Roupas e itens de decoração ou utensílios vintage são sempre uma graça, né? Quem me acompanha há um tempinho sabe que eu adoro esse tipo de peça e adoro procurar por lojinhas que vendam produtos vintage em cidades e países que visito. Boa parte deles nós costumamos encontrar em brechós, mas ainda existem vários lugares especializados em produtos que tenham uma aparência mais antiga.

Como já falei para vocês os melhores brechós e lojas vintage de Lisboa, não poderia deixar Porto de fora. As duas cidades têm espaços incríveis para quem curte esse tipo de produto, então anotem todas as dicas. Para quem quiser economizar na hora de comprar alguma roupa ou lembrancinha, os brechós da lista também são ótimos!

Armazém

Foto: @ihatesunsets_

Um espaço cultural bem cool e diferente no Porto é o Armazém. Ele mistura diferentes tipos de negócios, tornando o espaço ainda mais interessante. A parte que mais nos interessa para esse post é a lojinha vintage, mas eles também possuem um cantinho para um bar e restaurante e também para algumas exposições de arte.

Além dos produtos vintage que ficam expostos por lá diariamente, o Armazém também recebe a Feira de Velharias & Vintage. O evento acontece todo terceiro fim de semana de todo mês, quem sabe você não dá a sorte de estar por lá nessa época, né? O local é interessante até mesmo para quem tiver apenas curiosidade, é um passeio super agradável 🙂

Usado Reciclado

Foto: Divulgação

Uma das melhores lojas para quem quiser montar um look vintage completo é a Usado Reciclado. Todas as peças da loja são incríveis, sendo que algumas delas são novinhas e outras de segunda mão. Cada item é escolhido pelas donas com muito cuidado, por isso a curadoria da UR é tão especial e diferenciada.

O sucesso da marca fez com que eles aumentassem o negócio, criando uma confecção própria e cheia de personalidade. Os cortes das roupas e os padrões das estampas são super originais e estilosos. Se você quer se vestir de um jeito único e com peças retrô não deixe de dar uma passada pela UR.

Ornitorrinco

Foto: Divulgação

Para compor um look com a cara dos anos 80, vá até a Ornitorrinco. A loja tem uma curadoria ótima de roupas tanto femininas como também masculinas, algo que nem sempre acontece. A maior parte das peças é colorida, com estampas e desenhos bem diferentes. As minhas favoritas são as jaquetas jeans e os suéteres bem confortáveis e quentinhos.

A localização dela é maravilhosa, a menos de dois minutos da Torre dos Clérigos, um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade. É só dar uma passadinha pela loja quando estiver por lá. Vale a pena tanto para quem curte garimpar em brechós como para quem quer apenas conhecer uma loja alternativa por lá.  

Passadopresente

Foto: Divulgação

A Passadopresente é ideal para quem está atrás de livros e objetos vintage. Ela reúne peças dos anos 20 até a década de 70, então você encontrará muita coisa inusitada e diferente por lá. Assim como a Armazém, a visita a esse lugar é interessante até mesmo para quem só quer dar uma olhadinha em objetos antigos.

Outras peças bem legais por lá são discos de vinil e cartazes de publicidade bem antigos. Como já falei para vocês, vários desses produtos podem ser usados como itens de decoração. É só ter criatividade e buscar referências!

Mão Esquerda

Foto: Divulgação

O principal diferencial da Mão Esquerda é o cuidado com a escolha das roupas e acessórios que serão vendidos por lá, bem como o ambiente mais neutro e com uma aparência menos bagunçada. A dona do local, Lígia Souza, quis criar um brechó com uma personalidade bem autêntica e cheia de personalidade.

Algumas peças são vintage asiático, dá pra imaginar? São peças bem diferenciadas, como kimonos em seda. Além dessa parte mais peculiar, lá você também encontrará blusões, casacos mais compridos, vestidos e saias de seda e outras roupas de anos passados.

PATCH Lifestyle Concept Store

Foto: Divulgação

Eu sempre procuro por lojas diferentes e que tenham um conceito diferente. A PATCH Lifestyle é uma concept store e é uma das mais legais que encontrei, pelo menos até agora. Eles vendem de tudo um pouco, mesclando produtos usados com outros novinhos.

Tudo tem um estilo mais rústico ou vintage, tanto os objetos de decoração como também as roupas e acessórios. Me encantei principalmente por toda a parte de decoração deles. Se vocês quiserem dar uma olhada, é só entrar na página de Facebook deles 😉

Mon Père Vintage

Foto: Divulgação

Outra queridinha dos amantes de brechó do Porto é a Mon Père Vintage. As roupas dela são todas vintage, mas do jeito que muita gente tem usado atualmente, sabe? Várias peças antigas estão voltando com tudo e a Mon Père é um ótimo lugar para encontrar algumas delas.

Os casacos corta vento coloridos, jardineiras e blusinhas e jaquetas com estampas bem divertidas são algumas das coisas vendidas na loja. Dá para se divertir bastante testando looks novos, principalmente se quiser ousar um pouco. Além disso, você terá peças únicas e super originais.

Coração Alecrim

Foto: Divulgação

Sustentabilidade tem sido cada vez mais importante para o nosso planeta. Pensando nisso, várias lojas procuram reutilizar produtos e dar vida a peças que teriam sido descartadas. A Coração Alecrim é uma dessas marcas, transformando objetos em novos produtos incríveis e cheios de estilo.

Vários produtos da loja são locais e todos eles seguem uma linha de simplicidade, que é a proposta das criadoras desse projeto. A carinha vintage de tudo na loja torna o lugar ainda mais charmoso, tanto os objetos de decoração como também as peças de roupa e outros acessórios ligados a casa e cozinha.

***

Todas as lojinhas da lista são super especiais e diferentes, né? Caso vocês queiram outras dicas sobre Portugal, não deixem de ficar atentos ao site. Estou postando várias informações interessantes sobre Porto e outras cidades do país ❤