Road trips são sempre inesquecíveis. No entanto, viajar de motorhome pode tornar a experiência ainda mais especial e marcante. Afinal, não é todo dia que passeamos a bordo de um carro que servirá como transporte e acomodação. Se você pretende fazer um passeio como esse, é necessário levar em consideração que algumas coisas precisarão ser compradas por fora, como vou explicar agora.

O valor do aluguel do motorhome depende de vários fatores como tamanho, funções disponíveis dentro dele e acessórios. O tamanho e funções variam de acordo com o seu destino e com a quantidade de pessoas que estarão com você. Já os acessórios podem ser alugados como extras e/ou comprados por fora. Esses itens a mais acabam deixando a mala mais cheia, então sobram duas opções: levar uma bagagem mais pesada ou comprar no local da viagem mesmo.

Introdução dada, vamos aos objetos e produtos que não podem ficar de fora! Ainda na fase de planejamento, faça uma checklist de viagem para não esquecer de levar nada, combinado?

Roupa de cama

Foto: Rikumo

Chamar a cama do motorhome de ultra confortável seria uma mentira. Ainda assim, é um cantinho diferente para dormir. Nem todo carro tem como opção alugar a roupa de cama. Por esse motivo, dê uma olhadinha nas opções com calma. Há quem prefira levar o lençol, fronha e cobertor de casa.

Se você for essa pessoa, leve pelo menos duas opções de cada peça. Por mais que seja algo que ocupe espaço, dormir bem é essencial para aproveitar ao máximo a viagem. Travesseiros seguem essas mesmas regras. Para esse item, acredito que seja melhor comprar um mais baratinho para usar apenas nos dias em que ocupar o veículo.

Kit de limpeza

Foto: Daiga Ellaby

Sempre é bom dar aquela limpeza geral antes de começar a usar o motorhome. Recomendo que você compre alguns produtos básicos, tanto para arrumar o veículo antes, como também para mantê-lo limpo ao longo da viagem.

Lencinhos de tecido umedecidos são um bom quebra-galho e resolvem a maioria dos problemas – principalmente o do pó!

Toalhas e produtos de higiene pessoal

Foto: Jon Tyson

Com relação a higiene pessoal, não deixe de levar toalhas de banho e de rosto. Você terá que parar em acampamentos de motorhome para tomar banho e praticamente nenhum deles oferece esse tipo de serviço.

Além disso, papel higiênico é outro produto que não pode ficar de fora da lista de compras. Calcule mais ou menos a quantia que irá precisar e compre conforme essa conta, para não ter nenhum tipo de desperdício! Viajar de motorhome e ser sustentável são duas coisas que podem – e devem – andar juntas 😉

Carregadores portáteis

Foto: rawpixel

Pense no motorhome como um celular gigante. Para boa parte de suas funções realmente operarem, ele precisa estar carregado. É por isso que pausas em acampamentos são essenciais – são esses os momentos em que você irá carregar a bateria do seu carro.

Tomadas, por exemplo, só funcionam se o carro estiver com o nível de bateria suficiente. Para evitar possíveis perrengues, levem alguns carregadores portáteis! Eles podem ser úteis tanto para os celulares como também para câmeras.

Mapa e GPS

Foto: Tabea Damm

Não vai querer se perder no meio do nada, em? Leve sempre um mapa físico do destino, além de aparelhos digitais como o GPS ou o próprio celular. Algumas regiões não possuem sinal, por isso fica complicado usar eletrônicos que funcionam por meio da internet. Seria interessante ter também o roteiro da viagem impresso, para você saber todos os seus pontos de parada sem depender do funcionamento de algum produto.

Itens de cozinha

Foto: Home Deco Malaysia

No motorhome que alugamos para a nossa viagem pela Nova Zelândia, o veículo já vinha equipado com todos os utensílios de cozinha. Porém, essa não é uma regra. Como mencionei no post, depende do modelo e pacote que você escolher alugar.

Sendo assim, é provável que você precise de itens básicos de cozinha, desde pano de prato e guardanapo, até talheres e pratos. Faça uma lista com o nome dos objetos e compre versões baratinhas no mercado.

Comida

Foto: Ella Olsson

Não importa a hora do dia: viajar de motorhome significa que você precisará cozinhar a sua própria refeição, ou comprar algo no restaurante/café de sua preferência. Mesmo que você decida comer apenas em restaurantes, recomendo que compre algumas coisas básicas como galão de água, snacks e pães.

***

Lembrando que alguns desses itens variam de acordo com o “pacote” de aluguel escolhido por você, ok? Não deixem de comentar, principalmente se ficaram com alguma dúvida. Vou deixar algumas sugestões de posts para mais informações 😉