Recentemente eu e o Paulo fomos para o Panamá e, além de conhecer a cidade, aproveitamos para ver as lojas e shoppings da região. Comprar coisas fora do Brasil pode ser muito vantajoso, então temos que aproveitar as oportunidades. Como nós fomos para lá em janeiro, tivemos a sorte de encontrar lojas com vários descontos. Essa é uma das melhores épocas para viajar caso seu principal intuito seja fazer compras.

Além dos dias depois da época de festas, o final de agosto também é uma ótima época para ir, já que ocorre mudança de temporada das roupas. Ah, nem preciso mencionar a Black Friday, né? Quem ama descontos deve aproveitar ao máximo o mês de novembro! Enfim, o Panamá tem muitos centros comerciais incríveis, com preços ótimos e é claro que vou contar para vocês os melhores 🙂

Multiplaza Pacific Mall 

Foto: Grayline

Esse é um dos melhores shoppings da Cidade do Panamá, tanto pelas lojas quanto pela localização. O Multiplaza Pacific Mall fica no centro da cidade, próximo da maioria dos hotéis. As lojas são super variadas e agradam a todos os gostos. Para vocês terem uma ideia, lá vocês encontram desde Forever 21 até Armani Exchange e Chanel.

A estrutura do shopping é linda, bem moderna e ampla. A praça de alimentação também é ótima e cheia de opções interessantes, tem até mesmo uma lojinha que vende brigadeiro. Resumindo bem, o local é super completo e ideal para quem tem pouco tempo pela região. Olha, se você tiver uma conexão longa na cidade do Panamá, essa é a melhor alternativa.

Albrook Mall 

Foto: Divulgação

Diferente do Multiplaza Center, o Albrook Mall não tem uma aparência tão moderna e também não fica perto da parte mais turística da Cidade do Panamá. Talvez por esses motivos ele é ainda mais barato, e tem uma variedade incrível de lojas. São mais de 400 estabelecimentos, entre eles de roupas, cosméticos, eletrônicos e até mesmo um supermercado. Atualmente ele conta com uma parte mais nova, que é bem diferente do restante do shopping. 

Como ele é um dos maiores shoppings da cidade, as lojas que te interessam podem ficar distantes umas das outras, fazendo com que você tenha que andar bastante por ele. Talvez esse seja um dos pontos negativos dele, especialmente se você estiver com pressa ou não tiver muita paciência para compras :/

Metromall 

Foto: Vanessa’s Diaries

Outra opção de shopping moderno e bem espaçoso. O Metromall fica pertinho do Aeroporto Tocumen, perfeito para quem vai passar apenas algumas horas na cidade. A seleção das lojas é ótima e os preços são bons, mesmo com o dólar estando um pouco mais caro ultimamente.

Ah, o interessante desse shopping é que eles oferecem transporte do aeroporto. Como é muito pertinho, eles não cobram nada. Você só precisa ficar de olho nos horários. De segunda a sábado esse serviço funciona das 10 da manhã às 5 da tarde e de domingo começa um pouco mais tarde, às 11 horas. O transporte sai do shopping e do aeroporto a cada 30 minutos!

MultiCentro 

Foto: Panama Linda Tours

O Multicentro fica em uma das regiões mais turísticas do Panamá, próximo a Avenida Balboa. Ele é um pouco mais antigo e simples, principalmente comparado aos shoppings modernos como o Multiplaza, mas isso não o torna ruim.

Um dos principais atrativos desse local é o Hard Rock Café que é conhecido mundialmente e tem lojas espalhadas pelo mundo. No geral, há uma boa variedade de lojas. Não são tantas marcas, mas as que estão por lá são ótimas e suficientes para passar algumas horas entretido.

Soho City Center 

Foto: Propixel Panama

Sendo um dos shoppings mais novos e luxuosos da Cidade do Panamá, o Soho City Center é lotado de marcas renomadas. Algumas das lojas dele são Louis Vuitton, Burberry, Prada e por aí vai. Não é para qualquer um, né? Ele é relativamente pequeno, mas tem também um cinema, ótimas lojas e uma infraestrutura incrível.

Zona Livre de Colón

Foto: Municipio Colón

Agora vou falar de um lugar que até parece irreal, juro! Já imaginou uma área cheia de lojas e livre de impostos? Ela existe e fica no Panamá. O local é um pouco mais afastado da Cidade do Panamá, em Colón, mas é uma viagem que vale a pena fazer.

Essa região fica fora do espaço fiscal do governo do Panamá, por isso você encontrará produtos mais baratos. A área é fechada e você vai precisar do seu passaporte para entrar no local, então não se esqueça dele de jeito nenhum. O lugar não é lindo e nem luxuoso, mas é ótimo para quem quer fazer muitas compras!

***

Além desses centros comerciais, vocês também podem comprar o artesanato panamenho no Centro Artesanal de Panamá Viejo. E vocês, conhecem mais algum lugar com preços bons por lá?