Ainda pouco explorado pelos brasileiros, o Jalapão é um dos destinos mais lindos do nosso país. A riqueza natural dessa região é de tirar o fôlego, principalmente por causa da grandiosidade das paisagens. As dunas, cachoeiras e formações rochosas formam cenários simplesmente maravilhosos. As águas cristalinas e os fervedouros são outras duas características que irão te deixar apaixonado pelo local.

Esse tipo de viagem é mais voltada para o pessoal que curte ecoturismo, sabe? Ainda assim, se você quer fazer um passeio diferente, essa é uma ótima alternativa. A rusticidade e a simplicidade são o que tornam a experiência gostosa. É um passeio até mesmo um pouco parecido com Boipeba, porém com um pouco mais de aventura!

Se você está procurando um destino para relaxar e ficar mais próximo da natureza, já pode adicionar o Jalapão na sua wishlist de viagem. Para você aproveitar ao máximo a viagem, selecionei algumas dicas essenciais. Pode ter certeza que elas farão toda a diferença na hora do planejamento e também durante os passeios 😉

Como chegar

Foto: @kylo8

O Jalapão fica a aproximadamente 300 km de Palmas, ao leste do estado de Tocantins. A região é bem extensa, por isso é importante escolher quais são seus pontos de parada antes de ir. Por ser uma área mais afastada, a única forma de chegar lá é de carro. Nesse caso, você pode alugar um veículo em Palmas com direção a Ponte Alta ou para Mateiros. Ah, lembrando que isso depende da sua escolha de destino inicial!

As estradas do Jalapão são difíceis, por isso não deixe de alugar um carro 4×4. Caso contrário, você terá muitos problemas durante todo o trajeto (correndo o risco até mesmo de atolar).

Hospedagem

Foto: Divulgação

Não adianta ir atrás de hospedagens luxuosas no Jalapão! Como eu falei para vocês, a rusticidade é uma das principais características dessa viagem. Ou seja, as hospedagens são bem simples, mas não deixam de ser confortáveis. Para quem está aberto a novas experiências o acampamento Korubo é uma das opções mais diferentes.

Eles possuem várias tendas e instalações físicas, e o camping segue o estilo safari. Se você está procurando uma acomodação mais reservada, é melhor optar por alguma pousada, já que o acampamento é feito em grupo. A pousada Santa Helena é uma das mais procuradas por lá.

Quando ir

Foto: O Bom de Viajar

O Jalapão é aquele tipo de lugar que pode ser visitado em qualquer época do ano. A região é bem quente e a temperatura costuma sempre se manter por volta dos 30ºC. Ainda assim, se você quer fugir da chuva, é só evitar os meses de outubro a abril.

Outra vantagem de viajar no período da seca é que as estradas ficam menos escorregadias e o pôr-do-sol mais encantador ainda. Férias escolares e feriados prolongados também não costumam ser a época ideal, já que os lugares ficam muito cheios. Se você tiver uma agenda mais flexível, dê preferência para outros dias 😉

Culinária

Foto: Divulgação

Assim como tudo pelo Jalapão, a gastronomia da região também é bem simples e sem restaurantes sofisticados. No entanto, todos os pratos são super bem temperados e com aquele gostinho de comida caseira. Como não há muitas opções de lugares para comer, se planeje ao máximo para fazer seu roteiro de acordo com o local dos restaurantes. Dois dos mais conhecidos da região são o Fazenda Estrela e o Fervedouro do Rio do Sono!

O que levar na mala

Foto: @t_rampersad

Vá preparado para passar muito calor! Por mais que no inverno você sinta um friozinho durante a noite, o clima dessa região é sempre quente. O ideal para esse tipo de temperatura são roupas bem leves e confortáveis, principalmente considerando que você fará trilhas e caminhará bastante.

Dependendo da trilha, a calça é essencial para evitar possíveis machucados e picadas de insetos. Bolsa e casaco impermeável são sempre bem-vindos, principalmente por causa das cachoeiras ou então das chuvas. Não esqueça de levar protetor solar, boné e óculos de sol, ok?

Pontos turísticos

São tantas as opções de passeios pelo Jalapão que fica até mesmo difícil escolher quais entrarão para o roteiro. Alguns dos mais procurados pelos turistas são, sem dúvidas as cachoeiras. A Cachoeira da Velha e a do Formiga são as mais conhecidas. Ainda envolvendo água, os fervedouros são outros pontos imperdíveis. Entre os mais visitados estão o do Alecrim, do Buritizinho, da Glorinha e o Bela Vista!

Foto: @brunaserafiim

As Dunas do Jalapão também não podem ficar de fora da sua rota. A areia dourada, em contraste com o céu azul, forma um cenário digno de filme. Vale muito a pena ir para lá ao entardecer! O pôr-do-sol visto das dunas é maravilhoso e a experiência é inesquecível.

Foto: A. Duarte

Pôr-do-sol

Falando em pôr-do-sol, existem outros lugares de tirar o fôlego quando se trata de assistir ao entardecer. A Serra do Espírito Santo, por exemplo, é uma formação rochosa com uma vista incrível. O caminho é bem cansativo, mas prometo que você não irá se arrepender.

A Pedra Furada também é outro cantinho super especial do Jalapão. A subida para chegar nela é mais tranquila e a paisagem é tão linda quanto a da Serra. Os raios de sol passam pelos buracos da rocha e transformam a paisagem. É surreal!

Foto: @brunasantiago.rj

***

Ficaram com vontade de conhecer o Jalapão? Eu e o Paulo gostaríamos muito de ir para lá, tanto por ser um passeio diferente como também para ter um contato maior com a natureza. Ah, caso você goste desse tipo de viagem, outra alternativa maravilhosa é a Chapada dos Veadeiros!