Em tempos de quarentena e coronavírus, o melhor a fazer é continuar em casa e fazer com que as idas ao supermercados sejam sempre mais ágeis, rápidas e que garantam que não vai faltar nada depois. Por isso, esse post pretende explicar alguns pontos importantes para estar atento agora. No final do post, você ainda encontra uma lista de compras de supermercado para imprimir, ideal para ajudar você nesse momento.

1. Saiba o que você já tem

Antes de tudo, olhe sua despensa ou armário e analise o que você tem em casa. Principalmente naqueles locais mais escondidos, combinado? Muitas vezes tem produtos ali que nem lembramos e nada de comprar novamente. Com o passar do tempo usando uma mesma lista, você vai conseguir identificar com mais clareza o que costuma usar com frequência tem acabado mais rápido.

Foto: Allie em Unsplash

2. Planeje as refeições

Também é super importante saber o que você vai comer durante a semana. Não é necessário saber exatamente, afinal, nem sempre é possível. Mas, ter uma noção do que você vai consumir é o mais importante. Dessa forma, você consegue saber quais ingredientes vai precisar – para te ajudar nesse processo, fizemos um post para planejar as refeições (aqui).

Além das refeições básicas, também pense se você vai fazer algum bolo, pão ou algo especial. Assim, já organize para comprar os ingredientes necessários.

Foto: 🇨🇭 Claudio Schwarz | @purzlbaum em Unsplash

3. Use bastante o congelador

Antes mesmo de ir às compras, certifique-se que está tudo certo com o seu congelador, descongele se necessário, esvazie de coisas que estão ali há muito tempo, otimize o tamanho dos potes e deixe com mais espaço para outros produtos.

Muitos alimentos podem ser congelados ainda crus, como as carnes, tubérculos, salsinha, cebolinha… Ou congelados depois de cozidos, como brócolis, couve flor e leguminosas.

Foto: Latrach Med Jamil em Unsplash

4. Não estoque sem necessidade!

São momentos difíceis para muitas pessoas, portanto, a recomendação dos especialistas é que compremos comida para no máximo um mês de consumo. Por mais caótica que fique a situação, os supermercados continuarão a ser abastecidos. Portanto, pensar no próximo e comprar somente o necessário é o melhor a fazer para que não esvaziem as prateleiras e consequentemente sobrem menos opções para outras pessoas.

Foto: Thomas Le em Unsplash

5. Vamos à lista de compras!

Primeiro, vamos deixar claro que esta é uma lista com muitas opções de alimentos, que podem ser adaptadas de acordo com a sua necessidade, gosto ou até região em que reside. A prioridade dessa lista são alimentos mais essenciais e que, em sua maioria, duram mais tempo em casa. É claro que também colocamos opções de alimentos perecíveis, como frutas e legumes frescos e pão. Esses últimos, por sua vez, devem ser comprados em menor quantidade para que não estraguem. 

Outra dica para alimentos perecíveis é congelar! Nós temos alguns posts que podem te ajudar, a congelar pães, por exemplo. E para saber sobre as verduras e frutas que mais duram na geladeira e como armazená-las, clique aqui e aqui.

E finalmente, para baixar a lista de compras, CLIQUE AQUI.

***

E aí, esse post foi útil para você? Envie para uma amiga ou amigo que está precisando de ajuda nesse momento 🙂