Que tal passar um tempo offline? Essa pode parecer uma tarefa difícil para a maioria das pessoas, mas é algo realmente necessário. Acredito que todo mundo hoje em dia tem consciência do tanto de informação e conteúdo que consumimos e produzimos.

Para dar uma pausa nessa rotina super agitada, aproveite alguns dias colocando os momentos longe da Internet como prioridade. Nem sempre conseguimos ter noção do tempo gasto no mundo virtual, por isso tente equilibrar ao máximo as horas de Internet com aquelas fora dela. Ah, e leve as sugestões que darei agora como metas para o restante do ano!

Faça uma viagem

Que tal se desconectar um pouco durante uma viagem? Eu e o Paulo fizemos isso no final de 2017 e vamos repetir a experiência esse ano. O destino que escolhemos para relaxar foi Kuna Yala! Confesso que aproveitamos muito mais a experiência, já que não gravamos muitos vídeos e não tínhamos conexão de Internet na maior parte do tempo.

Como trabalhamos com redes sociais, tivemos que deixar tudo pronto antes para que conseguíssemos tirar esses dias off. No entanto, todo o esforço antes das tão sonhadas férias vale muito a pena. Ah, e como você vai estar em um local completamente novo ou diferente do seu cotidiano, nem mesmo sentirá muita falta da Internet. Afinal, cada minuto em uma região diferente deve ser aproveitado para explorar e passear pelo lugar.

Contato com a natureza

Não tem nada melhor do que se reconectar com a natureza e aproveitar o que o nosso planeta tem a oferecer. Estamos sempre tão ligados no modo automático que nem mesmo nos damos conta de tantas paisagens lindas próximas da gente. Vale ressaltar que esse problema é ainda mais grave por pessoas que, como eu, vivem em cidade grande.

Sempre que tiver a oportunidade, faça um passeio mais ligado a natureza. Até mesmo ir ao parque conta! Caminhar ao ar livre ou andar de bicicleta são outras atividades bem simples e que podem ser feitas constantemente 🙂

Leia um livro

Foto: David Iskander

Entretenimento e conhecimento são apenas dois dos principais benefícios de ler um livro. Sendo assim, separe algumas horas do seu dia e dedique-as à leitura. Pode não parecer, mas aquele um minutinho vendo o feed da sua rede social preferida acaba se transformando em horas. Então, preencha um pouco desse tempo com livros ou revistas, por exemplo.

Marque encontros

Em uma rotina tão agitada e cheia de trabalho, esquecemos de reservar um tempo para passar com nossa família e amigos. Por esse motivo, aproveite um pouco das suas férias para colocar a conversa em dia com as pessoas que você ama.

Faça aquele “vamos marcar uma saída em algum dia desses?” acontecer. Ah, e o mais importante: deixe o celular de lado enquanto estiver com essas pessoas. Aproveite o momento e não se preocupe tanto com o que poderia estar acontecendo no mundo virtual.

Desapegue

Foto: Leighann Renee

Depois de um ano acumulando roupas, objetos e outros tipos de tralha, o desapego se torna algo inevitável. Olhe bem ao seu redor e faça a seguinte pergunta “de tudo isso, o que eu realmente preciso?”. Esse conceito é algo mais ligado ao minimalismo, mas isso não significa que você precisa se desfazer de praticamente tudo que possui.

Separe aqueles itens que não são usados a muito tempo ou que, para você, já não possuem mais tanta utilidade. Esse é o tipo de coisa que só fazemos quando estamos de mudança. No entanto, deveria ser algo feito pelo menos anualmente!

Spa Day

Nada melhor do que tirar uma parte do dia para cuidarmos de nós mesmos, né? Para quem tem condições de pagar um spa, reserve um horário durante as férias. Inclusive, já demos algumas sugestões aqui no site de spas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Caso não possa gastar esse dinheiro, faça o Spa Day em sua própria casa! Separe alguns produtos de banho e cremes, coloque uma música relaxante e cuide da sua pele. Fazer esse tipo de atividade traz benefícios até mesmo para nossa saúde mental, já que outro objetivo do Spa Day é relaxar nosso corpo e mente.

Faça uma sobremesa

Já se imaginou preparando uma sobremesa bem deliciosa? Além do processo ser divertido, o resultado provavelmente irá ficar super saboroso. Até mesmo quem diz não gostar de cozinhar deveria tentar fazer algo para adoçar um pouco a vida!

Aqui no site, por exemplo, você encontra várias receitas incríveis, algumas delas bem simples. Caso você tenha um interesse maior por confeitaria, recomendo que compre o meu livro Por Uma Vida Mais Doce para ter uma seleção muito especial de doces.

Descubra um novo hobby

Procure por novas atividades que te deixem com o coração quentinho! Hobbies são essenciais, principalmente para fazer algo que te deixe feliz e sem ser necessariamente ligado ao trabalho. Cozinhar, aprender uma nova atividade física ou dançar são alguns exemplos bem práticos e que qualquer pessoa pode tentar.

Explore sua cidade

Já ouviu falar no termo flâneur? Talvez seja isso que você esteja precisando! O termo é francês e significa passear ou andar sem destino. Ela é usada para explicar pessoas que andam pela cidade de forma mais experimental, olhando para cantinhos diferentes e descobrindo novos lugares.

E verdade seja dita: nós só costumamos fazer esse tipo de passeio quando visitamos uma cidade diferente. Por esse motivo, tente caminhar pela sua cidade como se fosse a sua primeira vez nela. Conheça mais pontos turísticos, vá aos museus, prove um prato novo em um restaurante diferente. Há muitas passeios para serem feitos por aí!

Organização

Foto: STIL

Ser organizado leva tempo e pode ser um pouco chato. No entanto, esse é um hábito super importante, principalmente para conseguir balancear todos os aspectos da sua vida, como o trabalho e o lazer.

Dei algumas dicas de como começar 2019 organizado em um post aqui o site. Tente colocar pelo menos duas das dicas em prática e veja como elas irão fazer uma grande diferença! Abuse do tempo offline para organizar sua rotina e também traçar metas para serem conquistadas ao longo do ano.

***

Preparados para fazer um detox da Internet e das redes sociais? Prometo que essa experiência será incrível para todos vocês 😉