Não há nada melhor do que saborear um bolo fofo e molhadinho. Além de derreter na boca, a sobremesa fica super leve! Para conseguir esse resultado, é preciso seguir alguns passos bem simples.

O bolo úmido perfeito depende apenas de alguns ingredientes, e vamos contar agora quais são eles 😉

Caldas

calda
Foto: Jernej Kitchen

Uma das maneiras mais clássicas de deixar o bolo mais molhado é utilizando caldas com textura mais líquida. A calda base, por exemplo, é feita apenas com açúcar e água. Caso você queira dar um sabor a mais, é válido apostar em caldas com licor, água de rosas, leite de coco ou até mesmo com chocolate.

Todas essas mini receitas estão aqui, então anote todas as dicas em algum lugar para não esquecer!

Gordura

Foto: Jernej Kitchen

Não é novidade que gorduras são uma forma de fazer com que as sobremesas fiquem menos secas. Apesar de não ser a técnica mais saudável, ela é infalível. A manteiga, por exemplo, deixa a massa mais untuosa e aerada. Para a receita dar certo, não esqueça de bater bem a manteiga em temperatura ambiente, até ela parecer um creme fofo.

Outro jeito de manter o bolo macio é com a ajuda do óleo. Mesmo depois de um tempo já pronto, bolos com essas gorduras continuam molhadinhos. Isso, porque essas gorduras têm a capacidade de reter umidade.

Leite

bolo molhadinho
Receita completa

O leite também é responsável pela massa de bolo macia e fofinha. Por esse motivo, evite substituir o ingrediente por um suco ou apenas água, por exemplo. Outros produtos como creme de leite e iogurte fazem esse mesmo efeito, então esses sim podem ser bons substitutos.

Claras em neve

claras em neve
Foto: Sweetapolita

Sim, as claras em neve deixam o seu bolo mais úmido! Além da função clássica de aerar a massa, o ponto correto desse preparo é fundamental para a textura do bolo. Ou seja, não bata demais as claras até que elas fiquem muito duras. Caso isso aconteça, o bolo ficará ressecado e pesado.

VEJA TAMBÉM