Não é nem um pouco difícil encontrar restaurantes bons em Moscou. A gastronomia deles é bem diversificada e vários restaurantes têm influências internacionais. Compartilhei com vocês alguns lugares para tomar café da manhã e, dessa vez, a lista será sobre restaurantes com opções para almoço incríveis. Cada um deles tem um diferencial e todos são super bem recomendados. É só você escolher quais os seus preferidos e adicionar ao roteiro 😉

Elardzhi

Foto: Divulgação

A culinária georgiana é muito comum na Rússia e existem diversos restaurantes na cidade que seguem essa linha. Um dos melhores é o Elardhi, que tem pratos deliciosos e um ambiente super agradável e aconchegante.

O principal objetivo da chef do lugar, Iso Dzandzava, é tornar cada prato único e manter as tradições da gastronomia georgiana vivas. Entre os pratos típicos que vocês encontrarão por lá estão o Khachapuri, o Satzivi e o Lobio. Todos cheios de sabor e preparados com muito cuidado.

Fresh

Foto: Divulgação

Apesar de já ter falado para vocês sobre o Fresh no post de restaurantes vegetarianos, não custa nada reforçar a indicação, né? Nenhum dos pratos de lá tem carne, mas prometo que até mesmo quem não é vegetariano ou vegano irá adorar a comida.

Eles fazem pratos super criativos e pensam em combinações bem diferentes. Os alimentos mais simples se transformam em algo muito saboroso, como no caso do bacon de berinjela e das sopas com o legume do dia.

Lepim i Varim

Foto: Divulgação

Com uma decoração charmosa e moderninha, o Lepim i Varim tem um estilo bem descolado. O lugar é muito conhecido na cidade por servirem ótimos dumplings russos. Os recheios são super variados, sendo alguns deles carne, outros queijo ou então apenas legumes.

Além do dumpling, eles também vendem algumas sopas, cafés e chás. Como o lugar é mais especializado nesses pequenos pastéis, o menu não é tão diversificado. No entanto, vale a pena dar uma passadinha nele pelo menos para experimentar um bom dumpling russo 😉   

Rynok & Obshchepit Shouk

Foto: Divulgação

A maior parte dos pratos do Rynok & Obshchepit Shouk é inspirada na culinária judaica, com alimentos super saborosos e bem temperados. É impossível sair de lá sem comer falafel ou shawarma. A decoração do local é simples e despretensiosa, mas por ser uma referência nesse tipo de culinária, ele está sempre bem movimentado. Todos os pratos são feitos na hora e preparados com ingredientes super fresquinhos! 

Brasserie Most

Foto: Divulgação

A decoração clássica e luxuosa do Brasserie Most é um sinal de como será a comida do local. Alguns pratos do cardápio são característicos da Rússia, mas a maioria deles faz parte da gastronomia francesa. Tournedos rossini servido com trufas negras e foie gras é um dos pratos mais pedidos por lá.

Como eles usam ingredientes caros e de alta qualidade, o preço dos pratos é bem carinho. Caso você queira o tournedos rossini, por exemplo, precisará desembolsar 3950 rublos. Esse é um dos mais caros do menu, mas os pratos do menu principal não saem por menos de 900 rublos. Vá preparado para gastar bastante!

Dukhan Chito-Ra

Foto: @shekeladze

Assim como o Elardzhi, o Dukhan Chito-Ra é especializado em gastronomia georgiana. Ele não é um restaurante requintado e nem com uma decoração muito diferente, mas a comida é deliciosa e os preços são ótimos.

Um dos pratos preferidos dos frequentadores do local é o khinkali, uma espécie de pastel cozido e recheado com carne ou legumes. Eles são bem grandes e com bastante recheio, então tome cuidado para não pedir muita coisa, ok?

Syrovarnya

Foto: Divulgação

A atmosfera do Syrovarnya é super intimista. O ambiente é decorado com madeiras claras que contrastam com os detalhes pretos e as plantinhas espalhadas pelo local deixam o espaço ainda mais charmoso. Um dos diferenciais do local é que eles produzem o próprio queijo que é usado nos pratos!

Alguns dos pratos são típicos da culinária italiana, como no caso das pizza, foccacia e tiramisu. Todos eles são deliciosos e os que usam o queijo do local melhores ainda. Se você não quiser ser muito ousado na escolha do restaurante, o Syrovarnya é uma boa opção.

Khachapuri

Foto: Divulgação

O Khachapuri é uma mistura de café e restaurante, já que eles servem desde sopas e dumplings até pães, snacks e cafés. Ele é mais um dos lugares dessa lista que tem como base a gastronomia georgiana. Ou seja, vá esperando por kebabs, khinkali e khachapuri.

As porções são super bem servidas, preparadas na hora e muito bem temperadas. Como o próprio nome do restaurante já diz, o khachapuri é a estrela do local, por isso não deixe de pedir por ele caso você coma por lá.

Usachevsky Market

Foto: Esta Construction 

O Usachevsky Market é o espaço mais diferente dessa listinha. Ele reúne vários restaurantes e cafés, além de ter uma variedade enorme de carnes, produtos naturais e outros pouco industrializados. Frutas, legumes e semente estão entre as coisas que você mais vai encontrar. Alguns produtores locais também vendem seus produtos por no local. É muito interessante para quem curte conhecer os alimentos produzidos no país 🙂

***

Logo mais vocês verão nossa experiência na Rússia lá no canal. Enquanto os vídeos não saem, aproveite para assistir os vlogs de outras viagens!