Procurando restaurantes com uma comida deliciosa? Não faltam opções boas de restaurantes por São Paulo! Dos locais mais luxuosos à restaurantes simples e de bairro – a cidade oferece de tudo um pouco. É incrível como a culinária de São Paulo é tão rica em sabores, além dos inúmeros restaurantes de culinária internacional.

Fiz uma seleção com os meus preferidos para compartilhar com vocês. Tem restaurante para todos os gostos (e bolsos)! Preparados? Então, já podem pegar um papel ou o celular para anotar as dicas, porque vocês ficarão com água na boca vendo pratos super apetitosos 😉

Orfeu

Com um ambiente super moderninho e comida caseira deliciosa, o Orfeu é um dos nossos restaurantes preferidos de São Paulo. Ele pertence ao mesmo grupo do Chez Oscar e do Bar Secreto, então não teria como não ser gostoso.

Apesar das opções no menu serem pratos tradicionais e já conhecidos por todos nós, o tempero do chefe da casa faz toda a diferença, criando um sabor único. A campeã de pedidos da casa é, sem dúvidas, a feijoada. O baião de dois também é uma ótima escolha, principalmente para quem não come carne!  

La Central

Foto: @isabelamarques

Gosta de comida mexicana? Se sua resposta for sim, este restaurante é perfeito para você! Localizado no térreo do Copan, o La Central é um dos locais mais procurados do centro da cidade quando se trata de gastronomia mexicana. Além disso, as paredes de concreto e os pêndulos de luz criam uma atmosfera rústica e, ao mesmo tempo, muito aconchegante.

Quanto aos pratos, recomendo a quesadilla frita de cogumelos e o picadillo La Central, feito basicamente de chile de carne moída, purê de feijão, milho, totopos e queijo fresco ralado. Banana e ovos fritos também acompanham o prato. Os drinks do local costumam receber muitos elogios, vale a pena provar.

Bar Estadão

Foto: @paulocuenca

O Bar do Estadão não tem nada de luxuoso ou moderninho, mas é um dos locais mais incríveis da cidade. A lanchonete existe desde 1968, porém os atuais proprietários estão com o ponto desde 1974. É um ambiente super descontraído e ótimo para passar horas conversando com os amigos, não importa a hora.

O sanduíche de pernil deles é incrível e é o lanche mais pedido por lá. Para vocês terem uma ideia, eles costumam consumir 30 peças de pernil por dia – cada uma tendo em média 7 kg!

Saiu de uma balada ou de uma festa e está procurando um lugar aberto para comer? É só dar uma passadinha pelo Bar do Estadão. Eles ficam abertos de segunda a sexta e funcionam 24 horas por dia 😉

Rinconcito Peruano

Foto: @rinconcitoperuano

Apesar de não ser o tipo de culinária que estamos muito acostumados, a comida peruana tradicional tem caído no gosto de muitas pessoas. Isso explica o sucesso do Rinconcito Peruano, que fica pertinho do metrô República. As porções são super bem servidas e os pratos não costumam ser caros.

A especialidade do Rinconcito é o ceviche. Com um tempero super original e equilibrado, outro diferencial é a porção de milho peruano que acompanha o ceviche. Tanto o sabor como também a textura desse milho são bem diferentes, e é uma ótima oportunidade para provar algo novo. A sobremesa clássica do local é o alfajor, que inclusive já tem receita aqui no site 😉

Bar da Dona Onça

Foto: Divulgação

Outro restaurante/bar super movimentado pelo centro de São Paulo é o Bar da Dona Onça. Por ser um local muito movimentado, ele costuma estar sempre com um tempo de espera alto. Por esse motivo, vá preparado para passar alguns minutinhos na fila.

