Sabe quando uma cidade une diversas características e não faltam motivos para você querer visitá-la? Não estou falando de uma grande metrópole, mas sim de Paraty, no Rio de Janeiro. A cidade é muito mais do que apenas o palco da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), viu?!

5-motivos-para-visitar-paraty-rio-de-janeiro-viagem-dn-1

Foto – Pousada Vistamar (Divulgação)

Tenho certeza que depois de saber alguns motivos pelos quais esse lugar é tão amado, você também vai querer passar alguns dias das suas férias (ou até um final de semana) por lá 😉

Centro histórico

5-motivos-para-visitar-paraty-rio-de-janeiro-viagem-dn-01

Foto – Minha Dromomania

Eu adoro centro históricos! Ruas apertadinhas, arquitetura antiga, calçadas de pedra… Tudo isso vêm do período colonial, quando Paraty abrigava o principal porto exportador de ouro do país. O centro da cidade permanece muito conservado e as fachadas da época continuam por lá.

Além de se perder e se encantar pelas ruas charmosas, vale a pena visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra.

Localização

5-motivos-para-visitar-paraty-rio-de-janeiro-viagem-dn-3

Foto – Mauricio Oliveira

Paraty fica próxima tanto à Angra dos Reis (RJ) como a Ubatuba (SP). Você pode se hospedar na cidade e tirar algumas horas para conhecer as praias lindas da região – Trindade também fica ali pertinho 😉

Praias e passeios de barco

5-motivos-para-visitar-paraty-rio-de-janeiro-viagem-dn-4

Foto – Room5

No verão, a Praia do Sono é uma parada praticamente obrigatória em Paraty: água cristalina e areia branquinha. É claro que para quem busca sossego e quer conhecer lugares mais “isolados”, também existem algumas opções.

Os passeios de barco/escuna levam os turistas para praias que não possuem acesso por terra e para algumas ilhas – a Ilha do Pelado é uma das mais recomendadas!

Cachoeiras e trilhas

5-motivos-para-visitar-paraty-rio-de-janeiro-viagem-dn-5

Foto – De Garfos e de Quartos

Para quem curte passeios pela natureza, também existem boas alternativas em Paraty! A cachoeira do Tobogã, também conhecida como do Penha, é bem famosa na região. As cachoeiras da Pedra Branca e do Iriri também são ótimas e mais vazias.

Comida boa

5-motivos-para-visitar-paraty-rio-de-janeiro-viagem-dn-6

Foto – Trilhamarupiara

Bons restaurantes, bares e cafés não faltam pela cidade! Caminhando pelas ruas do centro você vai se deparar com restaurantes dos mais variados estilos e gostos – o Banana da Terra é um dos mais conhecidos e bem avaliados. Você também vai encontrar pizzarias, bistrôs e até restaurante de comida tailandesa! Opções não faltam 😉

***

Já conhece Paraty? Conte aqui nos comentários o que achou dessa cidade tão charmosa!