Localizada na região de Otago, Wanaka é conhecida pelo seu enorme lago e montanhas ao redor da cidade. Para quem gosta de passeios ligados à natureza, esse lugar na Ilha Sul da Nova Zelândia é o paraíso. Trilhas e passeios de barco são apenas algumas das opções de passeios pela área, que ainda possui aquela atmosfera interiorana.

Para quem pretende visitar o local, selecionei algumas dicas que farão toda a diferença. Elas serão necessárias tanto no momento do planejamento como também ao longo da viagem. Sendo assim, não deixe de anotá-las.

Onde se hospedar

Foto: Divulgação

Antes de conhecer algumas opções passeios por Wanaka, é importante saber onde se hospedar pela região. Por ser uma área muito conhecida pelos esportes de inverno, o local conta com vários hotéis e outros tipos de acomodação. Se você estiver viajando de motorhome, recomendo que fiquem no acampamento Wanaka Kiwi Holiday Park & Motels.

Com relação a hospedagens mais confortáveis, sugiro que deem uma olhada no Water’s Edge e Release Wanaka Clutha Place. As duas acomodações possuem vantagens diferentes: a primeira fica mais próxima dos pontos turísticos, enquanto a segunda alternativa é ideal para quem prefere ficar perto de restaurantes e cafés.

Como chegar

Eu e o Paulo viajamos pela Nova Zelândia de motorhome, então esse foi o meio de transporte que utilizamos ao longo de todos os nossos passeios. Como sei que muitos de vocês dependem de ônibus, metrôs e trens, planeje o roteiro com antecedência. Alguns aplicativos de viagem podem te ajudar bastante durante esse processo. Ah, e para viagens mais longas, o ideal é pegar ônibus por empresas como a NakedBus e a Intercity.

Outra maneira ainda mais comum de explorar a cidade é de carro – lembrando que a direção deles é do lado direito. Pode parecer difícil a princípio, mas é fácil se acostumar. Além disso, você irá precisar de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID). Eles até aceitam a nossa CNH, mas ela precisaria estar traduzida por um tradutor reconhecido pela NZ Transport Agency. Ao meu ver, retirar a permissão internacional é um processo bem mais prático!

Onde comer

Foto: Divulgação

Para aproveitar as atividades sem ficar cansado e com pouca energia, é preciso ter almoçado e jantado muito bem! O Francesca’s Italian Kitchen e o Kika tornaram-se parada obrigatória por Wanaka. Os dois foram fundamos pelo mesmo dono e são um sucesso pela região. O primeiro tem uma pegada mais clássica e, como o próprio nome da diz, voltada para a culinária italiana.

No caso do Kika, os pratos são mais contemporâneos e brincam com a gastronomia mediterrânea e italiana. Caso você queira uma refeição mais rápida, no estilo fast-food, dê uma passada pelo Kai Whakapai. O local funciona como um café e bar e fica aberto de segunda a sexta, das 7h às 23h!

Passeios

Foto: Hamish Clark

Se você estiver se perguntando o que fazer por Wanaka, aqui está a resposta! Não vá embora da cidade sem fazer um tour com a Ridgeline Adventures. Eles nos levaram para um passeio de safári por uma fazenda chamada West Wanaka Station. As paisagens ao longo de todo o trajeto eram surreais! Além disso, você acaba adquirindo um pouco de conhecimento sobre a vegetação e os animais dessa área.

Como todo bom turista, fizemos também um passeio de barco pelo Lake Wanaka. Em seguida, caminhamos pela trilha da Mou Hau Island Nature Reserve. No Tryrwhitt Peak (um dos mirantes da trilha) tivemos uma vista maravilhosa da Arethusa Pool. É aquele tipo de lugar inesquecível e que deixa o seu coração acelerado, sabe?

Outra trilha para ser feita por Wanaka é a Mount Iron Track. Ela é super acessível e tem duração de 45 minutos em média, isso considerando apenas a ida. Por mais que você seja uma pessoa mais sedentária, prometo que vale a pena caminhar por ela!

Mais dicas

Quer continuar lendo sobre a Nova Zelândia? Dê uma olhadinha nos posts logo abaixo 😉