Não importa se a paisagem é natural ou urbana – todo pôr-do-sol é sempre encantador, principalmente quando o céu está limpo. Quando viajo, por exemplo, sempre procuro por lugares altos ou que tenham vistas encantadoras. Aliás, esse momento do dia têm uma ótima luz para fazer fotos incríveis.

Porto é uma das cidades que iremos visitar esse ano e nossas pesquisas sobre ela estão a todo vapor. Procurando por lugares específicos para assistir ao pôr-do-sol, encontrei dicas super interessantes e vou compartilhar com vocês todas elas. Alguns pontos são mais óbvios, como os miradouros. Ainda assim, tenho certeza que você colocará pelo menos dois desses locais no seu roteiro de viagem 😉

Miradouro da Vitória

Foto: @angelamatarante

Se vocês leram os posts de Lisboa, devem ter percebido que miradouros são muito comuns por lá. Esse tipo de ponto turístico é muito comum por lá, sendo que alguns deles são pagos e outros gratuitos. Para a nossa felicidade, a entrada no Miradouro da Vitória não é cobrada!

Ele fica no antigo quarteirão judaico, uma região bem descolada e cheia de restaurantes legais. Um dos únicos problemas quanto a esse miradouro é que esse espaço em si é um pouco mal cuidado. No entanto, a vista é linda – vale a pena conhecer.

Ponte Dom Luís I

Foto: @mariemadeinchina

Um dos marcos do Porto é a Ponte Dom Luís I. Ela é usada tanto pelo metrô, como também por carros e pedestres. Como eu falei para vocês no post de 10 lugares para conhecer no Porto, a ponte liga o Porto a Gaia e tem uma vista maravilhosa sobre o Rio Douro. A estrutura metálica da construção também é linda e rende muitas fotos maravilhosas.

Você pode ver o pôr-do-sol na parte de baixo da ponte, tendo ela como plano de fundo da sua paisagem. Outra opção é ver o entardecer na própria ponte, na parte reservada para pedestres. De qualquer forma, as duas vistas são de tirar o fôlego.

Jardim do Morro

Foto: @viitornevess

Apesar de não ficar no Porto e sim em Vila Nova de Gaia, o Jardim do Morro não pode ficar de fora da sua lista de lugares para conhecer. O espaço fica na freguesia de Santa Marinha e é uma área verde incrível. A chegada nele é bem tranquila, já que ele se localiza ao final da Ponte Dom Luís I.

A vista dele é um pouco parecida com a da ponte, porém você terá uma nova perspectiva e um arredor bem diferenciado. Além disso, você pode aproveitar que atravessou a ponte para dar uma explorada na região de Gaia, uma área que também é muito interessante e não tão divulgada.

Sé do Porto

Foto: @katkamede

A entrada na Catedral da Sé do Porto é gratuita, mas para subir no claustro você terá que desembolsar 3€. Considerando todos os gastos para a manutenção do espaço, o valor é bem simbólico e justo. Sua construção começou no século XII e desde que foi finalizada ela se tornou um marco para o Porto.

Quem curte construções antigas e não se importa em pagar para subir até o topo da catedral irá adorar o passeio. O estilo arquitetônico dela é bastante misto, com características barrocas, românticas e gótica. Como ela faz parte do roteiro da maior parte dos turistas, tenho certeza que você acabará dando uma passadinha por ela. Ou seja, não deixe de se programar para subir no claustro ao entardecer e aproveitar a paisagem linda da cidade.

Jardim das Virtudes

Foto: @acatevond

Um dos lugares mais procurados por moradores locais para curtir o fim de tarde ou sair para passear é o Parque das Virtudes. Ele é uma das áreas verdes mais agradáveis da cidade e a vista do miradouro localizado dentro do parque é linda. Caso você vá para a cidade durante o verão, não deixe de visitar esse parque.

Aproveite a oportunidade para caminhar por toda a região. Eles possuem vários espaços culturais que valem a pena a visita, sendo que nem todos são tão comuns entre turistas. O Centro Português de  Fotografia, por exemplo, fica bem próximo do parque e é um ótimo ponto de parada para quem curte esse tipo de arte.

Passeio Alegre

Foto: @scarletbeat

Construído no século XIX, o Jardim do Passeio Alegre é outra área verde super gostosa na cidade. O espaço é muito bem cuidado e todo o design do jardim é lindo. Há quem diga que esse seja um dos jardins mais belos da cidade, especialmente por causa da parte que fica às margens do Rio Douro.

Caso você queira um pôr-do-sol bem romântico, vá até lá. Ele é decorado com algumas peças Art Nouveau, deixando o ambiente ainda mais charmoso. Se você estiver com criança ou quiser apenas se divertir, dê uma passada no campo de mini golfe que fica lá dentro 😉

Foz do Douro

Foto: @albalopezmartinez

A Foz do Douro fica um pouco afastada do centro histórico do Porto, mas é uma ótimo passeio para quem goste de caminhar. Como o próprio nome já diz, boa parte dessa área fica à margem do Rio Douro, então você terá uma vista linda dele e o contraste da arquitetura da cidade.

Uma boa ideia é alugar uma bicicleta e pedalar por toda essa parte da cidade. Desse modo, você consegue conhecer mais lugares e aproveita ao máximo o seu dia. Além disso, é nessa parte do Porto que acontece o encontro das águas do rio com o Oceano Atlântico. É aquele tipo de atividade que todo mundo deveria fazer.

***

Porto é uma cidade apaixonante. Estou ficando cada vez mais ansiosa para essa viagem e espero conseguir conhecer pelo menos alguns desses lugares. E vocês, conhecem outros cantinhos incríveis para assistir ao pôr-do-sol por lá? Se sim, não deixem de comentar por aqui!