Uma das cidades que eu sempre quis muito conhecer e finalmente consegui realizar esse desejo é Salem. Ela fica bem próxima de Boston, por isso é uma boa opção de passeio caso você planeje ir para os Estados Unidos e viajar por essa região. Os moradores da cidade são super receptivos e a culinária do local vai te deixar com vontade de passar dias por lá.

Além disso, o lugar é lindo e as casinhas são super charmosas. Todas as ruas parecem um cenário de filme, sabe? Por ser uma cidade antiga, fundada antes mesmo de Boston, ela é cheia de tradições e histórias incríveis. Separei algumas informações e dicas incríveis sobre a cidade para vocês se apaixonarem tanto quanto eu por ela 😉

A história das bruxas de Salem

Foto: freestocks.org via Unsplash

Quem já ouviu falar de Salem com certeza leu algo sobre bruxas. Para entender essa relação, vou explicar o contexto para vocês. Durante um inverno super rigoroso, uma das famílias que morava por essa área tinha sido atacada por alguns nativos americanos. Para completar a situação, as crianças dessas famílias passaram a ter sonhos e pesadelos estranhos por causa das histórias que ouviam de escravos. Conseguiram imaginar o cenário?

As crianças começaram a agir de forma estranha e o motivo que eles encontraram para justificar esses comportamentos foi a bruxaria. Em 1692 ocorreu um grande julgamento de mulheres que eram apontadas como bruxas, como se fosse uma caça às bruxas mesmo! As pessoas eram condenadas sem provas concretas e condenadas à morte. Esses julgamentos só foram encerrados quando a mulher do governador foi considerada bruxa. Ele afirmou que ela não era uma bruxa e que, a partir de então, as pessoas só seriam condenadas caso houvesse provas de que ela tinha realmente cometido bruxaria. É uma história bem doida, né?

Hoje em dia, Salem tem uma das festas de Halloween mais animadas dos Estados Unidos. Se você sempre sonhou em participar de uma festa de dia das bruxas americana, essa é a cidade perfeita! O clima de bruxaria se espalha por toda a cidade e todas as pessoas entram no espírito da festa.  

Onde se hospedar

Foto: Divulgação

Como Salem fica próxima de Boston, a maioria das pessoas acabam se hospedando por lá. Se esse for o seu caso, o Hotel Commonwealth é uma ótima opção. Ele foi a hospedagem escolhida por nós e o quarto que ficamos era enorme! Adoramos a decoração e ele era muito confortável. Se você quiser ver o tour do quarto que fizemos para o vlog é só clicar aqui!

Outros hotéis interessantes por Boston são o The Verb Hotel e o The Boxer Boston. Agora, para quem quiser se hospedar em Salem, a melhor alternativa é, sem dúvidas, o The Hotel Salem. Ele é bem novo e super moderninho, do jeito que eu e o Paulo gostamos. Nos demos uma passadinha nele para tomar um drink no bar deles, chamado The Rooftop, e nos encantamos com o local.

Como se locomover

Foto: Kevin Laminto

Chegar em Salem é bem simples, tanto de carro como por algum outro meio de transporte. Eu e o Paulo, por exemplo, escolhemos ir de ferry. Saindo de Boston, a viagem dura mais ou menos 50 minutinhos.

Se você estiver de carro, em menos de meia hora consegue chegar na cidade. Quanto aos passeios pela cidade, pode ter certeza que você vai conseguir fazer tudo a pé! Todos os locais são bem próximos uns aos outros. Além disso, você tem a oportunidade de curtir mais a região ao caminhar pelas ruas e explorar a cidade com mais tranquilidade.

Onde comer

Foto: Divulgação

Já tinha adiantado essa informação para vocês, mas não custa nada reforçar. A culinária de Salem é simplesmente maravilhosa. Como a cidade fica muito próxima do mar, a base de boa parte dos pratos é de frutos do mar. Para quem curte esse tipo de gastronomia mais fresca, os restaurantes de Salem são o paraíso.

Eu e o Paulo fomos apenas no Tuner’s Seafood, mas ficamos com vontade de conhecer vários outros lugares. O Paulo pediu por um taco de peixe acompanhado com guacamole e eu por uma massa com molho de tomate e pimentão cereja. Nós dois adoramos nossas escolhas! Além dele, outras duas opções incríveis são o Ledger Restaurant e o Bambolina.

Se você for como eu, que ama experimentar novos ingredientes e pratos, recomendo fazer algum food tour pela cidade. Caso você tenha interesse, é só clicar aqui 😉

Museus e marco histórico

Foto: @m3mentom0ri

Como vocês devem ter percebido, Salem é um local cheio de história. Por esse motivo, os museus de lá são super interessantes. Para quem ficou curioso em conhecer mais sobre a história das bruxas, o Salem Witch Museum é uma das melhores opções. O ingresso para adultos custa $12! Quem curte arte também irá adorar conhecer o Peabody Essex Museum. A entrada dele é um pouco mais cara, custando $20.

Diferente da maioria dos museus, ele se dividiu por regiões do mundo e com uma forma de exposição das peças super diferente. Você vê muitas coisas ao mesmo tempo mas, mesmo assim, não fica cansado e nem entediado.

Por último, mas não menos importante, a The House of Seven Gables. Essas casas com topinho triangular serviram de inspiração para um livro com esse mesmo nome, escrito por Nathaniel Hawthorne. A casa também já foi um museu e o dinheiro dos ingressos era convertido em ajuda para os imigrantes que chegavam na região. Vale muito a pena visitar, e a entrada fica em torno de $16 🙂

Lojas

Foto: @olde_pepper_candy

Mesmo sendo uma cidade pequena, a variedade de lojas de Salem é maravilhosa. A Ye Olde Pepper Company não pode ficar de fora do seu roteiro. Ela foi a primeira companhia de produção de balas e doces dos Estados Unidos, fundada em 1806. Os dois doces mais icônicos por lá são o Gibralters e o Black Jack.

A Houswitch Home + Healing é outra loja que não pode deixar de ser visitada. Eles vendem velas e vários produtinhos com o objetivo de deixar os ambientes mais agradáveis ou então para fazer com que você se sinta bem, sabe? Além delas, quem curte produtos de beleza artesanais irá amar conhecer a Artemisia Botanicals. Caso você tenha interesse em conhecer peças de artistas locais, a Artist’s Row é a loja ideal!

***

Eu poderia passar uma semana por Salem sem enjoar de caminhar pela cidade e conhecer locais diferentes. E vocês, ficaram com vontade de conhecer a cidade também?