O creme de manteiga é muito comum como cobertura de cupcake na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, parece que a ideia não agradou muito. Mas eu amo creme de manteiga para…

Preparo: 30
Tempo de Cozimento: 10
Tempo de espera: 0
Rendimento: 8 cupcakes

Custo:
Dificuldade:

O creme de manteiga é muito comum como cobertura de cupcake na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, parece que a ideia não agradou muito. Mas eu amo creme de manteiga para cobertura de cupcake e já me pediram várias vezes no site. Então, eu fiz esse com caramelo salgado. Mas se você não quiser fazer com caramelo salgado é só usar manteiga sem sal que fica gostoso também!

Ingredientes

  • 180 gramas de AÇÚCAR CRISTAL
  • 60 gramas de ÁGUA
  • 60 gramas de CREME DE LEITE FRESCO (que tenha ao menos 25% de gordura!)
  • 300 gramas de MANTEIGA COM SAL em temperatura ambiente
  • 100 gramas de CLARAS DE OVOS (aproximadamente 4 claras de ovos grandes)
  • 1 colher de chá de EXTRATO DE BAUNILHA

Modo de Preparo

  1. Coloque 90 gramas do açúcar e a água em uma panela em fogo médio. Leve para cozinhar até que chegue a uma cor de âmbar escuro.
  2. Tire a panela com o caramelo do fogo e com o auxílio de um fouet coloque o creme de leite aos poucos mexendo sempre! Tome cuidado para não se queimar com o caramelo pois ele costuma ferver e subir. Reserve.
  3. Enquanto o seu caramelo esfria, coloque a manteiga para bater na batedeira até que ela fique bem fofa e branquinha. Reserve em um pote separado pois você precisará da batedeira para fazer o merengue suíço.
  4. Coloque a outra metade do açúcar com as claras em uma panela até que o açúcar se dissolva.
  5. Coloque a mistura na batedeira e bata em velocidade máxima até que o bowl com a mistura esteja frio.
  6. Coloque a sua batedeira em velocidade média e vá acrescentando de duas em duas colheres de sopa o creme de manteiga de caramelo. Pare de bater ocasionalmente para raspar o seu bowl com uma espátula para trazer sempre a mistura para o centro do bowl.
  7. Acrescente a baunilha.
  8. Coloque a velocidade de sua batedeira no mínimo e acrescente o caramelo aos poucos. Bata mais 5 minutos até que fique bem homogêneo.
  9. Decore os cupcakes!

DICA: deixe sempre um copinho com água e um pincel a mão para poder ir limpando as bordas da panela para que o açúcar não queime e deixe o seu caramelo amargo!

DURAÇÃO: 3 dias.