Além das inúmeras atrações turísticas voltadas a arquitetura, monumentos e museus, Paris possui áreas verdes maravilhosas. Os jardins, parques e praças da cidade são aqueles lugares que te fazem até mesmo suspirar, sabe? Eles são boas alternativas para quem quiser fazer alguma atividade ao ar livre e conhecer espaços não tão turísticos.

Sou suspeita para falar sobre o assunto porque, como a maioria de vocês já deve saber, eu amo Paris. No entanto, essas áreas verdes são realmente lindas e merecem ser visitadas. Mesmo que você tenha poucos dias por lá, tente escolher pelo menos dois dos jardins ou parques para passear. Prometo que todos eles são encantadores.

Jardin des Tuileries

Foto: Molly Carr

Sendo um dos jardins mais conhecidos de Paris, o Jardin des Tuileries é o mais antigo da cidade. Durante o século XVI ele era usado como um espaço de festas super luxuosas, frequentado somente por pessoas de classe alta. Como o local era sinônimo de riqueza, ele é cheio de fontes e esculturas.

Como o jardim fica entre o Museu do Louvre e a Praça Concorde, é praticamente impossível ele passar despercebido por você. Aproveite para caminhar um pouco, ou então se sentar em algum dos bancos espalhados por ele para observar a movimentação de pessoas. A paisagem é muito bonita, tanto pelo verde do gramado como também pelas construções típicas de Paris ao fundo.

Parc des Buttes-Chaumont

Foto: KatR

Se quiser um parque diferente e que tenha vistas incríveis, não deixe de ir ao Parc des Buttes-Chaumont. Ele é um dos maiores da cidade, com várias árvores nativas e cascata e lago artificiais. Como ele ocupa uma área grande e irregular, as trilhas tem algumas subidas e descidas, mas nada que seja muito cansativo.

Dentro do parque existem outros dois pontos que chamam a atenção dos visitantes. O primeiro deles é uma ponte suspensa, com 65 metros de comprimento e o segundo é o templo de Sybille, que fica em um rochedo ao lado lago. Para chegar no templo é só usar a ponte, e então aproveitar a vista maravilhosa da cidade que o local proporciona.

Luxembourg Gardens

Foto: Flytographer

Na minha opinião, o Luxembourg Gardens é um dos jardins mais belos da cidade, além dele ser imenso. Muitos moradores da região frequentam o espaço para caminhadas rotineiras ou para passear com os filhos. Ah, se você quiser algum lanche rápido, é só ir em um dos dois quiosques do jardim.

O local também é interessante para quem for para a cidade com criança e quiser fazer algo diferente, já que por lá é muito comum ter teatros de marionetes e barquinhos a vela no lago principal. A diversão é garantida tanto para as crianças como também para os adultos!

Jardin des Plantes

Foto: @clangart

O Jardin des Plantes é um espaço super completo e diversificado. Ele é o jardim botânico mais importante da cidade e conta também com outras diversas atrações, ou seja, tem atividade para todo o gosto. Entre essas atividades estão o Ménagerie, que é um dos zoológicos mais antigos do mundo, o Museu de História Natural e um roseiral com aproximadamente 170 espécies da flor. Por ter várias coisas para se fazer por lá, recomendo que você separe uma manhã para conhecer tudo que tiver interesse, sem ter pressa para ir embora.

Champs De Mars

Foto: @forbestravelguide

Você provavelmente já deve ter visto fotos do parque que fica logo à frente da Torre Eiffel, né? Esse local é o Champ De Mars, um dos mais visitados da cidade. Apesar dele ser bem cheio, é legal fazer um piquenique ou estender uma toalha no chão apenas para ficar apreciando a vista da torre.

E não são só turistas que adoram esse lugar! Os moradores de Paris também costumam frequentar o parque para descansar, praticar atividades físicas ou encontrar amigos e familiares. O parque é lindo tanto durante a manhã e tarde com também durante a noite, principalmente porque a Torre Eiffel fica acesa. 

Le Palais Royal

Foto: Roisin Grace

Se você quiser ver um jardim maravilhoso, mas não quer um espaço muito movimentado, já adicione ao roteiro o Le Palais Royal. O jardim é delicioso e também tem várias fontes, estátuas e árvores lindas. Dependendo da época que você for, o jardim estará todo florido e cheio de cores.

Outro ponto positivo em relação ao parque é a sua localização.  Ele fica próximo ao Louvre, a outras galerias de artes menores e a vários restaurantes e cafés. A região é ótima para quem gosta de passear sem ter um destino fixo e curte descobrir cantinhos especiais conforme caminha.

Bois de Boulogne

Foto: JK079

O Bois de Boulogne é um dos parques preferidos dos parisienses. A maioria das pessoas que o frequentam estão em busca de um bom espaço para praticar atividades físicas – tanto caminhadas nas trilhas como para andar de bicicleta. Se você pretende levar crianças para passear, fique sempre de olho nelas. O parque é enorme e se perder por ele é um pouco comum. 

***

Para vocês conhecerem mais de Paris e outros locais que visitamos, é só assistir aos nossos vlogs. Alguns dos parques que mencionei para vocês por aqui também aparecem no vídeo 🙂