Conhecer a parte cultural de cidades é sempre super interessante. Alguns países são bem diferentes dos nossos, como a Rússia. Na nossa viagem para lá, eu e o Paulo descobrimos vários costumes e lugares que nunca imaginaríamos encontrar no país. Se vocês quiserem dar uma conferida, é só olhar os posts do site e os vídeos do canal!

No entanto, outros locais já são mais familiares para nós, por exemplo, Portugal. Afinal, compartilhamos muitas coisas em comum na parte cultural. E, não é à toa que portugueses ganham destaque quando falamos de colonização no Brasil, né? Para aprender além do básico sobre o país, vale muito a pena visitar museus e galerias de arte. Se você planeja ir para o Porto, não deixe de anotar as dicas que vou dar agora 🙂

Museu de Serralves

Foto: Divulgação

Um dos museus mais importantes do Porto é, sem dúvidas, o Museu de Serralves. Ele foi inaugurado em 1999 e projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Apesar de parecer uma construção mais simples e minimalista, o prédio é bem moderno e dialoga com a Casa de Serralves e os jardins ao redor.

Além das exposições temporárias e o acervo fixo, o museu separou uma parte do prédio voltado para a arte nacional. É legal para conhecer alguns artistas locais, né? A entrada para adultos custa 10€, já incluindo a parte da casa e do parque.

Museu Nacional Soares dos Reis

Foto: @ico.ph

Há quem considere o Museu Nacional Soares dos Reis um dos mais importantes do país, então não deixe de conhecer esse local! Além da coleção super diversa de pintura dos séculos XVI ao XX, eles também possuem no acervo cerâmicas, esculturas, gravuras, joalherias e várias outras formas de arte.

Aos domingos a entrada é gratuita até às 14h, por isso aproveite! Alguns dos artistas expostos por lá são portugueses e com obras muito significativas para o país, como é o caso de Henrique Pousão, Silva Porto e António Carneiro.

Museu da Farmácia do Porto

Foto: Divulgação

Pode parecer um pouco peculiar ir a um museu voltado para a farmácia, mas ele é bem interessante. O Museu da Farmácia do Porto conta história da farmácia, pensando em toda a sua evolução dentro de um período de quatro milhões de anos. As civilizações antigas também são mencionadas, já que possuem um papel importante no desenvolvimento dessa área da saúde.

Outra surpresa incrível é a recriação de duas antigas farmácias, sendo elas a Farmácia Estácio, tradicional do Porto, e uma farmácia islâmica de um palácio em Damasco. O museu pode não contar a história de Portugal em si, mas é ótimo para pessoas curiosas e que nunca tenham tido contato com as informações fornecidas por lá.

Centro Português de Fotografia no Porto

Foto: Divulgação

Eu sou suspeita para falar, já que amo fotografia, mas o Centro Português de Fotografia é um dos museus que mais tenho vontade de conhecer no Porto. Ele ocupa um antigo prédio de 1796, que antes funcionava como uma prisão.

Depois de algumas reformas e a busca de uma resinificação para o local, ele foi reaberto em 2001, já com o centro de fotografia. Como dito no próprio site do museu, eles tentam equilibrar fotografias contemporâneas com outras mais históricas, por isso você encontrará fotos de diferentes épocas e dos mais variados estilos.

Galeria Presença

Foto: @aujourdhui_pt

Caso você seja do tipo que prefira ambientes mais clean e curta um tipo de arte mais contemporânea, irá adorar conhecer a Galeria Presença. Ela é uma das mais antigas da cidade e tem sido importante principalmente para revelar novos artistas.

O interessante do local é que eles mesclam obras de muitos artistas nacionais e internacionais, bem como aqueles emergentes e outros já consagrados. As exposições costumam ser bem diferentes, por isso não deixe de dar uma passadinha por lá.

Museu da Misericórdia do Porto

Foto: @tiago_borlido

Com uma pegada mais clássica e voltada para a arte mais tradicional, o Museu e Igreja da Misericórdia do Porto costuma ser muito visitado por quem ama história. O motivo disso é que, além de ficar no centro histórico do Porto, o museu fica dentro de uma construção do século XVI.

Ele tem como objetivo divulgar a história da Santa Casa da Misericórdia de Porto e, é claro, dar espaço para a exposição de obras importantes. Vale a pena a visita tanto pela arquitetura do local e por sua decoração como também pela coleção do museu.

World of Discoveries — Museu Interativo & Parque Temático

Foto: Divulgação

Se você estiver viajando com crianças, já pode adicionar o World of Discoveries no seu roteiro! Ele também agrada a adultos, mas por ser interativo e contar histórias quase como um teatro, crianças tendem a gostar ainda mais do espaço.

Eles possuem mais de 20 áreas temáticas que contam um pouco da época das navegações e das grandes “descobertas”. Cada sala mostra uma parte da história vivida pelos portugueses em suas inúmeras viagens ao redor do mundo. Toda a ambientação é feita para que você se sinta transportado para aquele momento, por isso ele é tão diferente dos outros museus da lista 🙂

Galeria Fernando Santos

Foto: Divulgação

Outra galeria de arte super legal no Porto é a Galeria Fernando Santos. Aberta em 1993, ela está sempre expondo obras de artistas já conhecidos do meio. Alguns deles são Nikias Skapinakis, Gerardo Burmester e Julian Schnabel.

São poucos os novos artistas que ganham destaque por lá, mas ainda sim tem espaço quando passam pela aprovação da equipe de curadoria do local. Se você quiser ver outros artistas que possuem obras expostas na galeria, é só clicar aqui 😉

Kubikgallery

Foto: Divulgação

A Kubikgallery foi fundada em 2010, por isso ainda pode ser considerada um espaço novo quando se trata de arte no Porto. A curadoria do espaço aposta em artistas emergentes e que tenham obras bem ousadas e criativas. Um dos principais objetivos do local é realmente dar espaço para artistas novos ou outros que estejam se reinventando. Inovação e criatividade são as duas palavras chave por lá.

Museu do Carro Eléctrico 

Foto: @lauren_ogdenxx

Os trens de Portugal já podem ser considerados até mesmo cartão Postal, né? Eles são super característicos do país e não há turista que resista em fazer um passeio usando esse meio de transporte. O Museu do Carro Eléctrico busca preservar toda a história desse transporte e também expor coleções voltadas a esse universo.

Para quem gosta de tirar fotos em cenários fotos, essa é uma ótima chance. Você ficará conhecendo um pouco mais da história da cidade e da importância dos trens e, de bônus, sairá de lá com fotos lindas. Outras informações sobre o museu estão disponíveis no site, é só acessar por aqui 🙂

***

O Porto é cheio de histórias e esses museus e galerias contam apenas uma parte delas. Se vocês conhecem outros espaços que ficaram de fora da lista comentem por aqui! Eu e o Paulo estamos sempre querendo descobrir lugares novos e que saem dos roteiros mais tradicionais!