Sorbet, sherbet, sorvete. Afinal, qual é a diferença? O sorvete é feito tendo como base um creme inglês: um creme feito com leite/creme de leite e gemas ao qual se adiciona o sabor…

Preparo: 5 minutos
Tempo de Cozimento: 5 minutos
Tempo de espera: 15 horas
Rendimento: 6 a 8 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Sorbet, sherbet, sorvete. Afinal, qual é a diferença?

O sorvete é feito tendo como base um creme inglês: um creme feito com leite/creme de leite e gemas ao qual se adiciona o sabor desejado. Tem como característica a cremosidade e uma sensação aveludada, pela quantidade de gordura. Já o sherbet possui apenas leite/creme de leite OU ovos. E por fim temos o sorbet- que não possui nem laticínios nem ovos.

Eu amo sorbets. Além deles serem bem menos calóricos, possuem um sabor muito mais concentrado, puro, pois não é diluído naquele mar de creme inglês.

A classificação dessa receita é controversa, pois apesar de não conter laticínios leva um pouco de leite de coco. Eu a classificaria como sherbet. Mas o expert em sorvetes David Leibovitz classifica tudo que não é feito com laticínios (mesmo que use alternativas ao leite) como sorbet. Mas quem precisa de rótulos, não é mesmo?

Por Mariana Muniz

Ingredientes

  • 150ml de LEITE DE COCO
  • 300ml de ÁGUA
  • 50ml de AÇÚCAR INVERTIDO
  • 130g de AÇÚCAR
  • 50g de CACAU EM PÓ
  • 120g + 30g de CHOCOLATE MEIO AMARGO SEM GLÚTEN E SEM LEITE PICADO
  • ½ colher de chá de PASTA DE BAUNILHA (ou 1 col chá extrato)

Modo de Preparo

  1. Numa panela aqueça o leite de coco, 100 ml de água, o açúcar e o cacau em pó, mexendo sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por mais 1 minuto.
  2. Retire do fogo e junte 120g do chocolate picado. Mexa até homogêneo. Junte o restante da água, a baunilha e o açúcar invertido. Deixe esfriar.
  3. *Se tiver máquina de sorvete*: leve ao freezer por 2h e depois transfira para a máquina. Quando começar a encorpar, junte o restante do chocolate picado. Deixe no freezer por 12h antes de servir.
  4. *Se não tiver máquina de sorvete*: leve ao freezer por 3h – até começar a ficar sólido. Retire do freezer, coloque numa tigela e bata com colher de pau junto com o restante do chocolate. Leve ao freezer por mais 12h antes de servir. (essa receita eu fiz sem máquina, para vocês verem que é possível e como fica a textura).

SUBSTITUIÇÕES:

  1. Você pode omitir o leite de coco e usar apenas água (total de 450ml)- eu uso um pouco do leite de coco para dar mais cremosidade.
  2. Se você não tem restrição ao leite, pode usar 300ml de leite e 150ml de água.