Todo mundo já deve ter escutado pelo menos uma vez na vida sobre fish and chips, né? A clássica porção de peixe com batata frita também é um prato muito comum na Nova Zelândia. No entanto, o país, que tem a culinária muito conhecida pelos clássicos frutos do mar, vai muito além dessa tradicional combinação.  

Pratos com carne de cordeiro ou lula e ostras, por exemplo, estão quase sempre presentes em restaurantes. Durante nosso passeio por Auckland, logo percebemos o quão incrível é a gastronomia local e a diferença no sabor e textura dos frutos do mar vindos da costa do país. Curiosos para saber onde comer pratos deliciosos?

Soul Bar & Bistro

Foto: Divulgação

O SOUL fica em uma área mais comercial da cidade, por isso não é um restaurante tão conhecido por turistas. Um dos principais focos do local é sempre servir alimentos frescos, mantendo o melhor sabor possível de cada ingrediente.

Eu pedi por uma salada de quinoa com abacate, ervilha, brócolis e está tudo muito gostoso e super bem temperado. Já o Paulo optou primeiro por um carpaccio de atum e, depois, pela lula acompanhada de molho de amêndoa. Ele gostou dos dois, principalmente da lula, que não tinha uma textura estranha e derretia na boca!

Gypsy Caravan

Foto: Divulgação

Falei para vocês sobre nossa experiência no Gypse Caravan no post de Ponsonby, mas não custa nada reforçar a indicação. Além de ter uma atmosfera super descolada e diferente, a comida desse restaurante é maravilhosa.

A culinária deles é bem inventiva e com receitas que não costumamos ver em todo lugar. Para os que comem carne, recomendo as ostras da Nova Zelândia e o frango com abobrinha e miso. Se você for vegetariano como eu, ou até mesmo vegano, peça pela beterraba dourada com arroz preto e queijo comté.

Cassia Restaurant

Foto: Divulgação

Para um almoço ou jantar mais sofisticado, pode ir sem medo ao Cassia. O local já foi considerado muitas vezes como um dos melhores restaurantes da cidade, por isso eles estão sempre aprimorando o cardápio e mantendo um padrão alto de qualidade no serviço e na comida.

O restaurante é especializado em comida indiana, mas tudo por lá recebe um toque de modernidade que transforma o prato. Com exceção das especiarias importadas da índia, todos os ingredientes são locais. Uma das opções mais pedidas do menu é a carne de pato caramelizada e servida com molho chettinad e cebola.

Saan

Foto: Divulgação

Para provar bons pratos da culinária tailandesa, não pense duas vezes antes de ir ao Saan. A decoração do ambiente é simples e super aconchegante, combinando perfeitamente com o sabor acolhedor da comida.

As receitas são todas super caseiras, já que saíram do livro de gastronomia da família dos donos do local. As porções costumam ser pequenas, por isso vá preparado para pedir mais de um prato, como noodles de frango e, depois, uma salada de papaia!

Orphans Kitchen

Foto: @eatlitfood

Outro restaurante que sempre costuma aparecer nas listas de melhores lugares para comer em Auckland é o Orphan’s Kitchen. Há quem diga que o lugar é superestimado, enquanto outros saem do local elogiando tudo que provaram. Ou seja, não deixe de ir até ele para decidir de qual lado você está.

Eles dão sempre prioridade para ingredientes locais, mas opções do menu são um pouco escassas. Os ovos escalfados com anchova são uma ótima alternativa para quem quiser tomar um café da manhã diferente 😉

1947 Eatery

Foto: Divulgação

Mais um restaurante voltado para a culinária indiana na lista! Assim como o Cassia, todos os pratos do 1947 Eatery possuem uma pegada mais contemporânea. Com o propósito de reinventar a gastronomia típica a Índia, os três amigos donos do restaurante arriscam sem medo na hora de criar novas receitas a partir de pratos clássicos.

Um dos pratos mais conhecidos do local é o frango tandoori, marinado em iogurte, acompanhado de pasta de caju, cream cheese e sal preto e molho de creme de manteiga. Outra opção é o pernil de cordeiro cozido por mais de 6 horas e servido com um tipo de massinha típica chamada khameeri naan.

Depot

Foto: Kieu via Yelp

Sabe aquele tipo de comida que te deixa com o coração quentinho? O Depot promete que você se sinta assim! Servindo comfort food para turistas e moradores do local, o restaurante tem conquistado uma boa clientela. A recomendação da casa é não sair de lá sem provar as ostras harmonizadas com um vinho de sua preferência. Nesse caso, quem não come carne acaba ficando com poucas opções :/

Odette’s

Foto: @katonamission

Localizado bem no centro da cidade, o Odette’s é recomendado para qualquer refeição do dia, seja ela café da manhã, almoço ou jantar. O menu do local é sazonal, focado nos alimentos vindos da produção local. Um dos diferenciais dos pratos deles é o toque de especiarias africanas e árabes.

Para as refeições maiores, você pode optar por um prato para dividir com alguém ou aqueles em porções menores. Há opções tanto para vegetarianos como também para quem come carne. Caso você queira dar uma olhadinha no menu, é só clicar aqui. 

Culprit

Foto: Divulgação

Vocês sabem que eu amo restaurantes com ambiente moderno e descontraído, e o Culprit é exatamente assim. Com tijolinhos aparentes e decoração baseada em madeira e preto, o local é perfeito para quem valoriza não só a comida como também o espaço onde ela será degustada.

Muitas pessoas dizem que eles servem uma das melhores carnes de pato de Auckland. Então, se você curte esse tipo de prato, vale a pena provar. Os menus do almoço e do jantar são diferentes, por isso você consegue ter diferentes experiências dependendo do horário que for.  

Chuffed

Foto: Divulgação

Por último, mas não menos importante, o Chuffed. Ele é uma mistura de café com restaurante, por isso você irá encontrar pratos mais leves em meio a outros mais completos. Os sanduíches são ótimos para quem está buscando algo rápido para comer ou até mesmo levar para viagem.

Se você não come carne e não encontrou um restaurante com comida vegetariana pela região, também vale dar um pulinho no café. Um dos pratos que faz parte do cardápio no horário do almoço é uma salada com diferentes verduras, avocado, tomatinhos e um molho especial para elevar o sabor.

***

Para ver como foi a experiência do nosso primeiro dia em Auckland, é só assistir ao vlog que já está disponível lá no nosso canal! Ah, e se deixei algum restaurante incrível de fora da lista, comente por aqui 😉