É impossível viajar para Portugal e não experimentar pelo menos cinco delícias doces típicas do país. As sobremesas lusitanas são deliciosas, dessas que nos deixam com água na boca só de olhar as vitrines de confeitarias e padarias, sabe? Sei que sou um pouco suspeita para falar sobre isso, já que amo doces, mas eles são realmente deliciosos.

Fiz uma lista com algumas confeitarias em Lisboa e também recebi várias dicas de vocês de outros lugares interessantes para comer uma boa sobremesa. Como nós também daremos uma passadinha por Porto, não poderia deixar de escolher algumas das melhores confeitarias da cidade para compartilhar com vocês 🙂

Confeitaria do Bolhão

Foto: @marco_fanuli

Começando a lista com uma das lojas mais bem recomendadas da cidade, a Confeitaria do Bolhão! Ela foi fundada em 1986, por isso é um espaço bem tradicional e conhecido por lá. Apesar de ser um lugar bastante frequentado por turistas, os moradores locais também adoram as sobremesas do local.

A variedade de doces é enorme, tanto os tradicionais de Portugal como aqueles com influência internacional. Entre as opções que costumam estar sempre disponíveis estão os pastéis de nata, papos de anjo e castanhas de ovos. Caso você queira experimentar um doce novo, prove o golfeado – um pão recheado de queijo com um toque de canela e anis.

Tavi – Confeitaria da Foz

Foto: Divulgação

Outra confeitaria bem antiga na cidade é a Tavi – Confeitaria da Foz. O ambiente dela é mais moderninho e a vista da loja é incrível, então vale a pena ir para conhecer o lugar e experimentar pelo menos um dos doces. Eles servem pequenos almoços e pratos leves, uma boa opção é comer algo salgado e depois uma sobremesa bem saborosa.

A parte de padaria da Tavi também é ótima, com estilos de pães bem diferentes. Todas os tipos de salgados e doces estão no site do local, para ver é só clicar aqui. Ah, como a Tavi tem uma vista linda para o mar, um dos melhores horários para ir até ela é ao final da tarde, quando o sol está se ponto.

Confeitaria Petúlia

Foto: @insatiablejourney

Se você quer provar um bolo-rei delicioso e feito preparado através de uma receita bem tradicional é só ir até a Confeitaria Petúlia. A loja é tão conhecida por esse bolo que na época do Natal os moradores da cidade enfrentam filas para garantir o doce!

Entre as outras opções de doces da confeitaria estão o pastel de nata, os biscoitos húngaros e vários bolos e tortinhas com sabores mais comuns, como frutas vermelhas e chocolate. Em uma pequena parte da loja você também irá encontrar ótimos vinhos e chocolates à venda!

Leitaria da Quinta do Paço

Foto: Divulgação

A produção da Leitaria da Quinta do Paço começou em 1920, com leite, queijo, chantilly e manteiga. Os produtos começaram a ter uma procura ainda maior, o que fez com que os donos ampliassem a produção e expandissem a variedade de produtos da loja.

O diferencial dos doces feitos por lá é o uso desses ingredientes caseiros, tornando os sabores ainda mais especiais e únicos. Uma das especialidades da casa são as éclairs, não deixe de provar uma delas. Eles também vendem bolas de berlim, duchaises, bolos e até mesmo cheesecakes. Tudo é muito lindo e gostoso, vale a pena conhecer 🙂

Padaria Ribeiro

Foto: @dasha_veselovskaya

Também uma confeitaria super tradicional do Porto, a Padaria Ribeiro existe desde 1878 e é um dos lugares com maior variedade de doces e salgados. Os produtos são sempre muito fresquinhos e preparados com muito cuidado, usando receitas antigas e bem clássicas.

A tradição da qualidade dos produtos continua mesmo depois de tantos anos e esse é o segredo do local. Para vocês terem ideia da diversidade de doces e salgados da padaria, vou citar alguns dos mais vendidos: bolos de arroz, aviadores, caramujos, empadas e bolinho de bacalhau. Tem de tudo um pouco e para todos os gostos.

