Depois de uma noite bem estranha em uma casa/hotel com panelas embaixo da cama, nosso primeiro dia em Gunib começou com um café da manhã reforçado. O dia foi dedicado a passeios por essa região no Cáucaso que, dificilmente, recebe turistas estrangeiros. Como já tinha contado nesse post, se você pretende conhecer a República do Daguestão, um guia local é imprescindível, tá?

Enfim, depois de um café da manhã com cara de almoço, nós fomos conhecer um pouco dessa cidade montanhosa supergostosa. O local possui até mesmo um sanatório, afinal, é uma das regiões mais bem recomendadas para quem tem asma porque o ar é bem puro! Demos sorte do dia estar bem aberto com um solzinho gostoso, sabe?

De lá nós fomos para um dos passeios mais legais que fizemos na área! Fomos conhecer a SalTinskiy Vodopad que é uma cachoeira que fica bem próxima a Gunib. O passeio até lá precisa ser feito a pé e descalço porque a caminhada até a cachoeira do meio da pedra é na água! Realmente não é tão fácil assim e não recomendo muito para quem não tem muito condicionamento ou equilíbrio, haha 😉

Apesar da água bem gelada, o visual lá dentro vale super a pena. Eu e o Paulo ficamos encantados durante todo o trajeto!

É claro que depois de tanto andar, nós fomos comer. O senhor que nos acompanhou na cachoeira nos levou até a casa dele e lá sua esposa preparou um almoço delicioso e todinho feito por ela. Quando falo tudo, é tudo mesmo: ela tira o leite da vaca, faz queijo caseiro, prepara linguiça, faz a massa… Ela não usa nada industrializado, é impressionante! Ainda aprendi a fazer um delicioso Khinkali com todas as técnicas tradicionais!

No vídeo a gente ainda mostra toda a estrutura da casa que é bem interessante. Além de buracos nas paredes para ventilar todos os ambientes, os tapetes nas paredes para aquecer os cômodos e as duas cozinhas (uma usada nas épocas mais quentes e outra no inverno rigoroso) chamaram muito a nossa atenção!

O nosso fim de tarde e noite foi na estrada; e posso falar? Foi um dos trajetos mais lindos que já fizemos na vida! A região de Gunibsky é toda cheia de montanhas e quando chegamos na parte mais alta da estrada o visual era maravilhoso – ainda mais no pôr-do-sol! Nós ainda tivemos a oportunidade de ver a cidadezinha (hoje abandonada) mais antiga da área: Gamsutl’!

As ruínas no meio da montanha impressionam, ainda mais por continuarem de pé mesmo sendo construídas com água e argila. O local é realmente de tirar o fôlego e se você quiser ver mais detalhes é só assistir o vlog completíssimo aqui embaixo 😉