A nossa viagem para Ilhabela no fim de 2016 foi bem diferente das que estamos acostumados a fazer. Nós fomos com um grupo bem grande, junto com os pais do Paulo e o pessoal da produtora. Aliás, acho que praia tem tudo a ver com viagem de galera, né? Ilhabela é, definitivamente, um destino ótimo para ir com os amigos!

Existem diversas opções de passeios por lá e nós conseguimos fazer alguns, mesmo com o tempo nublado. Como o verão está chegando, e muita gente tem viagem marcada para lá, decidi compartilhar algumas dicas que fazem a diferença. 

Quando ir

Foto: Trilhas e Aventuras

Como praticamente todas as praias, a Ilha fica bem cheia na época de férias e em feriados  prolongados. Em consequência disso, as filas para a balsa também ficam enormes, então use o serviço Hora Marcada para não ter que esperar por muito tempo. Se você prefere ir nos lugares quando estão mais vazios, recomendo que vá entre maio e junho ou entre outubro e novembro. Mesmo não estando tão cheia, a Ilha nessas épocas tem o tempo mais estável!

Ah, não vá com a certeza de que não vai ter chuva nenhuma, ok? Nós fomos para lá em novembro e pegamos uns dias bem nublados, mas nada que impedisse nossos passeios 🙂

Hospedagem

Foto: Paulo Cuenca

Nós alugamos uma casa pelo Airbnb e adoramos o lugar. Aproveitamos bastante a piscina e a experiência foi ainda mais divertida por causa do pessoal. Para dar uma olhadinha na casa que ficamos é só clicar aqui.

Caso você queira ficar em um hotel ou pousada, a escolha depende da região. Caso opte por ficar no centro, saiba que as praias são mais movimentadas. Por outro lado, você estará muito bem localizado e talvez nem use o carro na maior parte dos dias. Mas, se você está procurando por um lugar mais tranquilo como a gente, recomendo que fique nas regiões mais afastadas do extremo norte e extremo sul.

Parque Estadual de Ilhabela

Foto: De 4×4 Por Aí

O Parque Estadual de Ilhabela é a porta de entrada para vários passeios, ou seja, a importância dele é enorme para a região. É muito pouco provável que você saia de Ilhabela sem ter passado por ele, juro! Dentro do parque você vai encontrar várias opções de trilha, cachoeiras, piscinas naturais e acesso à comunidades de caiçaras. Como vários passeios dependem da entrada no parque, é essencial saber o horário de funcionamento dele. No sentido de Castelhanos, o horário de entrada é das 8h até as 14h e com retorno das 15h às 16h.

Obs: é importante que você ligue para o parque com pelo menos 15 dias de antecedência para deixar marcada sua entrada no local. Alguns modelos de carro são proibidos, então, não deixe de perguntar se o seu é permitido lá dentro!  

Praias

Foto: Maremar

As praias de Ilhabela são incríveis e é até difícil dizer qual delas é a mais bonita. Vou falar para vocês as minhas preferidas, mas se tiverem tempo não deixem de explorar as outras. Fomos até a Praia de Castelhanos e fiquei apaixonada por lá. Para chegar até ela você precisa percorrer uma trilha com um carro 4×4 ou ir de lancha, como nós.

É nessa parte da lancha que entra nosso perrengue. Começou a chover e a ventar bem forte enquanto estávamos no mar, mas no final deu tudo certo. Para isso não acontecer com você, é melhor olhar a previsão do tempo antes, porque tenho certeza que o passeio em um dia sem chuva é muito mais gostoso e bonito 😉

A Praia do Curral é ótima para quem vai com crianças, porque ela tem mais barraquinhas de alimentos. Outras praias incríveis são as Perequê, Bonete e Viana. É bom se programar para dar tempo de conhecer vários lugares.

Repelente

Foto: Viagem e Turismo

Essa é uma das dicas mais importantes e que vão te salvar durante a viagem. Ilhabela é muito conhecida por ter vários pernilongos e, principalmente, borrachudos. Já imaginou o que acontece, certo? Acho praticamente impossível não levar pelo menos uma picada desses mosquitinhos, principalmente por causa da vegetação da região!

Para não levar tantas picadas, passe bastante repelente o dia todo. Mas tem uma maneira especial de evitar os borrachudos. Aprendi lá na Ilha a passar bastante óleo de amêndoa no corpo. O bichinho gruda no óleo e ai fica impossibilitado de te picar. Pode não ser 100% eficaz, mas já é alguma coisa, né?

Cachoeiras

Foto: Trilhegal

Ilhabela não possui só praias lindas, como também cachoeiras maravilhosas. É uma opção ótima para quem quiser sair um pouquinho da praia. Logo no primeiro dia, nós fomos na cachoeira de Paquetá e eu fiquei encantada pelo lugar. A vista era surpreendente e vale muito a pena fazer a trilha para chegar nela. Além dessa, algumas que também merecem a visita são a da Toca, do Veloso e do Gato. Ah, é melhor você ir direto com roupa de banho e uma mochila leve porque as trilhas são um pouco cansativas!

Esportes

Foto: Viagem e Turismo

Gosta de fazer esportes aquáticos e tentar coisas novas? Então você vai encontrar ainda mais diversão em Ilhabela! O Paulo, por exemplo, fez um mergulho e adorou a experiência. Você também pode fazer windsurf, kitesurf e outros esportes à vela. As opções são bem variadas e elas ficam espalhadas pela Ilha. 

Alimentação

Foto: Programa Adventure

Praia combina com refeições bem refrescantes e saborosas, e isso é o que não falta em Ilhabela. A comida de lá é deliciosa e a caipirinha é melhor ainda! Um dos meus restaurantes favoritos é o Viana, que tem uma casquinha de camarão deliciosa e super famosa pela região. A comida é um pouco cara, mas é, com toda certeza, uma das melhores da Ilha.

Sempre é bom tomar sorvete para se refrescar, mas lá açaí também é uma ótima escolha. Nós fomos em um lugar chamado Açaí da Ilha e comi um de paçoca e estava maravilhoso! Resumindo, vá preparado para comer bem e bastante 😉

Centro Histórico de Ilhabela

Foto: Paulo Cuenca

Nós não tivemos muita sorte em relação ao clima, já que os dias estavam bem nublados. Se isso também acontecer com você, uma boa maneira de se distrair e não ficar dentro da casa ou do hotel é conhecer a cidade. O centro histórico de Ilhabela é uma graça, com casinhas fofas e lojas com produtos artesanais. 

Eventos na cidade

Foto: Prefeitura Municipal de Ilhabela

Acontecem vários eventos náuticos em julho, por isso Ilhabela fica ainda mais agitada. Além de turistas, os competidores ficam espalhados pelas praias e deixam a região bem movimentada. Para quem curte música, também ocorre anualmente o festival de Jazz. Outros eventos bem conhecidos são o Festival do Camarão e a Semana de Cultura Caiçara.

Não deixe de ver quando cada um desses eventos irá acontecer! Assim você consegue escolher melhor os dias da viagem para evitar tumulto ou, quem sabe, aproveitar algo diferente além das belezas naturais do local.

***

Quem aí também não vê a hora de ir para praia? Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre a nossa viagem para lá é só assistir aos nossos vlogs 😉