Antes de tudo, você sabia que existem quase MIL tipos de banana? Desde algumas muuito pequenas até outras gigantes. Outra curiosidade é que os brasileiros consomem muito essa fruta, cerca de 27 kg por dia, 16 quilos a mais que o resto do mundo. E talvez esse seja o motivo de você ter chegado até aqui, não? 

E sorte a nossa ser um grande consumidor dessa fruta, afinal, elas são muito energéticas, tem pouca gordura e são ricas em vitaminas A, B1, B2, C e outros minerais. E quem nunca ouviu “come uma banana!” quando sentiu cãibra? De qualquer forma, nesse post você vai conhecer os tipos mais comuns de banana, como identificá-los e usar da melhor forma. Aproveite!

+ Ah, está precisando de uma receita com banana? Tem várias aqui: 12 receitas deliciosas com banana para fazer em casa.

Banana-prata

A banana-prata é uma das mais consumidas no Brasil e é perfeita para quando não podemos ir muito ao supermercado, como  está acontecendo durante uma quarentena. A sua consistência é um pouco mais firme, demora mais para amadurecer e dura mais tempo depois de madura também. Ela é ótima para consumir in natura, mas também pode ser utilizadas para alguns doces ou para fritar. 

tipos de banana
Foto: Giorgio Trovato em Unsplash

Para identificar, estas são alongadas, curvadas e muitas vezes possui um biquinho mais destacado. Em relação às calorias, possui em torno de 90 a cada 100 gramas.

Banana-nanica

Disparada com a banana-prata, a nanica é uma das mais populares dos tipos de banana entre os brasileiros. Esta variedade é um pouco mais doce e tem consistência mais suculenta, o que ajuda na substituição do ovo para receitas de doces veganos e outras sobremesas. Vitaminas e sucos também ficam muito gostosos com o ingrediente 🙂

Foto: Elena Koycheva em Unsplash

A nanica, por mais que se pense o contrário, é bem grande e recebe esse nome por conta da bananeira que é bem pequena. Para identificar, ela costuma ser um pouco maior e o biquinho é mais unido com o restante da fruta. Em relação às calorias é muito parecida com a banana-prata.

Banana-da-terra

Esta variedade chamada banana-da-terra não é tão consumida quanto os outros tipos de banana, mas é super utilizada em receitas salgadas, afinal possuem até 25% de amido. O que acontece é que sua textura é mais dura e o sabor um pouco indigestos in natura,  portanto, a melhor forma de consumir o ingrediente é após o cozimento ou fritura.

tipos de banana
Foto: Chuttersnap em Unsplash

E para identificar, essas são bem grandes com coloração mais esverdeada. Assim, ela também possui quantidades maiores de vitaminas A e C e possui mais calorias (122 a cada 100 gramas).

Banana-maçã

Você prefere frutas mais doces? Essa variedade é para você. Alguns dizem que tem gosto de maçã, outros falam que o nome é por conta da coloração mais rosada da polpa, mas o que importa é que ela são ótimas para bebês e idosos, por ter mais fácil digestão. A banana-maçã é ótima para ser consumidas in natura.

Foto: Alimentos

Para identificar, esse tipo de banana é menor do que as demais citadas. A casca é um pouco mais fina que as outras e a textura um pouco mais mole também. Alguns detalhes para ter cuidado, é que ela tem mais calorias que as nanica e prata (100 a cada 100 gramas) e prende mais o intestino.

Banana-ouro

Lembra quando a gente falou de algumas bananas que são bem pequenas? Essa é uma delas. A banana-ouro é uma variação das mais fofas que existem, tem menos que 10 cm, sabor e perfume adocicado. É mais encontrado no litoral sudeste e sul e ótima para comer in natura também.

tipos de banana
Foto: Banana

Entretanto, apesar de tão pequena, é a que mais possui calorias de todas, 158 a cada 100 gramas. Quer uma dica: fica uma delícia empanada!

***

E aí, curtiu o post? Envie para alguém que também não sabe sobre os tipos de bananas 🙂