamente pela sua decoração clássica. Confesso que os pratos dele são bem carinhos se comparado com outros lugares, mas vale a pena tomar pelo menos um café para conhecer o ambiente.

Jardim do Morro

Foto: @photoshoot_cg

Por último, mas não menos importante, o cantinho apaixonante que é o Jardim do Morro. Ele fica em Vila Nova de Gaia, mas se vocês leram outros posts do site já sabem que ela fica bem pertinho do Porto.

Ele tem uma área verde linda e super bem cuidada, mas um dos principais motivos para o jardim ser visitado diariamente é a sua vista. Ele é virado para o centro histórico do Porto, já que fica do outro lado da Ponte D. Luís. Quem curte pôr-do-sol, irá se encantar pelo local.

***

Esses foram os lugares mais interessantes e gratuitos que encontrei! Se vocês já foram para lá ou moram no Porto, comentem aqui outras dicas. Da mesma forma que compartilhamos locais para vocês, também adoramos receber ideias e informações novas 😉