Já que por enquanto a gente não pode viajar nem sair de casa, também faz parte encontrar algumas rotinas que nos façam nos divertir um pouco. Uma delas é fazer um café da manhã totalmente inspirado em outros países. Para isso, criamos essa lista com 5 tipos de café da manhã americano completos para você fazer na sua casa e se sentir nos EUA! Também, não custa lembrar que os americanos são referência em fast food, ou seja, a maioria dos pratos são muito rápidos, práticos e fáceis de fazer, não se preocupa 😉

Foto: Jen P. em Unsplash

É importante lembrar que nesse tempo que estamos em casa, de quarentena, é legal seguir uma rotina. Por aqui, o que tentamos seguir é o café da manhã. Afinal, é importante acordar e começar o dia se alimentando bem.

Nós, brasileiros, às vezes simplificamos o nosso café a um pãozinho na chapa com café, o que é uma delícia e está tudo bem, afinal, geralmente o almoço é bem reforçado. Mas, não é o caso dos estadunidenses, onde o almoço acaba sendo um lanche ou algo mais simples e a principal refeição é o café da manhã, para iniciar o dia com muita energia e bem satisfeito.

1: Café da manhã americano tradicional

Tem jeito melhor de começar essa lista do que com as panquecas? É muito comum ver as pessoas no café da manhã americano comendo panquecas. Tem em filmes e sempre dá aquela água na boca, afinal, vem acompanhada de caldas deliciosas. Tem muitas receitas aqui nesse link

Para acompanhar, outro clássico: ovos mexidos com bacon. Os dois ingredientes são muuuuuito utilizados em quase tudo por lá, por isso a união dos dois, de uma forma bem simples, é uma ótima opção. Para o ovo mexido é só misturar com um pouco de manteiga, colocar na frigideira quente e mexer aos poucos depois que as claras já ficarem branquinhas. Se quiser, pode adicionar um pouco de queijo. O bacon é só fritar mesmo, sem muito segredo. E para beber, que tal um suco natural de laranja

Foto: Ana Azevedo em Unsplash

2: Café americano prático

A french toast é quase uma rabanada brasileira do café da manhã americano, o que muda é o tipo de pão utilizado. Masssss, você pode fazer com o pão que tiver em casa, por isso tanta praticidade. E para preparar é super simples: bata ovos e açúcar, depois adicione um pouco de leite e uma pitada de sal. Então, é só mergulhar o pão na mistura e fritar dos dois lados. Ah, se quiser, pode adicionar manteiga, baunilha e canela, mas é opcional. E claro, para acompanhar, use a calda da sua preferência, igual na panqueca.

Foto: Joseph Gonzalez em Unsplash

E para entrar junto nesse banqueta, tem algo mais fácil que um ovo frito? Se quiser, tem um tartine à americana que ensinei a fazer aqui 😉 E para beber, chá gelado – tem uma opção bem gostosa aqui!

3: Aos mais doceiros

Para os amantes dos doces, os waffles! Os clássicos são muito conhecidos por irem bem com tudo, ou seja, o céu é o limite para a escolha da cobertura. Aqui no site tem receita de waffle com sorvete, um outro de churros e até um sem glúten e leite.

Outro que super combina, para deixar um pouco mais doce, são os famosos cookies. A a receita está aqui e funciona da mesma forma, você pode fazer com o que tiver: chocolate, cerejas, confeitos… Ah, e para não ficar tudo tãããão doce assim, que tal uma pasta de amendoim para acompanhar e de quebra um capuccino delicioso

4: Mais requintado

O bagel nada mais é que um pão em formato de rosquinha, mas, com uma textura mais densa e pesada. Ou seja, para fazer basta uma receita de pão que você ama e assar em formato de rosquinhas. O que tem de diferente é que nos café da manhã americano eles colocam xarope de malte na massa. A dica para adaptar aos nossos ingredientes é usar mel 🙂 Ah, tem uma receita de pão de leite condensado aqui que pode funcionar muito bem.

Foto: Mae Mu em Unsplash

Outro prato suuuuper conhecido e um tanto requintado são os ovos beneditinos. A receita é tradicional no brunch americano, e por mais que seja bem elaborada, eu sugiro uma boa pitada de confiança a la Paulo Cuenca. Para preparar é só usar técnica dos ovos pochê: fazer uma trouxinha com papel filme em um recipiente fundo e quebrar os ovos dentro. Depois, levar ao fogo na água quente até ficar durinho. Para acompanhar, o clássico ovo beneditino tem um molho holandês, mas eu sugiro você usar o molho que você tiver por aí, para ser mais fácil: mostarda, que tal?

Foto: Toa Heftiba em Unsplash
  • E para beber, o que acha de um chocolate quente? Tem muitas receitas aqui.

5: Especial

Esse acho que é ótimo para o domingo, que você quer algo bem especial para alegrar o dia. O muffin é um doce super gostoso do café da manhã americano, e claro, você você fazer vários de uma vez só e comer ao longo da semana. Ah, é muito parecido com um cupcake, só que mais fofinho, e também já fiz muitas receitas deles e você pode conferir todas aqui

Foto: Dessy Dimcheva

Para o salgado a sugestão é a frittata, que é um prato muito nutritivo e versátil, afinal, assim como uma omelete, você pode trocar o recheio por coisas que você tenha na sua casa. Ensino a fazer nessa receita aqui.

E para acompanhar: mocha no café da manhã americano! Tenho certeza que já viu em vários cardápios de cafeterias famosas, por sim, é uma bebida muito especial, justamente pela combinação perfeita de café, leite e chocolate ou cacau em pó. É fácil: só misturar tudo, utilizando as medidas de sua preferência. 

***

E aí, curtiu? Espero que você consiga viajar para vários lugares através da gastronomia. As opções são todas com 1 salgado, 1 doce e uma bebida. E claro, você pode misturar, trocar a ordem e fazer com o que tiver por aí na sua geladeira, assim como a gente tem feito por aqui nos últimos dias: brownie de chocolate, omelete rápido e cuscuz marroquino.

Conta nos comentários qual café da manhã você escolheu 🙂

Foto destaque: Rachel Park em Unsplash