Apesar da pizza não ter sido criada pelos italianos, e sim pelos egípcios, o prato é conhecido como um alimento típico da Itália. Pode-se dizer que lá eles aprimoraram o sabor e a massa da pizza. Diferente de nós, brasileiros, os italianos não costumam exagerar nos recheios e valorizam muito a massa.

Dependendo do restaurante que você for, a espessura da massa pode variar, assim como os sabores, mas a essência é a mesma. Lá, as massas são abertas com a mão, por isso na maioria das vezes elas não possuem um formato perfeito de círculo. Se você está planejando ir a Roma e quer saber onde provar pizzas deliciosas, já pode ficar tranquilo! Escolhi alguns dos lugares que são conhecidos por venderem pizzas maravilhosas, então anotem as dicas 😉

Emma 

Foto: Goop

O Emma conquista cada vez mais clientes por causa da qualidade de seus produtos e do ambiente super agradável. Para quem quiser jantar em mesinhas ao ar livre, o Emma é a pizzaria ideal. Eles são extremamente preocupados com a proveniência dos produtos que utilizam, por isso fazem questão de mostrar aos clientes, no menu, de onde vem cada um deles.

A maior parte dos ingredientes são produzidos artesanalmente, ou seja, tudo é muito fresquinho e saboroso. A variedade de massas e recheios também é enorme e fica até mesmo difícil escolher. Ah, eles têm diversas opções vegetarianas e veganas, tudo bem sinalizado no menu.

La Pratolina 

Foto: Divulgação

Uma das coisas que eu mais gosto desse lugar é que a pizza deles não é muito convencional. Estamos acostumados com o formato de círculo nas massas, mas lá eles fazem suas pizzas em formatos ovais! Os chefs também usam um fermento que cresce durante 48 horas, deixando a massa um pouco mais grossa e espessa. Uma das pizzas mais interessante é a vegetariana, recheada com berinjela, alcachofra, abobrinha e pimentão.

Sbanco 

Foto: @bemartina

A atmosfera do Sbanco é super informal e não é à toa que essa é uma das pizzarias mais populares de Roma. A maioria das pessoas come a pizza acompanhada de uma cerveja artesanal – uma combinação perfeita, né? A massa é bem leve e o sabor mais pedido é a clássica marguerita. A mussarela de búfala é um dos diferenciais do recheio italiano. Ah, o forno a lenha deixa um sabor inconfundível na pizza e é claro que o resultado é delicioso.

Da Remo 

Foto: @ladyironchef

Essa é uma das pizzarias mais movimentadas de Roma, portanto já vá preparado para enfrentar alguns minutinhos na fila! A massa desse lugar é muito crocante e eles possuem sabores que agradam a todos os gostos, desde a tradicional marguerita até uma pizza de brócolis com carne de salsicha. Bem inusitado, né? 

O ambiente pode ser um pouco barulhento, já que muitos turistas e moradores vão até o restaurante. Mas para mim isso não é um grande problema, principalmente quando a comida é bem feita e saborosa.

La Gatta Mangiona 

Foto: @luisa

Esse é o tipo de restaurante pouco conhecido por turistas, mas super frequentado pelos moradores da região. A pizzaria La Gatta Magiona, comandada pelo chef Giancarlo Casa, oferece tanto os sabores mais tradicionais até outros mais ousados e diferentes. Além de pizzas, você também pode pedir por alguma massa ou um prato com carne.

Um dos recheios que não estamos muito acostumados a ver por aqui é a pizza ortolana. Na versão desse restaurante ela leva molho de tomate, queijo fior di latte, abobrinha, beringela, pepeporini e provolone defumado. É uma explosão de sabores e vai agradar muito quem gosta desses legumes!

Li Rioni 

Foto: The Photo Passport

O Li Rioni é uma das pizzarias mais movimentadas do bairro perto do Coliseu, e isso só tem uma explicação. As pizzas são deliciosas, com as massas bem fininhas e crocantes. Recomendo que você vá nessa pizzaria quando não tiver muita pressa, já que o serviço pode demorar um pouco devido à grande quantidade de clientes. Mesmo que tenha esse pequeno problema, vale muito a pena experimentar a pizza desse lugar incrível. Um dos pontos mais altos é o molho de tomate bem saboroso e com uma textura ótima.

Farinè la Pizza 

Foto: @quinnsmwong

O Farinè é surpreendente e eles fazem uma massa incrível. Uma das coisas mais interessantes sobre esse lugar é que eles deixam a massa descansando por aproximadamente 72 horas e isso faz com que ela fique ainda mais crocante. 

Outra coisa legal é que eles possuem três tamanhos de pizza, portanto, se você quiser somente uma pequena para experimentar, eles farão! Atualmente, eles têm apenas 8 sabores, todos igualmente gostosos e clássicos. Se não quiser comer a clássica marguerita, a pizza pastorale é uma boa opção.

Pinsere Roma 

Foto: @isabellaajj

O Pinsere é um lugar bem pequeno e super aconchegante, com várias pizzas autênticas. Além do tamanho delas ser menor do que o comum, eles oferecem algumas opções vegetarianas e até mesmo veganas – tendo apenas legumes no recheio.

Por elas serem menores, o valor também é mais baixo. A mais barata, chamada bianca, custa apenas um euro!  É uma ótima opção para comer no almoço ou para quem tem pouco tempo na cidade e não tem com quem dividir uma pizza inteira.

FornoCampo de’ Fiori 

Foto: @alya.james

Embora o Forno Campo de’ Fiori seja uma padaria, eles vendem uma pizza excelente e não poderia deixar de colocar na lista. As pizzas por lá são geralmente vendidas em pedaços retangulares. Dependendo da sua escolha, como caso da pizza bianca, ela parece até mesmo um sanduíche.

O bom desse lugar é que, além de comer uma pizza deliciosa, você pode provar também doces e também conhecer a variedade de pães deles. É o programa perfeito para um brunch ou um café da tarde mais reforçado, né?  

***

Confesso que até fiquei com fome depois de ver tantas pizzas! Esse prato é tão saboroso e versátil que dificilmente você encontrará alguém que não goste. Outro lugar que também vende uma pizza deliciosa é o Pizzarium, mas já falei dele para vocês no post de melhores restaurantes em Roma. Se você ainda não viu, é só clicar aqui para ler 😉