Confeitaria Aliança

Foto: TimeOut

Apesar de não ser uma confeitaria muito conhecida pelos turistas, a Confeitaria Aliança é uma das melhores da cidade. Ela é bastante frequentada pelos moradores da cidade, principalmente por ser um espaço bem aconchegante. Os pastéis de nata e os biscoitos húngaros são os preferidos de quem costuma frequentar o lugar. Eles servem várias opções de salgados também, então vale a pena ir lá para tomar um café da tarde bem gostoso.

Confeitaria Moura

Foto: Divulgação

Com 125 anos de tradição a Confeitaria Moura tem duas unidades por Porto e é mais um desses lugares cheios de delícias lusitanas clássicas, todas feitas artesanalmente e com receitas super familiares. A parte de pastelaria da Moura é a mais conhecida entre portugueses e turistas.

As duas estrelas da casa são, sem dúvida, as jesuítas e os limonetes. No caso dos jesuítas, o doce é muito comum em Santo Tirso, outra cidade de Portugal. No entanto, se você não for até ela e ainda sim quer provar essa sobremesa cheia de sabor, pode ter certeza de que irá adorar a preparada na Confeitaria Moura.

Confeitaria Doce Alto

Foto: Divulgação

A Doce Alto é mais conhecida por fazer doces por encomendas, como para aniversários, casamentos e eventuais festas. Ainda assim, ela faz outras sobremesas deliciosas. Ela tem quatro unidades espalhadas por Porto, ou seja, é só você escolher qual a mais próxima de você.

Alguns dos doces que você encontrará nas lojas são o pão de ló, as bolas de berlim e cupcakes, que são uma das especialidades da Doce Alto. Para você ver todas as opções de sobremesas e também de salgados é só clicar aqui.

Oporto Confeitaria

Foto: @ibanus_leniviy_blog

A Oporto Confeitaria é uma das lojas mais novas no ramo de confeitaria da cidade, mas já se tornou a preferida de muitas pessoas. Assim como a Doce Alto, muitas pessoas vão até ela para encomendar bolos e doces para ocasiões especiais, mas eles também vendem sobremesas na loja, que funciona como um café. Os pastéis de nata e os bombons são duas das especialidades da casa, sempre fresquinhos e cheios de sabor.

Confeitaria Nova Real 

Foto: Divulgação

Para comer alguns dos melhores doces da cidade, não deixe de colocar a Confeitaria Nova Real no roteiro. A maioria das receitas são todas de bases familiares e as sobremesas são dessas que deixam nosso coração quentinho, sabe? É o tipo de lugar que faz com que a gente se sinta em casa mesmo estando tão longe do nosso país.

Eles são super criativos na hora da preparação dos doces e salgados, por isso você encontrará vários produtos bem interessantes por lá. Os que mais me chamaram a atenção foram a queijadinha de cenoura, os folhados de chila e queque de pera e noz. Além desses, você encontrará os doces bem clássicos, como os jesuítas, bolos de arroz e bolas de berlim.

Confeitaria Nandinha 

Foto: @natasha_five

Alguns lugares já nos conquistam só pelo cheirinho de doces e salgados assados e a vitrine com várias delícias expostas, né? A Confeitaria Nandinha é exatamente assim. Ela é uma das mais tradicionais do Porto, aberta há quase 40 anos! Entrar nela e pedir por um único doce é praticamente impossível, porque tudo por lá tem uma cara incrível.

Os três produtos mais vendidos por lá são o bolo-rei, as glorinhas e os húngaros. Ou seja, pelo menos esses três você terá que provar. Outro doce lindo e que também é delicioso é o filomena. Ele é a combinação perfeita de massa filo, doce de ovos e amêndoa.

Paparoca da Foz 

Foto: @full_fat_ingham_

Por último, mas não menos importante, a Paparoca da Foz. Assim como quase todos os outros lugares da lista, ela vende tanto doces como salgados. O pão de ló, biscoitos e croissants são algumas das coisas que mais tem saída, por isso estão sempre super fresquinhos e saborosos. O espaço é bem pequeno e simples, mas vale a pena dar uma passada por ele para provar alguns doces portugueses típicos.

***

Como vocês devem ter percebido, tem muitas opções espalhadas por Porto, né? Não deixem de falar também as recomendações de vocês! Estou lendo todas as dicas de outros posts sobre Portugal e adorando os comentários de vocês 😉