Como a maioria de vocês já sabe, a base de diversos pratos tipicamente lusitanos é feita com carne vermelha ou peixes e frutos do mar. Por esse motivo, vegetarianos e veganos têm uma dificuldade um pouco maior em encontrar bons restaurantes. Nem todos os lugares do Porto possuem opções sem carne no menu, atrapalhando a experiência de quem visita a cidade e possui uma alimentação mais restrita.

Para ajudar todo mundo que tem esse tipo de dificuldade, assim como eu, fiz uma listinha com alguns dos melhores restaurantes veganos e vegetarianos do Porto. Alguns deles também contam com pratos com carne, uma boa opção para quem estiver com outra companhia. Além disso, todos eles são ótimas alternativas para quem quiser se alimentar de forma mais saudável durante a viagem. Desse modo, todo mundo come bem 😉

Em Carne Viva

Foto: @le.maggs

A decoração e a comida do Em Carne Viva são simplesmente incríveis. O ambiente é super charmoso e com um estilo bem clássico. As cores são mais neutras, tornando o local ainda mais fofo. Toda essa atmosfera romântica também está presente no menu servido pela casa.

Os pratos são inspirados na culinária regional, aproveitando os ingredientes de forma bem criativa. Um dos pratos mais interessantes é o “mil folhas” de vegetais, preparado com cenoura, abobrinha italiana, pimentão vermelho e creme de natas e queijo aromatizado com caril. Só de imaginar já sinto que é uma delícia!  

Época Porto

Divulgação
Foto: Divulgação

Para quem quer um café da manhã maravilhoso ou um almoço mais leve, é só ir ao Época Porto. Como sugerido pelo nome do local, eles só trabalham com ingredientes da época. Ou seja, tudo é muito fresquinho e colhido conforme a estação do ano. O cardápio costuma mudar diariamente, mas alguns pratos costumam se repetir.

A sopa de lentilhas e tomate com especiarias e o noodles de arroz sem glutén e com vegetais são dois pratos que estão sempre voltando ao cardápio. No caso do café da manhã, as panquecas e o bowl com frutas variadas são duas das opções mais gostosas.

Cultura dos Sabores

Foto: Divulgação

Um dos restaurantes mais encantadores da lista é o Cultura dos Sabores. Apesar de ter uma decoração mais simples, o ambiente dele é super aconchegante. Uma pequena parte dele possui um balcão com algumas cadeiras de balanço, tornando uma simples refeição em uma experiência mais lúdica, sabe?

Ele funciona como um buffet, então você pode montar o prato do jeito que preferir. Confesso que nem sempre acho esse tipo de restaurante muito bom, já que alguns alimentos acabam perdendo um pouco o sabor se ficam muito tempo expostos. Ainda assim, é um bom lugar para quem quer uma refeição rápida e gostosa.

Essência

Foto: @alessiafantini

Outro restaurante com pratos criativos e interessantes é o Essência. O foco deles é na culinária vegetariana e vegana, mas eles costumam ter entre duas a quatro opções para quem come carne. No caso do menu veg, as opções são super variadas e elas varia regularmente.

Entre os pratos que eles costumam servir estão o risoto de aspargos com funcho, o caril tailandês de legumes e o ravioli de espinafre e tofu em marinada de açafrão com molho de tomate. Os temperos e especiarias tornam cada ingrediente ainda mais especial, vale a pena conhecer o local!

DaTerra

Foto: Divulgação

O daTerra está quase sempre na lista de restaurantes preferidos dos vegetarianos e veganos que moram em Porto. Uma das vantagens dele é que ele possui duas unidades espalhadas pela cidade, uma na Rua Afonso Cordeiro e outra na Rua Mouzinho da Silveira. A comida é deliciosa e elogiada por praticamente todos que a experimentam.

Os ingredientes são quase todos biológicos e poucos deles são vindos de origem animal. Eles também funcionam com o esquema de buffet, ou seja, você escolhe o que quiser e monta o prato do jeitinho que gostar. Algumas das opções são berinjela com pasta de caju e tomate seco, tofu com manga ao pesto e vários tipos de tarte para a sobremesa.

O Macrobiótico

Foto: @entaocomeoque

Com uma decoração bem simples e fofa, o Macrobiótico surpreende com os sabores e texturas diferentes nos pratos. O menu é quase todo vegano e todos os pratos são super saudáveis. A chef Raquel Rocha tenta ao máximo proporcionar aos clientes uma cozinha natural e sustentável, usando produtos sazonais e biológicos.

As sopas do restaurante são sempre muito elogiadas, sendo que cada dia eles oferecem uma diferente. Os legumes são os elementos mais usados para compor os pratos e todos eles são sempre muito fresquinhos e escolhidos de produtores que tenham cuidado com o alimento!

O Diplomata

Foto: @brunaftsilva

Apesar de não ser um lugar estritamente vegetariano ou vegano, o Diplomata tem ótimos pratos sem carne ou produtos de origem animal. As panquecas e os bowls de açaís são especiais, cheios de sabor e com combinações bem diferentes e gostosas.

Eles contam com um menu especial para o brunch, sendo que todas as porções são servidas com panquecas. Você pode escolher pelos acompanhamentos, que costumam ser ovos mexidos, tomate, cogumelos ou o açaí. As saladas e torradas também são incríveis, como a torrada de pão rústico com berinjela, queijo de cabra e compota de frutos silvestres.

Casinha

Foto: Divulgação

Mais um café super charmoso para a lista! O Casinha tem um estilo bem moderninho e é ideal para quem quer comer algo mais simples ou só um snack, sabe? As saladas e quiches do local são muito elogiadas. Além disso, a maioria das pessoas que frequentam o café costumam pedir pelos deliciosos smoothies.

Eles também vendem pratos com carne, como panquecas recheadas com frango. No entanto, quase todos os pratos possuem uma versão sem carne. Nesse caso, por exemplo, eles oferecem uma panqueca com queijo e tomate! Já as sopas e as bebidas quentes são ótimas opções para dias mais frios.

***

Porto é cheio de lugares gostosos para comer, né? Cada cantinho tem um diferencial e todos os pratos são preparados com muito cuidado. Caso você também esteja em dúvida sobre quais passeios fazer, deem uma olhada nas dicas que dei em outro post aqui no site!