Não tem nada melhor do que estar viajando e, ainda assim, se sentir em casa ao tomar um cafézinho e se deliciar com uma fatia de pão quentinho, né? Por esse motivo, eu e o Paulo sempre pesquisamos cafés diferentes e aconchegantes para nós visitarmos quando vamos para algum destino diferente.

Um dos últimos lugares que fomos foi o Rio de Janeiro e, apesar de já termos ido para a cidade algumas vezes, sempre acabamos conhecendo algum cantinho novo. Dessa vez, pesquisamos lugares interessantes para tomar café e achamos opções incríveis. Curiosos para saber quais são? Então é só continuar lendo e anotar todas as dicas 😉

The Slow Bakery

Foto:@antonini.fotografia

Quem acompanha nosso canal já ficou sabendo um pouco sobre a The Slow Bakery. Aliás, se você ainda não viu esse vídeo, é só clicar aqui. O lugar costuma estar sempre lotado, principalmente porque os pães artesanais dele são um sucesso! O grande diferencial é que o pão foi inspirado na receita de sourdough, uma massa criada em São Francisco. É super aerado e leve, com um sabor bem caseiro. O ambiente fica até mesmo com fumacinha por causa das novas fornadas de pão que saem constantemente.

Além do pão, tem outro motivo muito especial para vocês conhecerem esse local. Eles vendem um bolo fudge delicioso, e a receita usada para o preparo dessa maravilha foi criação minha. Se você sempre quis provar alguma receita que eu faço lá no canal, mas não tentou reproduzir em casa, é só ir até a The Slow Bakery!

Café Secreto

Foto: @biameirelles

Como o próprio nome já diz, o Café Secreto é um cantinho escondido no Rio de Janeiro perfeito para quem está em busca de um pouco de tranquilidade. Ele fica localizado no Largo do Machado, na região sul da cidade. Mesmo sendo pequeno e com poucas mesas, eles possuem vários clientes, ficando sempre movimentado.

Café para eles é coisa séria, por isso a dona, Gabriela Ribeiro, escolhe sempre grãos variados para agradar a todos os gostos. A casa usa os grãos da marca Isso é Café, uma produção que existe desde 1850. Ah, para acompanhar a bebida, recomendo que você peça por uma fatia do bolo do dia. As sobremesas por lá costumam ser super elogiadas e têm aquele sabor de doce de mãe, sabe?

Gabo Café

Foto: @carlaalvesfotografia

Outro lugar imperdível no Rio é a Fábrica Bhering. Ela foi a primeira a produzir chocolate no Brasil e, depois de fechada, passou vários anos abandonada. Como o espaço era enorme e com um ótimo potencial para ser apropriado por algum outro tipo de atividade, o local foi restaurado e hoje conta com várias pequenas empresas e artistas que expõem seus trabalhos.

A estrutura da fábrica foi mantida, então vários ambientes tem aquela carinha rústica que eu adoro. Um dos lugares mais legais por lá é o Gabo Café. Ele serve pratos vegetarianos bem simples, mas cheios de sabor e preparados com muito carinho. Entre as opções do menu estão hambúrguer de quinoa com batata-baroa, queijo gratinado, shiitake, broto de alfafa e catchup de caju, além do risoto de legumes refogados no azeite com alecrim. Só de imaginar já fiquei com água na boca!

Confeitaria Colombo

Foto: Divulgação

Sei que estamos falando de vários cafés moderninhos, mas eu não poderia deixar de fora a Confeitaria Colombo. Clássica e tradicional, a empresa existe a mais de 120 anos e é considerada patrimônio cultural e artístico do Rio de Janeiro. Conhecer esse local é como fazer uma pequena viagem no tempo e entrar em um espaço cheio de história.

Além da decoração bem grandiosa, as receitas de doces e salgados usadas por lá fazem sucesso desde sempre. Os doces e tortas são super fresquinhos, sendo que o mil-folhas é um dos mais vendidos. Entre os salgados, a estrela da casa costuma ser a Maravilha de Camarão.

Plage Café

Foto: @paulasarzano

O Parque Lage é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro. Além de ser um ambiente lindo projetado pelo paisagista inglês John Tyndale em 1840, o local conta com um café delicioso. Ele fica no pátio central de uma mansão do século XIX, e o serviço inclui café da manhã, brunch e almoço.

É a opção de passeio perfeita para ser feita na parte da manhã e aproveitar para começar o dia com uma refeição deliciosa. Algumas das opções do menu são o sanduíche de pernil no pão de leite, broinhas de milho recheadas com ricota e cream cheese e, para o almoço, peito de frango na crosta de milho e páprica, servido com guacamole e tomate cereja assado.

***

Qual o lugar preferido de vocês para tomar café no Rio de Janeiro? Comentem por aqui se é algum desses da lista! Caso vocês tenham outras sugestões, também não deixem de compartilhar com a gente 😉