Não há quem resista a uma boa papelaria, né? Seja para comprar algum caderninho ou uma lembrancinha, quase nunca deixo de passar nesse tipo de loja. A maioria delas também costuma vender alguns itens de decoração super fofos, por isso sempre acabo gastando mais do que o previsto vendo tanta coisa linda.

Já contei para vocês algumas lojas mais diferentes como brechós e espaços vintage do Porto. No entanto, não poderia deixar de fazer uma lista também sobre as papelarias de lá. No outro post falei para vocês sobre a Coração Alecrim, uma boutique vintage com uma parte de papelaria incrível. Além dela, selecionei algumas lojas bem interessantes e que vão te deixar com vontade de comprar vários itens 😉

A Vida Portuguesa

Foto: Divulgação

Quem ama produtos com uma carinha vintage vai se apaixonar pela loja A Vida Portuguesa. Apesar dos produtos dela serem novos, o design de todos eles é inspirado em embalagens antigas, dando um efeito super original. A parte de papelaria da loja é uma graça, como se você estivesse vivendo em uma outra época e comprando materiais escolares.

Assim como a El Corte Inglés, eles também possuem outros tipos de produtos. Eles possuem um setor especial para presentes, perfeito para quem estiver em busca de uma lembrancinha diferente e que não seja só um souvenir. Caso você também queira provar alguns alimentos tradicionais do país, dê uma olhadinha no cantinho com os itens de mercearia da loja.

Fine & Candy

Foto: Divulgação

Eu dou muito valor para produtos artesanais e preparados com muito carinho, sabe? As coleções da Fine & Candy são quase todas limitadas, por isso você terá produtos únicos e super autênticos. Algumas peças tem o design bem moderninho, enquanto outras seguem uma linha mais clássica e séria.

Se você se importa com os materiais usados, tipos de encadernação e técnicas utilizadas, tenho certeza que irá adorar conhecer o trabalho da Fine & Candy. Tudo é muito bem feito e preparado cuidando dos mínimos detalhes. 

Araujo & Sobrinho

Foto: Divulgação

Seguindo uma temática mais séria e tradicional, a Araújo & Sobrinho. Ela é uma das papelarias mais antigas de Porto, fundada em 1829, por isso costuma ser adorada por adultos que costumavam frequentar a loja durante a infância e adolescência. Ainda assim, ela oferece produtos para todas as idades, considerando que a maioria das peças são bem neutras e simples. A diversidade de produtos é bem grande, principalmente pelo tamanho da loja não ser muito grande!

El Corte Inglés

Foto: Divulgação

Embora não fique no Porto, mas sim em Vila Nova de Gaia, a El Corte Inglés não pode ficar de fora do seu roteiro, principalmente se você é apaixonado por artigos de papelaria. Ela é uma das lojas mais completas da lista, já que vende de tudo um pouco e de marcas bem diversificadas.

Você encontrará desde os tradicionais cadernos moleskine até itens super fofos da Mr. Wonderful. Além disso, eles vendem produtos de outros setores, como decoração, casa e decoração, moda e acessórios. A loja tem uma curadoria incrível, vale muito a pena dar uma passadinha por ela!

Arminho

Foto: Divulgação

Outra loja que segue uma linha artesanal é a Arminho. Além disso, quase todos os produtos da loja são feitos a partir de materiais 100% reciclados. A palavra chave para a loja é sustentabilidade – desde os materiais usados até o processo de produção.

A parte de papelaria deles se limita a cadernos e mochilas pequenas, mas eles também vendem cerâmicas, posters e outros acessórios. Os meus preferidos são os caderninhos. Dá vontade de levar um de cada e comprar vários para dar de presente. Alguns deles são até mesmo temáticos, como os que possuem na capa as palavras cooking e travel.

***

Essas foram as lojas mais fofas e interessantes que encontrei por lá! Se vocês conhecem outros cantinhos incríveis como esses não deixem de comentar por aqui. Afinal, não tem nada melhor do que receber dicas de quem mora ou já foi para o Porto, né?