A procura por restaurantes vegetarianos e veganos faz parte da rotina das pessoas que seguem esse tipo de alimentação. Alguns lugares até oferecem algumas opções, mas na maioria das vezes são pratos muito básicos como saladas e risotos. É como se eles tivessem preguiça de montar mais um cardápio especial e elaborado, sabe?

Em Florianópolis, por exemplo, as alternativas são bem escassas. De qualquer forma, estabelecimentos voltados para uma culinária mais saudável são os melhores lugares para quem não consome carne animal. Então, para facilitar a busca de vocês, separamos os três restaurantes vegetarianos e veganos mais bem avaliados de Floripa!

Botânico

Foto: Divulgação

No Botânico você irá encontrar pratos saudáveis e com ingredientes orgânicos. Embora o local sirva refeições com peixe, as opções vegetarianas e veganas são super variadas, formando pratos bem coloridos. O mais interessante é que praticamente tudo vem da horta deles, mantendo ao máximo a refrescância das verduras e legumes.

O espaço também funciona como uma floricultura, criando um mix bem agradável entre o verde dos bowls e sanduíches e da decoração do ambiente. Um dos pratos mais pedidos por lá é o bowl com almôndegas de pinhão, servido com um mix de grãos. Os smoothies e sucos da casa também são um sucesso. E o melhor de tudo – eles oferecem canudo de vidro para os clientes!

Origem

Foto: Divulgação

O Origem pode ser considerado um dos restaurantes mais incríveis de Florianópolis. E o por quê disso? Ele reduz ao máximo todo o lixo e gasto desnecessário, movimento que atualmente tem sido chamado de zero waste ou lixo zero. Os donos do local muito ligados em causas sustentáveis, refletindo esse estilo de vida na maneira como conduzem o restaurante.

Praticamente todos os pratos do Origem são vegetarianos, tendo como base legumes e especiarias. Além disso, o menu é feito de acordo com os ingredientes de cada estação. Ou seja, o cardápio varia de acordo com a época do ano. Para quem ficou curioso e quer saber algumas opções, aqui vão elas: ragu de cogumelos paris com tomates frescos e purê de batatas, nhoque de batata doce com molho de tomate fresco e toasts com guacamole ou cogumelo 🙂

Shiva

Foto: @dailyplates

Completamente vegano, o Shiva é o típico restaurante de buffet por quilo. A culinária deles é super criativa e com pratos muito coloridos. Eles fazem, por exemplo, bacon de coco e quibe de abóbora. Tudo é super bem temperado e saboroso. Os sucos e sobremesas também recebem muito elogios – vale a pena provar!

Como os pratos são muito variados, há quem diga que esse é o melhor restaurante vegano de Florianópolis. Para confirmar essa informação, é só ir lá e fazer a festa! Se vocês já conhecem o local, não deixem de comentar por aqui.

***

Para quem estiver planejando uma viagem internacional, recomendo que deem uma olhada nos posts de restaurantes vegetarianos de Buenos Aires e Nova Iorque 😉