Não é novidade para ninguém que Portugal é um país lindo, desde as paisagens naturais até as construções antigas dentro de cada cidade. Uma das mais visitadas por turistas ao redor do mundo é o Porto. A beleza dela é encantadora, com inúmeros locais incríveis para conhecer.

Até mesmo as estações de metrô por lá são charmosas, como no caso da Estação São Bento. Os típicos azulejos azuis são inconfundíveis e transformam qualquer ambiente. Se vocês querem conhecer um pouco mais sobre alguns dos principais pontos turísticos da cidade, é só ficarem atentos às dicas de darei agora 😉

Torre dos Clérigos

Foto: World Else

Você com certeza verá a Torre dos Clérigos durante sua viagem. Por mais que você não vá até ela, sua construção se destaca em meio a paisagem do Porto, já que ela é o monumento mais alto da cidade. Ela tem mais de 75 metros de altura e todos os seus detalhes seguem o estilo barroco.

A vista do topo da torre é surreal, mas para chegar até lá você terá que encarar aproximadamente 240 degraus. Pode parecer bastante, mas é um esforço que vale a pena quando você chega na parte superior da construção. Ah, a entrada custa 5€, incluindo o Museu dos Clérigos que também fica lá dentro.

Igreja do Carmo

Foto: @framboisejam

Como já falei para vocês no início desse post, uma das características mais tradicionais das construções em Portugal são os azulejos. A Igreja do Carmo, além de ser um local histórico e importante para a cidade, tem sua parede lateral coberta por azulejos azuis e brancos. Nesse caso, eles contam a história da fundação da Ordem Carmelita.

Esse tipo de arte é super interessante e eu acho incrível todo o trabalho em cada uma das peças. Ah, grudadinha na Igreja do Carmo fica a Igreja das Carmelitas. Vistas de fora as duas parecem o mesmo lugar, mas elas se dividem e cada uma delas pertence a ordens diferentes. Recomendo uma visita dentro das duas!

Sé do Porto

Foto: @mari_buy

A estrutura da Sé do Porto é uma das mais lindas da cidade. Inicialmente ele tinha a aparência romano-gótica dos séculos XII e XIII. No entanto, o período barraco fez com que a igreja passasse por grandes remodelações. Um dos seus diferenciais é que a catedral foi fortificada para proteger a cidade dos invasores, por isso muitos a chamam de igreja-fortaleza.

O claustro dela é imperdível. Ele foi construído no século XIV e é decorado com azulejos que contam algumas cenas religiosas. Mesmo que você não siga essa religião ou não se importe com histórias bíblicas, vale a pena ir só pela beleza do local. Não deixe essa oportunidade passar 😉

Majestic Cafe

Foto: @alfbel

Confesso que quando se trata de restaurantes, sempre tento fugir um pouco daqueles mais turistões, sabe? Eles costumam ser sempre muito lotados e acabam cobrando mais por um serviço bem simples e comum. Ainda sim, o Majestic Café é super indicado até mesmo pelos moradores da cidade.

Ele foi fundado em 1921 e estar dentro dele é como se sentir na época da Belle Époque. Os preços realmente são mais caros do que os outros cafés da cidade, mas os produtos são gostosos e o ambiente é maravilhoso. É aquele tipo de lugar que merece pelo menos uma visita para conhecer.

Palácio da Bolsa

Foto: @stylophyle

Um lugar que demorou mais de 70 anos para ter a construção finalizada não poderia ser nada menos do que lindo, certo? O Palácio da Bolsa é, sem dúvidas, um dos lugares mais lindos da cidade. O início da construção foi em 1942, mas apenas em 1910 tudo foi considerado como concluído. Desde então, o palácio tem sempre recebido inúmeras visitas e elogios de todos os visitantes.

Ele segue um estilo neo-clássico, com paredes, portas e decorações super imponentes. O palácio conta com diversas salas, sendo que as escadarias que te levam a cada uma delas são maravilhosas. É um bom lugar para fazer fotos incríveis. A entrada dele também é paga – o bilhete para adultos custa 9€.

