Já fizemos uma lista de séries documentais sobre gastronomia aqui no site, mas agora chegou a vez de apreciarmos as produções de filmes de ficção que contam sobre a história de chefs, restaurantes e outras narrativas relacionadas a culinária. O mais interessante deles é são ótimos para pensar sobre muitas questões do mundo, da sociedade e da nossa vivência, trazem uma reflexão mais profunda e divertindo muito também. Aproveite a lista com 10 filmes sobre gastronomia para assistir na Netflix* e outras plataformas!

*A disponibilidade no catálogo da Netflix foi consultada em maio de 2020.

Sushi a la Mexicana

Vamos começar por esse que traz uma história muito bonita e bastante curiosa. Sushi a la Mexicana é sobre a vida de Juana, uma mãe solteira que trabalhou em um hortifruti por muito tempo. Isso fez com que ela adquirisse a rica habilidade de saber cortar alimentos muito bem. O que faz com que ela, mesmo sendo latina, consiga um emprego em um restaurante japonês. O filme trata de muitas questões e desafios encontrados por ela para seguir o seu sonho.

Curtiu, assista na Netflix aqui.

Foto: Divulgação

Arrasando na Cozinha

E que tal a indicação de um filme chinês? Arrasando na Cozinha trata da rivalidade entre um cozinheiro de rua cantonês e um chef de cozinha francês quando ambos decidem participar de uma competição culinária mundial chamada Cook Up A Storm. As cenas trazem bem a distinção entre as culturas e diferente relação com os alimentos.

Gostou? Assista aqui na Netflix.

Foto: Divulgação

Meu Eterno Talvez

Esse é para os apaixonados e que curtem filmes românticos: Meu Eterno Talvez. Uma chef de cozinha e um músico eram namorados na adolescência e se reencontram quinze anos depois. É uma comédia bem leve e com bons ensinamentos sobre a profissão e o amor.

Pronto para assistir? Esse também tem na Netflix, clique aqui

Foto: Divulgação

A Fantástica Fábrica de Chocolate

E que tal a indicação de A Fantástica Fábrica de Chocolate? Se você ainda não assistiu, provavelmente já ouvir falar desse filme. Existe uma versão dos anos 70 e outra que é um remake feita em 2005. É um clássico que utiliza dos doces para falar sobre muitos ensinamentos da vida. 

Assista clicando aqui.

Foto: Divulgação

Comer Rezar Amar

Comer rezar amar é um filme de gastronomia? Talvez fale de várias outras questões da vida, mas não deixa de ser uma ótima inspiração. A personagem interpretada por Julia Roberts dedica uma viagem de um ano para realizar a ação desses três verbos que dão nome ao filme. No primeiro deles passa um bom tempo na Itália se permitindo usufruir do prazer que é comer 🙂

Assista aqui na Netflix, é um ótimo filme para relaxar e refletir.

Foto: Divulgação

Gosto se Discute

E claro, precisamos de uma indicação brasileira para prestigiar o cinema nacional, certo? Recentemente o filme Gosto se Discute foi lançado e traz o tema da gastronomia através de uma comédia por vezes dramática. O chef, protagonista do longa lida com vários problemas com a concorrência e com uma síndrome que o faz perder o paladar.

Vale a pena assistir, clique aqui, tem na Netflix também.

Foto: Divulgação

Fome de Poder

Talvez nem tanto assim sobre gastronomia e muito mais sobre curiosidade, história e empreendedorismo. Fome de Poder conta toda a trajetória de Ray Kroc, quem comprou o primeiro restaurante Mc Donald’s e desenvolve a franquia multimilionária que existe até hoje.

Ficou curioso? Assista aqui, na Neflix.

Foto: Divulgação

Notas de rebeldia

Notas de Rebeldia traz um clássico das histórias de negócios familiares e sonhos. Elijah é um garoto que sonha em ser um mestre do vinho, mas fica confuso com a decisão por precisar lidar com as expectativas do pai, que possui um estabelecimento da família em Memphis.

Assista aqui, na Netflix.

Foto: Divulgação

Ratatouille

Chegando às últimas indicações, o clássico das animações gastronômicas. Ratatouille não tem disponível no catálogo da Netflix, mas é possível assistir no Globo Play. De qualquer forma, não poderia ficar de fora dessa lista. O ratinho Remy tem um gosto bastante surpreendente para alguém da sua espécie: ama gastronomia e novos sabores. É muito divertido e emocionante.

Assista aqui.

Foto: Divulgação

Julie & Julia

Outro que também não está disponível na Netflix, mas tem, por enquanto, completo no Youtube, e claro, também não poderia deixar fora dessa lista. É um dos primeiros filmes que vem à cabeça quando se fala em filmes de gastronomia. Julie & Julia conta a história de uma blogueira (Julie) com um desafio de cozinhar as 524 receitas do clássico livro de culinária da chef Julia Child. As cenas dão conta de cruzar as histórias e contar muito da história da chef.

Assista aqui.

Foto: Divulgação

***

Pronto, programação garantida para a semana, não? Conta no comentários qual você vai assistir primeiro 🙂