receita-mil-folhas-creme-caramelo-crocante-ickfd-danielle-noce

Olá, pessoal!

Este post já “chega chegando” com a pergunta que não quer calar: como é o mercado de trabalho na área de confeitaria? O assunto é um tanto polêmico e nada linear, porque são muitas variáveis a serem levadas em conta. Então mãos na massa. Digo, nas massas.

Primeiramente, vamos falar de cursos. Existem vários cursos de níveis técnicos e superiores, específicos para confeitaria e gerais em gastronomia. Talvez essa seja a parte mais delicada a ser discutida.

Custos, tempo de curso, conteúdo proposto, reputação da escola no mercado. É importante levar tudo isso em conta antes de entrar num curso e para saber qual deles melhor se adapta às suas disponibilidades (clique aqui para conferir o post da Dani sobre os cursos de confeitaria que ela já fez). Por outro lado, é importante considerar seus cursos como benefícios em longo prazo, logo, alguns sacrifícios podem ser bem válidos. Outra dica válida é investir também em um curso de língua estrangeira.

livro-receita-da-felicidade-danielle-noce-ickfd-3

Seu aprendizado depende de você

Falando de cursos superiores, é sempre bom frisar que só o nome da instituição não faz o profissional. É preciso muita determinação e proatividade (dentro e fora da faculdade). Além disso, fica uma dica: procure ser um bom aluno, uma pessoa educada, agradável, disposta a ajudar e organizada, porque faculdade é network. “Janelas” estarão abertas olhando para você e esse simples fato pode ser decisivo para uma contratação.

Outra verdade é que seu perfil será a porta de entrada para o trabalho – isso não é segredo para ninguém. Mas sua capacidade de trabalhar em equipe muitas vezes é o que define sua permanência num ambiente de cozinha/confeitaria.

receita-dani-noce-pave-extra-1PUDIM DE CHOCOLATE

Cursos em módulos

Muitas escolas de confeitaria oferecem cursos em módulos. Há desde as opções de cursos amadores, com cursos específicos de tortas, bolos, doces de padaria, entre outros, até módulos profissionais com durações de semanas (ou até meses).

Particularmente, eu preferi cursar um superior em gastronomia e na sequência fazer uma pós-graduação em confeitaria e panificação para, então, entrar num mestrado e ser professor. Ou seja, área de trabalho em confeitaria também é dentro de sala, seja como funcionário contratado, concursado público de uma Universidade Federal ou mesmo empreendendo, abrindo seu próprio curso. Gastronomia é um mercado crescente, são muitas as áreas de atuação.

bolo-sem-gluten-pera-calda-chocolate-sorvete-dani-noce-ickfd-farina-amendoa-20BOLO DE CHOCOLATE COM PERA

Possíveis empregos

Falei de ser aluno e de ser professor, mas um bom confeiteiro pode trabalhar em restaurante, padaria, hotel, buffet de recepções, cafeteria entre tantos outros estabelecimentos de cozinha/confeitaria tradicionais. Existe também uma outra forma de trabalhar com na área doce da gastronomia: fornecer de forma terceirizada um produto (ou mais) para esses estabelecimentos ditos anteriormente.

Claro que, para isso, é preciso de uma rede de contatos, credibilidade e reconhecimento, mas é mais uma área de atuação. Existem profissionais que fazem apenas recheios para bolos e entregam em confeitarias, ou que fazem apenas massa folhada e vendem para franquias de lanchonetes conhecidas. Outros fornecem seus produtos para revenda em padarias e supermercados.

receita-mil-folhas-creme-caramelo-crocante-ickfd-danielle-noce4MIL FOLHAS COM CARAMELO E NOZES

Trabalho em grandes empresas

Outra área possível e também fora do convencional é trabalhar em grandes indústrias de alimentos. É só acessar seus sites e procurar o “trabalhe conosco” – um pouco de ousadia e quem sabe? Ser apático não combina com nenhuma área de cozinha (e da vida, também).

Diferente do que muito se vê nas mídias, cozinha/confeitaria requer trabalho intenso, não tem nada a ver com glamour (mas com esforço até dá pra chegar). Muitas vezes é preciso fazer várias preparações ao mesmo tempo: enquanto uma massa fermenta e um bolo assa, você está a mexer algo em banho-maria…

receita-dani-noce-bolo-banana-pudding-fleischmann-3BOLO DE BANANA PUDDING – foto de capa: Bojon Gourmet/Fotos do post: Paulo Cuenca

O melhor conselho que me vem à cabeça para quem está iniciando seu planejamento profissional em confeitaria é: Se, para você, a área da confeitaria é o coração, não perca tempo. Dedique-se, pratique, estude, seja protagonista da sua carreira e nunca esqueça de refletir sobre a palavra “respeito”. Faz toda diferença.