Ponte de Dom Luís I

Foto: Everaldo Coelho

Outro ponto que compõe a paisagem do Porto é a Ponte de Dom Luís I. Parte dela foi separada para que pedestres pudessem conhecer sua construção mais de perto, então aproveite para ter uma visão da cidade de cima dela. A estrutura da ponte é toda metálica e ela liga Porto e Vila Nova de Gaia, um município que fica bem ao lado do Porto.

A parte de cima dela é usada por uma linha de metrô, enquanto a parte de baixo foi reservada para carros. Nos dois casos há a passagem para quem está a pé! Por ser um dos símbolos da cidade, esse é o tipo de passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro, principalmente para aqueles que amam tirar fotos com aquela carinha de cartão postal.

Jardim do Palácio de Cristal

Foto: @victoria.simpson

Para você conhecer um pouco da área verde do Porto, vá até o Jardim do Palácio de Cristal. Ele fica em uma parte bem alta do Porto, por isso a vista de algumas partes do jardim é incrível, especialmente ao entardecer. Um dos pontos vistos de lá é a desembocadura do Rio Douro no Oceano Atlântico!

Divididos por vários temas, como jardim das plantas aromáticas, plantas medicinais e das rosas, todo o desenho formado por ele tem um estilo românico. As fontes e pequenos lagos também deixam o lugar ainda mais bonito. É uma boa opção para tirar fotos românticas e com um cenário colorido.

Casa da Música

Foto: Max Tarkhov

Como o próprio nome já diz, a Casa da Música é um espaço voltado para eventos relacionados ao universo da música. A arquitetura do local é linda, com toques super modernos e formatos diferentes do que estamos acostumados a conhecer. Recomendo que você dê uma olhadinha na programação deles para saber o que estará acontecendo quando você estiver por lá. Eles costumam receber eventos e festivais bem interessantes, vale a pena pesquisar!

Lello Bookshop

Foto: Divulgação

Não importa se você gosta de ler ou não, a Lello Bookshop é parada obrigatória para todos que visitarem o Porto. O lugar é simplesmente deslumbrante, como se tivesse saído de um filme da Disney. Para vocês terem uma ideia, em 2015 o jornal The Guardian elencou as 12 livrarias mais lindas do mundo e a Lello estava na lista.

A livraria é enorme e fica dentro de um prédio com estilo neogótico, construído em 1906. O que impressiona a todos que vão lá é a quantidade de livros exposta e os detalhes da construção em si. Assim como o Majestic Café, você irá se sentir em outra época dentro desse local.

Mercado do Bolhão

Foto: Manolo Ameixa

Construído em 1914, o Mercado do Bolhão é um dos espaços mais tradicionais do Porto. Ele se parece com uma pequena vila, cheio de quiosques e lojinhas com diversos produtos. É interessante caminhar pelo mercado para conhecer um pouco dos produtos locais e ver até mesmo parte do artesanato dos moradores da cidade, sabe?

O mercado é uma das coisas mais cotidianas e comuns da cidade, por isso acho super legal conhecê-lo. É como se você se sentisse local por um dia! Por ser muito antigo, algumas partes dele estão um pouco feias e mal conservadas, mas nada que deixe o passeio menos agradável.

OBS: O espaço tradicional onde o mercado fica entrou em reforma em 2018 e a previsão de duração dessas mudanças é de aproximadamente dois anos. Os vendedores foram realocados para o Centro Comercial La Vie Porto Baixa, então o passeio não pode deixar de acontecer!

***

Muito lugar incrível para conhecer no Porto, né? Para aproveitar todos os passeios ainda mais, não tem nada melhor do que fazer uma pausa para almoçar e jantar. Se você quiser saber alguns dos melhores restaurantes da cidade, é só clicar aqui 😉