A Cidade do Panamá possui bairros bem diferentes uns dos outros, o que a torna ainda mais interessante. Quando você passa pelos edifícios históricos, por exemplo, é uma atmosfera totalmente diferente da parte mais moderna da cidade. Para mim, o contraste entre construções antigas e novas é o que torna o local ainda mais incrível. Separei algumas regiões e construções que merecem a visita e que demonstram bem esse contraste presente em toda a cidade.

Casco Viejo

Foto: Lush Travel

O Casco Viejo é uma das regiões da cidade mais gostosas para passear. É legal andar pelo lugar e conhecer as ruas e construções com bastante calma, então tire um dia (ou ao menos um período) somente para isso. Além dos passeios pela manhã e durante a tarde, a vida noturna nessa área é bem agitada. Essa parte da cidade concentra vários pontos bem conhecidos como igrejas, praças e museus! Um dos mais conhecidos por lá é o antigo convento de Santo Domingo.

Grande parte das construções nessa parte da cidade tem uma arquitetura mais colonial que torna os prédios ainda mais especiais e charmosos. Por lá vocês também vão encontrar restaurantes, bares e lojas que valem a visita.

Avenida Central

Foto: Javier Alonso

A Avenida Central é cheia de lojas e prédios históricos bem no estilo do panamenho. Ela é super movimentada, com bastante arte de rua e opções de lojinhas típicas. É uma região bem simples, mas muito conhecida por causa do comércio. Vale a pena dar uma passada por lá e explorar um pouco uma parte mais antiga do Panamá.

Biomuseo

Foto: Inspirational Seek

Um dos pontos mais novos e incríveis da cidade é o Biomuseo. Ele foi construído com o intuito de incentivar os moradores da cidade a valorizarem mais o patrimônio natural do país. O projeto conta com oito salas, sendo que cada uma delas possui uma temática diferente – todas relacionadas a biodiversidade.

Dentro do local existem algumas exposições permanentes, como uma sobre a vida terrestre e outra sobre a vida aquática do país. Há também algumas exposições temporárias. Caso queira saber mais sobre o museu é só entrar no site deles!

Punta Pacífica

Foto: Philip James Realty

A Punta Pacífica é uma das regiões mais novas do Panamá. Nessa parte da cidade fica localizada a Avenida Balboa, que é a mais moderna por lá, além de ser a mais larga de todas. O Panamá muitas vezes é conhecido como um lugar parecido com Miami, e essa parte da cidade reflete bastante a semelhança. É na Av. Balboa que fica localizado o F&F Tower – uma construção super famosa por lá por causa de seu formato retorcido, como se fosse um parafuso. 

Ponte Las Américas

Foto: M. Vanicatte via Wikimedia Commons

A Ponte Las Américas cruza o canal do Panamá e foi, durante anos, a única ligação entre o norte e o sul do continente americano. O formato da ponte é lindo, parecendo um enorme arco no meio do canal.

Quem quiser ter uma melhor visão da ponte pode observá-la por um mirante. Esse ponto homenageia 150 anos da cultura chinesa no Panamá, por isso você irá encontrar um arco chinês por lá. Ah, para ter uma vista ainda mais privilegiada do lugar, vá até lá parar assistir ao pôr do sol!

Palacio de las Garzas

Foto: Panoramio

A construção do Palácio Presidencial do Panamá tem estilo colonial e bem típico da Cidade do Panamá. Ela fica localizada em Casco Viejo, assim como a maioria das construções antigas da cidade. O que torna essa mansão interessante é que praticamente toda a sua decoração é branca! Já imaginou o trabalho que deve dar para manter tudo bem cuidado?

***

Essas são algumas das principais atrações da cidade. Além desses lugares, existem vários museus e igrejas espalhados por lá e que merecem ser visitados caso você tenha mais tempo sobrando 🙂