Vocês estão cansados de saber o quanto eu amo sorvete, né? Essa é a sobremesa perfeita para quem curte doces gelados e fresquinhos – principalmente em dias quentes. Logo mais, eu e o Paulo vamos embarcar para Roma e estamos super animados para tomar os famosos gelatos italianos.

A cidade é cheia de gelaterias tradicionais e também outras mais novas que estão constantemente em busca dos melhores sabores. Na maioria das vezes, o pessoal costuma pedir pela massa cremosa servida na casquinha, mas copinhos e picolés também são bem-vindos por lá. Para você não cometer o erro de ir até a Roma e voltar sem ter provado pelo menos um gelato, fiz essa listinha com alguns dos melhores lugares para experimentar essa maravilha!

Giolitti 

Foto: @ciao_down2018

A Giolitti é uma das gelaterias mais tradicionais de Roma, aberta em 1900! Por esse motivo, também é uma das mais lotadas. Se quiser tomar o sorvete macio e cremoso desse local, é muito provável que tenha que esperar um pouco para ser atendido. 

O tempinho aguardando vale muito a pena, principalmente por causa da enorme variedade de sabores. Você pode experimentar antes de fazer sua escolha final, então é uma ótima forma de provar algo que realmente agrade o seu paladar. Quem gosta de sorvetes de fruta não pode deixar de provar os de mirtilo e coco, são deliciosos!

Fatamorgana 

Foto: @sandz24

Outro favorito dos moradores da cidade e também dos turistas é o Fatamorgana. Todos os gelatos são super cremosos e as receitas usam produtos naturais. O de menta, por exemplo, é feito com as próprias folhinhas da planta. Inclusive, já ensinei para vocês uma receita desse sabor, lembram? Para ver é só clicar aqui.

Todos os sabores disponíveis nas duas unidades do Fatamorgana são super criativos. Vários deles você dificilmente irá encontrar em outro lugar. Entre as opções mais autênticas estão o gelato de cerveja e o de queijo gorgonzola.

Il Gelato di San Crispino 

Foto: @sarah_dfv

Uma das coisas mais interessantes em relação ao Gelato di San Crispino é que vários dos sabores são feitos com frutas sazonais. Ou seja, dependendo da época que você for, encontrará diferentes tipos de gelatos. Além disso, inovar constantemente as opções da loja também mostra que eles usam ingredientes fresquinhos e naturais.

Outra vantagem dessa gelateria é que suas duas unidades ficam próximas de pontos turísticos – uma perto do Panteão e outra da Fontana di Trevi. Se estiver por perto, não deixe de passar por lá. Caso queira arriscar algum sabor excêntrico, recomendo o de uísque e alcaçuz!

Come Il Latte 

Foto: @gnamroma

Por ser uma gelateria pequena e bem discreta, a Come iI Latte passa despercebida por muitas pessoas. Assim como Il Gelato di San Crispino, eles trabalham com frutas e ingredientes da estação, além de usarem leite fresco em todas as massas.

Tudo é feito de forma artesanal e a proprietária do local, Nicoletta Chiacchiari, não usa nenhum tipo de gordura hidrogenada, conservantes e outros tipos de aditivos. Os sabores que mais estou com vontade de experimentar são os de caramelo salgado, café e mascarpone com biscoito Gentilini, bem típico da Itália.

Frigidarium

Foto: @bobbiefuffi

Com uma massa super cremosa e cheia de sabor, os gelatos do Frigidarium tem conquistado cada vez mais o coração de turistas e italianos. Os sabores mais clássicos são os mais pedidos por lá, como o de pistache. Além dos gelatos tradicionais, eles também vendem outros mais ousados, como o de mascarpone com peras.

Ah, você pode complementar o seu gelato com uma cobertura deliciosa de chocolate ao leite ou então de chocolate branco. De bônus, vem um biscoitinho enfeitando o topo da casquinha ou do potinho. Só de imaginar já fiquei com água na boca.

Otaleg 

Foto: @monicasmeragliuolo

O próprio nome dessa gelateria já sugere algo criativo – Otaleg é gelato escrito ao contrário! A originalidade do nome também se reflete nos sabores variados do local. O mais famoso entre os clientes é o de zabaione com marsala – uma sobremesa típica da Itália, mas servida de forma diferente da tradicional.

Grande parte dos sabores dos gelatos desse lugar são bem ousados e vários deles são feitos com queijo. Alguns levam pecorino romano e pecorino sardo – queijos característicos da região. Quem está em busca de um perfeito gelato italiano não pode deixar a Otaleg de fora do roteiro.

Neve di Latte 

Foto: @lavigiammaria

O diferencial do Neve di Latte é a produção de gelatos feita inteiramente com produtos orgânicos. Para as pessoas que preferem algo com teor calórico menor, o sorvete desse lugar é a opção perfeita. Os sabores de frutas são os que mais vendem, como o de framboesa com amora e mirtilo.

A receita deles deixa a massa muito macia e concentra todo o gosto dos ingredientes, ou seja, é um produto mais saudável e super saboroso. Uma das unidades dessa gelateria fica próxima ao Maxxi, então, se estiver lá por perto aproveite para tomar um gelato delicioso no Nede di Latte.

Gelateria del Teatro 

Foto: zachspassport

A Gelateria del Teatro é uma das mais conhecidas da cidade e a preferida de muitas pessoas. Todos os ingredientes são de alta qualidade e os cones deles são simplesmente incríveis. É um ótimo lugar para sentar nas mesinhas ao ar livre e apreciar o sabor do gelato sem pressa.

A decoração da gelateria é bem simples, mas não deixa de ser um charme. Ah, as três unidades da gelateria ficam próximas de pontos turísticos. Não têm desculpa para deixar de ir em alguma delas, né? Para conferir os endereços certinhos é só dar uma olhada no site do local.  

***

Quanta coisa boa em um só lugar, né? Já percebi que vou demorar para escolher os locais do nosso roteiro porque todos eles são maravilhosos! Sempre gosto de saber as opiniões de vocês, então não deixem de comentar aqui se conhecem outras gelaterias legais por lá 😉