Apesar de gostar de quase todos os doces desse mundo, eu sempre tenho alguns preferidos. O caramelo é um deles, e ele está para mim assim como a lasanha está para o Garfield,…

Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 15 minutos
Tempo de espera: 2 horas
Rendimento: 15 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Apesar de gostar de quase todos os doces desse mundo, eu sempre tenho alguns preferidos. O caramelo é um deles, e ele está para mim assim como a lasanha está para o Garfield, hehehe!

Mas essa não é uma receita de caramelo seguida à risca, do tipo que é feita com termômetro, eu apenas fiz um teste da forma mais simples, e deu certo.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

Ingredientes

  • 1 xícara de AÇÚCAR refinado
  • 1/2 xícara de GLUCOSE DE MILHO (marca karo)
  • 1 caixinha de CREME DE LEITE (200 gramas)
  • 5 colheres (sopa) de MANTEIGA sem sal
  • 1 colher (sopa) de ESSÊNCIA DE BAUNILHA
  • aproximadamente 300 gramas de CHOCOLATE
  • forminhas/moldes de chocolate ou bombom

Modo de Preparo

  1. Em uma panela funda, acrescente o açúcar e a glucose. Leve ao fogo e espere derreter (procure não mexer muito neste momento para não açucarar as bordas da panela).
  2. Quando atingir a cor de caramelo médio, não deixe escurecer muito para não ficar com gosto de queimado, afaste um pouco do fogo e acrescente o creme de leite. Cuidado porque fará muitas bolhas soltando vapor, isso pode queimar.
  3. Misture e volte ao fogo até ferver novamente. Desligue, acrescente a manteiga, a baunilha e misture até incorporar bem.
  4. Espere esfriar totalmente para rechear as barrinhas.
  5. Derreta o chocolate e faça a temperagem*. É fundamental para que a barrinha não derreta na mão depois de pronta.
  6. Passe o chocolate nos moldes, tire o excesso virando a forminha de cabeça pra baixo. Leve de cabeça pra baixo à geladeira em uma assadeira forrada com plástico ou papel manteiga, até endurecer.
  7. Coloque o caramelo com uma colher pequena, para não fazer muita sujeira, deixando um espaço para cobrir com o chocolate derretido. Cubra, volte à geladeira até endurecer e desenforme.

*Aprenda a fazer temperagem no bowl ou no mármore.

DURAÇÃO: 7 dias.