O cardápio é bem diversificado e com opções para todos os gostos, desde peixes e frutos do mar até massas e carnes. É interessante ver o quanto eles conseguem ser originais recriando receitas super tradicionais e brasileiras, tanto nos sabores como também na apresentação. A linguiça de boi ao molho madeira, servida com purê de batata, por exemplo, é servida com um empratamento super moderno e elegante.

Hot Pork 

Foto: @mar.eela

Cachorro-quente é um lanche que possui diferentes versões dependendo de onde você for, tanto no Brasil como também em outros lugares do mundo. No entanto, uma receita mais diferente ainda é a feita pelo Hot Pork. Eles possuem dois tipos de salsicha, sendo que uma delas é de carne suína e a outra vegetariana, preparada com um mix de cogumelos e tofu.

Os acompanhamentos também não são nada tradicionais: ketchup de maçã, mostarda de tucupi, maionese e picles de cebola roxa. Pode parecer uma combinação estranha, mas a junção de todos esses ingredientes é simplesmente divina!

Z Deli

Foto: @bgeraldi

Quem nos acompanha há algum tempinho sabe que nós adoramos o Z Deli. Confesso que fico incomodada por eles só terem uma opção vegetariana no menu, mas ela é deliciosa, assim como todos os outros sanduíches do local. Eles contam com três unidades pela cidade, sendo que a do centro fica a menos de cinco minutos do metrô República.

Os hambúrgueres servidos por lá estão entre os mais saborosos e bem servidos de São Paulo. O sanduíche de pastrami e o Deli Burguer são alguns dos preferidos dos frequentadores do local. Alguns dos lanches são tão grandes que nem mesmo cabem na mão, então vá preparado para comer bastante e sair de lá super satisfeito 😉

Esther Rooftop

Foto: Divulgação

Embora seja um restaurante caro, o Esther Rooftop é o exemplo perfeito de bistrô francês. Além das refeições saborosas, você poderá desfrutar de uma vista privilegiada do centro de São Paulo, em especial da Praça da República. Ah, e você provavelmente já deve ter escutado falar do chef da casa, o Olivier Anquier!

Como todo e bom restaurante com clássicos da gastronomia francesa, você irá encontrar terrines e diferentes cortes de carne. A comida é saborosa e sofisticada, com drinks também muito criativos e variados. Para a sobremesa recomendo o brioche com massa super amanteigada, servido com calda de caramelo, maçã cozida e gelato de caramel au beurre salé.

Casa do Porco

Foto: Divulgação

O chef e dono da Hot Pork também faz um sucesso com a Casa do Porco. Como o próprio nome já diz, todos os pratos por lá são baseados em algum corte da carne suína. Os drinks da casa também são incríveis e acompanham bem todas as opções disponíveis no cardápio.

O local costuma estar sempre cheio e com filas, mas a espera é compensada assim que você ter a primeira garfada no prato que escolheu. O protagonista por lá costuma ser o Porco San Zé, acompanhado com tutu de feijão, farofa de cebola e outra de ovo, tartar de banana, salada de couve e também de almeirão. É super completo e ideal para dividir com alguém caso você não esteja acostumado a comer muito 🙂

Famiglia Mancini

Foto: Passione Per Viaggio

Não poderia faltar uma boa culinária italiana nessa lista, não é mesmo? Há quem diga que o restaurante Famiglia Mancini é o mais gostoso de São Paulo quando se trata desse tipo de gastronomia. Para você chegar às suas próprias conclusões, já pode adicionar ele à sua wishlist de lugares para conhecer.

O fettuccine à genova, com lascas de bacalhau, tomate fresco, azeitonas pretas e manjericão é um clássico servido por lá. A Mezzaluna à Mamma di Luca é outra alternativa que está entre as mais saídas!

***

Como vocês devem ter percebido, o centro de São Paulo é uma surpresa a cada esquina. Em uma única rua você encontra um restaurante super sofisticado e outro mais simples, ambos com comidas deliciosas. Prometo que vocês não irão se arrepender de conhecer pelo menos um desses lugares da lista 🙂