Não é novidade para ninguém que Portugal produz bons vinhos. Para quem gosta da bebida, apreciar um bom vinho nas terras portuguesas acaba sendo uma experiência inesquecível. Como o Vale do Douro é uma das regiões que mais produzem a bebida no país, muitas pessoas adicionam o destino ao roteiro para visitar as quintas e a plantação das vinhas.

Além disso, essa parte de Portugal possui algumas das vinícolas mais antigas e bonitas do mundo – são paisagens realmente encantadoras. Para não fazer os passeios com pressa e aproveitar ao máximo o que o Douro tem a oferecer, tente ficar pelo menos dois dias por lá. Um bom hotel torna a viagem ainda mais incrível, então vou compartilhar com vocês os melhores da região! Depois, é só escolher qual o seu preferido e já garantir a reserva 😉

Six Senses

Foto: @julien.lestrade

O Six Senses é um dos hotéis mais famosos do Douro. Ele é um hotel 5 estrelas e super luxuoso, perfeito para quem está em busca de uma acomodação tranquila e com uma localização maravilhosa. Ele ocupa uma quinta do século XIX, renovada e transformada para receber os hóspedes da melhor forma possível.

Um dos principais atrativos dele são os serviços dentro do próprio hotel. Eles contam com spa, restaurantes, ótimas piscinas e até mesmo uma horta orgânica. Ah, entre os tratamentos no spa, alguns deles têm como base a uva e o vinho. Vale a pena a estadia caso você pense em aproveitar esses serviços.

Douro Royal

Foto: @nocedanielle

O hotel que eu e o Paulo nos hospedamos foi o Douro Royal Valley. Uma das coisas que mais gostamos nele foi a piscina com borda infinita que era simplesmente maravilhosa. Além de ser um lugar super agradável, a paisagem do Douro vista da piscina era dessas que te deixa suspirando, sabe?

Alguns dos quartos do hotel também possuem a vista para o vale, e o tamanho e conforto deles é ótimo. O restaurante também é muito bom, especializado em comidas tradicionalmente portuguesas e com pratos para todos os gostos!

Vintage House

Foto: Divulgação

Com uma decoração mais clássica e elegante, o Vintage House também está sempre entre as opções mais procuradas pelas pessoas que planejam visitar o Douro. O hotel conta com 50 quartos, sendo que todos eles são super espaçosos e confortáveis.

A parte externa do hotel também não desaponta: a piscina tem uma vista linda para o rio Douro, assim como boa parte das hospedagens dessa região. Os dois restaurantes do hotel também costumam ser elogiados, servindo principalmente pratos da culinária regional preparados com ingredientes locais.

Douro Scala

Foto: Divulgação via Booking

O Douro Scala é a mistura ideal entre moderno e antigo. O hotel fica dentro de uma construção do século XV, mas seu design é super moderno e contemporâneo. Ele conta com 42 quartos, mais a suíte presidencial. A decoração das acomodações é simples, mas elas não deixa o charme de lado.

O Museu do Douro fica a 20 minutos de carro e essa também é uma boa região para quem pretende fazer um passeio de barco pelo rio Douro. Se quiser ter uma experiência relaxante, não deixe de conhecer o spa do hotel!

Quinta de S. Bernardo

Foto: Divulgação

Quem vê a aparência rústica da parte externa da Quinta de S. Bernardo não espera um ambiente tão lindo e moderno ao conhecer as outras partes do local. O hotel fica localizado em Mesão Frio e, por trás de sua fachada antiga, ficam quartos e áreas internas super contemporâneos.

Por serem um hotel boutique, eles têm apenas 7 quartos disponíveis – 5 deles com vista para o rio Douro. A piscina deles, apesar de pequena, também tem borda infinita e a paisagem do Douro logo a frente. Outro atrativo do hotel para que curte conhecer um pouco sobre as plantações locais, é a horta orgânica. Eles convidam os hóspedes para conhecer a horta e explorar um pouco a agricultura local.

Delfim Douro

Foto: Divulgação

Outra opção um pouco mais simples, mas confortável e aconchegante é o Delfim Douro. Ele fica no topo de uma montanha, por isso tem uma vista panorâmica  incrível da região. O interior dos quartos tem uma aparência mais executiva, sem muitos itens de decoração diferentes, sabe? Ainda assim, não deixa de ser sem personalidade.

O terraço da cobertura, o jardim e a piscina do hotel são os espaços mais usados pelos hóspedes quando querem descansar um pouco e apreciar por alguns minutos o Douro. Ah, caso você pense em conhecer Lamego ou Peso da Régua, essa é uma boa localização.

Quinta do Vallado/Casa do Rio

Foto: Divulgação

Para quem curte hotéis mais tranquilos e um pouco afastados, a Quinta do Vallado é perfeita. Eles possuem somente 6 quartos, todos com vistas lindas para o Douro. A construção dele é feita principalmente por madeira e o local onde foi construído dá a impressão de que o hotel está “suspenso”.

A arquitetura é tão diferenciada que até mesmo recebeu um prémio de “Práticas Sustentáveis de Enoturismo” pelo Best of Wine Tourism de 2016. Os quartos dele também são uma graça, vale a pena dar uma olhada no Booking e já garantir sua reserva 😉

Douro 41

Foto: Divulgação

É difícil encontrar alguém que não goste de design minimalista, né? Eu sou apaixonada por esse estilo e acho lindo ambientes com essa pegada mais clean. Se você também curte esse tipo de proposta de decoração, irá amar ficar hospedado no Douro41.

O spa deles também é surreal. A piscina é interna e com uma vista maravilhosa para o rio Douro. O hotel também oferece alguns serviços de passeios bem interessantes, como tour de barco, caminhadas e até mesmo a rota do românico que é um passeio pelos monumentos desse estilo na região.

Quinta do Bosque

Foto: Divulgação via Booking

Caso você esteja em busca de uma opção mais barata, mas ainda sim em um ambiente lindo e super gostoso, já pode garantir sua reserva na Quinta do Bosque. Quando comparada com o Six Senses, por exemplo, a Quinta do Bosque é bem simples e sem ambientes muito luxuosos.

No entanto, isso não significa que seja uma boa opção. Pelo contrário, esse hotel é elogiado tanto pelo conforto como também pela sua localização, a mais ou menos 10 km de Lamego. A equipe do hotel é muito receptiva e vocês se sentirão muito bem acolhidos por lá 🙂

Quinta de Casaldronho

Foto: Divulgação

A Quinta de Casaldronho é um dos hotéis com melhor localização da região. Ele fica bem no centro do Douro e tem uma vista incrível para o rio e o vale de Peso da Régua. Ah, e se você tem curiosidade de conhecer uma oliveira, é só conhecer a plantação do hotel. Eles produzem o próprio azeite!

Todos os quartos são muito aconchegantes, mas caso você queira um espaço ainda mais diferente, reserve as suítes. Todas elas possuem vista panorâmica para o Douro. O restaurante deles também é incrível, promovendo os sabores do dia-a-dia em uma cozinha elegante e que trabalha com produtos locais.  

***

Já tem o seu hotel favorito? Se sim, me contem aqui! Não deixe de comentar outras opções de hospedagem caso vocês conheçam algum cantinho que acabei deixando de fora da lista 😉