Dizem que não há melhor jeito de conhecer a comida típica da região senão nas próprias ruas da cidade e quem sou eu pra negar? Na nossa última visita a Paris, foi exatamente dessa forma que eu e o Paulo experimentamos o frescor dos vegetais e dos queijos da cidade: por meio do Chez Alain Miam Miam. Esse restaurante de rua “fast food” serve um dos maiores sanduíches que já vi na vida! Ah, tudo lá é orgânico e não faltam opções para vegetarianos 😉 Hoje, ele ocupa o terceiro lugar no ranking das melhores comidas de rua da Europa e está entre os finalistas do Prêmio #streetfood50 de 2018, da Urban Adventures.

O dono, Alain Roussel, é um senhor de 64 anos, muito carismático e engraçado. Ele conta e entretém com sua história de vida aqueles que esperam na fila – que, aliás, é bem grande e derruba por completo a ideia de fast food. De rápido não tem nada, mas a espera vale muito a pena. Alain era padeiro antes de abrir o “restaurante”, mas na verdade ele conta que nunca se deu bem com a comida em si, o negócio dele são as pessoas. Ele aprendeu a fazer os sanduíches quando os filhos eram pequenos e tinha que preparar o lanche das crianças.

Foto: @cultofyum

As receitas de hoje são basicamente as mesmas de 13 anos atrás, quando decidiu inaugurar a “barraca”. Atualmente, ele conta com a ajuda de mais dois funcionários para fazer o local funcionar e atender a enorme quantidade de clientes.

Mas além dos sanduíches gigantes e deliciosos feitos na chapa, a especialidade da casa são os crepes. O sarrasin, mais clássico, tem como principais ingredientes a cebola caramelizada, o gergelim tostado, o abacate em pedaços e, obviamente, os queijos (Cantal e Comté). O Socca também se destaca nos pedidos e é um dos grandes clássicos do Miam Miam. Para quem não conhece, esse é um crepe niçoise vegano feito com farinha de grão de bico. Eu e o Paulo ficamos desejando cada uma das opções, mas só deu pra encarar um sanduíche mesmo, haha 😉

Foto: BLAASTYLE

Aah, vale mencionar que a maioria dos lanches custa em média 10€ (valores de 2018), um valor mega justo e inimaginável quando pensamos em Paris!

O restaurante fica localizado na Rue des Oiseaux, numa região denominada Haut Marais – um lugar que se destaca, não pela sofisticação, mas pela história que tem. Ele fica dentro do Marché des Enfants Rouges, o mercado coberto mais antigo da cidade, fundado no início do século XVII pelos comissários de Louis XIII. Ele leva esse nome em homenagem às crianças de um orfanato próximo, que usavam um uniforme vermelho – cor que simboliza a caridade.

Foto: Between Stations

Vale a pena visitar o mercado e, claro, enfrentar os 40 minutos de fila do Miam Miam que rendem uma experiência gastronômica inesquecível na cidade! A entrada é pela Rue des Bretagne, 39 e o acesso é super fácil; só é preciso ficar atento ao horário, ok? Lá fecha cedo, às 15 horas eles encerram expediente.

Horário de funcionamento:  

De quarta-feira, quinta, sexta e domingo funciona das 09h às 15 horas.

De sábado funciona das 09h às 17h30.